É a terceira edição do Festival de música e dança de Ourém, e decorre ao longo do mês de Março. Pontos altos desta edição serão o espectáculo da CeDeCe - Companhia de dança contemporânea, a 23 de Março e o recital do tenor italiano Giovanni d’Amore, a 16 de Março.
Será a primeira vez que, em Ourém, uma companhia de dança profissional actuará. Antes do espectáculo, a escola de dança da Academia apresentará um mini-espectáculo. Quanto ao tenor italiano está a fazer uma tournée pelo país, para apresentar o seu novo trabalho. No espectáculo em Ourém apresentará variados temas e composições de estilos diferentes. O próprio Chorus Auris irá acompanhá-lo em dois temas.
Avelino Subtil manifesta a sua satisfação e agrado pelo facto de artistas profissionais e de renome terem-se disponibilizado a que grupos da AMBO mostrassem o seu trabalho nos espectáculos em que são vedetas de cartaz.
Propostas culturais
O programa mantém a mesma filosofia que é de procurar «de forma organizada que os grupos (da AMBO) se mostrem à população de Ourém». O festival serve também para «oferecer outras propostas culturais» ao concelho, salienta o presidente da Academia, Avelino Subtil.
Nesta terceira edição, o programa apresenta-se mais compactado, ao longo de três fins-de-semana. No último dia de Festambo, repetir-se-á o concerto de Reis que juntou a Banda de música do Loureiro e a Orquestra de sopros de Ourém numa actuação conjunta sob a regência do maestro José Pedro Figueiredo.
O festival, pensado de forma descentralizada irá ter uma iniciativa em Fátima, um concerto coral. Foi ainda pensada um concertp de música popular na Freixianda mas acabou por não se concretizar, revela Subtil defendendo que o objectivo do Festambo é «que se estenda a outros locais do concelho» para além da sede.
Música e dança
Durante o Festambo será comemorado o 25º aniversário da Orquestra Típica de Ourém. O momento será assinalado a 11 de Março, com a eucaristia às 15h, na Igreja paroquial de Nossa Senhora da Piedade. Segue-se o concerto festivo no cine-teatro com a participação dos antigos maestros. Haverá ainda uma pequena resenha histórica da vida da OTO, apresentada pelo grupo de teatro Apollo.
O Festambo tem um orçamento no valor de sete mil euros, sem contabilizar com os custos das salas e que conta com o apoio da autarquia e da paróquia de Fátima na cedência de instalações.
O seu objectivo, ainda que com despesas, enquanto associação sem fins lucrativos é «proporcionar ofertas culturais, de forma acessível, para que as pessoas não deixem de ir por causa do preço».
Numa iniciativa que visa o "estímulo e reconhecimento pela dedicação " dos executantes, cada um receberá um bilhete para assistir ao concerto musical e ao espectáculo de dança.
Apenas os espectáculos de Giovanni D’Amore e da CeDeCe - companhia de dança contemporânea serão pagos, sendo o custo do bilhete de cinco euros, no primeiro caso e de dois euros, no segundo. Um preço «simbólico» tendo em conta a qualidade dos espectáculos.
Os bilhetes estão à venda na sede da AMBO, da Ourearte ou ainda pelos telefones 249 544 510, 249 541 539 e pelo telemóvel 912 560 103.
A abertura do Festambo realiza-se a 10 de Março, pelas 21h30, na sede da AMBO.
Historial
A CeDeCe, é uma companhia de reportório, fundada em Abril de 1992 e dirigida artisticamente por Maria Bessa e António Rodrigues desde a sua fundação em Setúbal. É parte integrante do Centro de Artes de Espectáculo de Alcobaça e Óbidos desde Abril de 2004.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário