15 março 2007

Governador Civil ordenado Cavaleiro de Valáquia

Muito positiva. Foi desta forma que o Governador Civil de Santarém classificou a viagem à região de Dâmbovita, na Roménia. Durante os sete dias, foram assinados vários protocolos de cooperação e estabelecidas actividades de intercâmbio aos mais diversos níveis.
Acompanhado por representantes de entidades do distrito, Paulo Fonseca considerou que se deram pequenos passos de elevada importância para o aprofundar das relações institucionais entre Portugal e a Roménia. O acordo previsto e assinado entre os Institutos Politécnicos de Santarém e Tomar e a Universidade de Valáquia destina-se à troca de conhecimentos de natureza científica, através da organização de seminários e conferências. Prevê-se igualmente o intercâmbio de alunos e docentes a partir do programa Erasmus. A deslocação a Dâmbovita incluiu uma reunião entre o NERSANT – Núcleo Empresarial de Santarém e as Câmaras de Comércio regional e nacional, com vista à aproximação económica e comercial entre os dois países, bem como a partilha de ideias ao nível da protecção civil entre os responsáveis romenos e a Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém. Tal como agendado, Ferreira do Zêzere, Torres Novas e Atouguia, Ourém, assinaram protocolos de geminação com Moreni, Fieni e Vulcana, respectivamente. Esta visita permitiu alargar o âmbito dos objectivos desta cooperação luso-romena. Em nome dos Bispos de Santarém e de Leiria/Fátima, o Governador Civil convidou o Arcebispo de Dâmbovita, Dr. Ninou, para visitar a nossa região, tendo em vista a aproximação das Igrejas Católica e Ortodoxa.
Sob forte cobertura da comunicação social romena, Paulo Fonseca foi ainda ordenado Cavaleiro de Valáquia, uma homenagem de grande prestígio local atribuída, pela primeira vez, a um estrangeiro.
Dando continuidade a esta cooperação entre o distrito de Santarém e a região de Dâmbovita, está já prevista uma deslocação de uma comitiva romena no segundo semestre deste ano.

Sem comentários: