29 março 2007

A contra proposta


O processo de reorganização dos agrupamentos de escolas do concelho de Ourém implica o redimensionamento dos agrupamentos de escola verticais de Freixianda, Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão e Ourém. O agrupamento de Ourém, com sede na Escola Básica Secundária 2,3 de Ourém alterará a tipologia e passará a integrar o agrupamento de Fátima (horizontal), o Ajefátima, bem como duas escolas do Agrupamento Oureana.
Com esta proposta da DREL, cinco escolas básicas que já pertenciam ao agrupamento Dr. Manuel Lopes Formigão passem a integrar o de Freixianda. Uma escola do agrupamento Conde de Ourém, duas do Acácio de Paiva e duas do Oureana passariam a integrar o Agrupamento cónego Dr. Manuel Lopes Formigão enquanto que seis estabelecimentos de ensino do actual agrupamento de Paiva e quatro do Oureana passariam a integrar o Agrupamento Conde de Ourém.
Perante esta proposta, a autarquia remeteu uma proposta alternativa à DREL que “poderá ser aceite, apesar dos constrangimentos e contrariedades que, certamente, serão provocados em toma a comunidade”.
O documento foi enviado a 20 de Março, mas da parte da DREL ainda não houve qualquer resposta.
Quanto à proposta alternativa, ela define cinco Territórios Educativos: Freixianda, Caxarias, Ourém, Ourém – Conde de Ourém e Fátima.
O Território Educativo (TE) de Freixianda passaria assim a integrar os estabelecimentos de ensino das freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio, Casal dos Bernardos, Rio de Couros e Formigais.
O TE de Caxarias passaria a integrar os estabelecimentos de ensino de Caxarias, Urqueira, Espite, Seiça, Olival e Matas. Seria também criado um novo TE, com sede na Escola Secundária e que incluiria a EB1 de Ourém nº 1 e o Jardim Infantil de Ourém além das escolas desta freguesia.
O TE Conde de Ourém albergaria as freguesias de Alburitel, as escolas básicas de Alqueidão, Pinheiro e Vale Travesso de Nossa Senhora da Piedade e as escolas da freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias (excepto escola do Bairro), escolas de Gondemaria, Cercal e Atouguia (excepto Fontaínhas da Serra). Manter-se-ia o TE de Fátima com as escolas da freguesia de Fátima além dos estabelecimentos de ensino de Bairro e Fontainhas da Serra.
A autarquia refere ainda a possibilidade de criação de uma unidade autónoma, com 2º e 3º ciclos, que seria sede de Agrupamento a criar, na Secundária. Ao que o Notícias já apurou esta escola necessitaria de obras de adaptação de espaços, a realizar com carácter de “muita urgência”.

Sem comentários: