22 março 2007

Câmara pondera repetir evento: I “Fórum das Associações”



Foram cerca de duas mil as pessoas que ao longo do passado fim-de-semana passaram pelo Centro de Negócios de Ourém para visitar a primeira edição do Fórum das Associações, um evento que a autarquia pondera repetir em 2008.
Na abertura do certame Vítor Frazão, vice-presidente da edilidade, referiu o peso do associativismo "num concelho que conta com cerca de 100 associações". Falando do papel da autarquia no movimento associativo, Frazão salientou "o papel no apoio de diversas iniciativas e a atribuição de subsídios anuais". Sobre este último ponto, o vice-presidente referiu "a criação e entrada em vigor, antes de 2008, de um regulamento de atribuição de apoios que premeie quem mais faz".
Deolinda Simões, também na abertura do evento, salientou "o voluntarismo e entrega altruísta das pessoas que se movimentam sem nada em troca".
Ao longo dos dois dias do certame, que incluiu concertos, passeios e provas desportivas, o destaque foi para um colóquio sobre «Fiscalidade nas Associações» e «Associações na hora» que, pelo carácter prático, atraiu diversos dirigentes associativos. Em debate estiveram as principais obrigações fiscais das associações e o esclarecimento de dúvidas dos dirigentes associativos.
Também a associação Auren esteve presente e apresentou um workshop sobre «Comunidade wireless em Ourém» Das muitas associações concelhias, fizeram-se representar, no Fórum, 48 que levaram um pouco de tudo ao Centro de Negócios, das bijutarias às bicicletas ou motorizadas, passando por desfiles, folclore, aviões, animais, etc. Razões por que o fórum não se limitou ao espaço do Centro de Negócios, tendo vindo para a rua, onde se realizaram passeios, torneios, desfiles, jogos tradicionais e até demonstração com ultra-leves a cargo do Pias Longas. A edição encerrou com um desfile de moda em «fatos recicláveis e não faltou a música, a cargo dos ranchos folclóricos e dos «Amigos da Farra».

Sem comentários: