29 março 2007

GNR assume freguesia de Fátima a 16 de Abril

A esquadra de Fátima da Polícia de Segurança Pública encerra dia 16 de Abril. Ao que o Notícias de Ourém conseguiu apurar a transição da jurisdição da freguesia de Fátima da PSP para a GNR far-se-á ao longo deste dia. Assim, elementos da GNR deslocar-se-ão à esquadra de Polícia de Fátima e assumirão a responsabilidade da segurança de toda a freguesia de Fátima.
Os comerciantes de Fátima e o presidente da Câmara de Ourém criticaram hoje a prevista substituição da PSP pela GNR na cidade-santuário, sublinhando que a PSP já tem muita experiência na gestão de grandes peregrinações.
Para o presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Ourém (ACISO), Carlos Batista, a decisão de acabar com a PSP em Fátima é algo que “não se compreende”, até porque a cidade tem uma “importância nacional” que mereceria a manutenção desta força de segurança. “Não é lógica esta medida, nem tão pouco é compreensível”.
A tutela “garante que é uma melhor solução mas é sempre um risco desnecessário porque estamos a substituir uma coisa que estava a funcionar bem”, afirmou o líder da ACISO. Quanto ao trabalho dos militares da GNR, os comerciantes esperam que “cumpram bem a sua missão”, confiando que a passagem de testemunho seja “adequada e gradual”, para não prejudicar a segurança das populações.
A Câmara de Ourém lamenta a decisão do Ministério da Administração Interna, embora prometa colaborar com os militares da GNR que venham a ser destacados para Fátima. “Se fossemos nós a decidir, teríamos decidido de outra maneira”, mas “nesta fase não vale a pena chorar sobre o leite derramado”, afirmou David Catarino.
O autarca acredita que “vai haver todo o empenhamento” da GNR para garantir a segurança das populações e dos peregrinos, procurando “manter aquilo que de bom tem sido feito pela PSP” nos últimos anos. Na próxima peregrinação de Maio, será a GNR a responsável pelo ordenamento de trânsito e segurança na cidade.

Sem comentários: