15 março 2007
Pais contam histórias na escola
"Viemos ouvir e ver coisas de encantar", dizia a professora aos miúdos enquanto lhes pedia silêncio. E a história lá começou a ser contada por um pai, José Vaz enquanto outro, Gabriel Lagarto munido de papel e marcador ia ilustrando a história que o parceiro ia contando.
Para a transformação da história, os meninos das quatro turmas do primeiro ciclo do ensino básico foram dando alguns palpites. Enquanto isso, noutra sala, os meninos do 3ºC ocupavam o tempo com a sua hora da leitura, na leitura silenciosa do livro "A pequena sereia". Depois de uma leitura individual de 25 minutos e em grupo, os alunos exploram o vocabulário utilizado nestas dez páginas. Desde que começaram a ler o livro, os alunos desta turma já fizeram desenhos e quadras sobre a história, um desses trabalhos encontra-se na biblioteca da escola do primeiro ciclo de ensino básico, nº1 de Ourém. Cada ano trabalha uma obra por trimestre.
Estes foram apenas dois momentos de uma semana inteira dedicada à leitura no Agrupamento Oureana, uma iniciativa inserida no plano do Ano nacional da leitura. Pais e mães partilharam um pouco do seu tempo e vieram contar uma história à turma dos filhos. Poemas, música, desenho completaram o resto da história bem como outros convidados, como o presidente da Junta ou o pároco.
A presidente do conselho executivo do agrupamento de escolas salienta que foi fácil conseguir que os pais viessem à escola contar uma história, tanto que entusiasmados pretendem voltar com outras iniciativas.
Tornou-se assim, "uma experiência muito gira, muito gratificante, também para os pais", refere Conceição Prata.
Com o apoio financeiro da Comissão do Plano nacional de Leitura a que a escola sede se candidatou foi possível adquirir 2 500 euros em livros, tendo beneficiado todo o agrupamento já que todas as escolas receberam livros, salientou ao Notícias de Ourém, a presidente do Agrupamento
O agrupamento lançou também o concurso olimpíadas de leitura em que participam alunos do 3º e 4ºciclo, para despertar o interesse pela leitura. Assim, por cada livro requisitado, o aluno preenche uma ficha correspondente e ganhará o MP3, quem mais livros tiver lido. O prémio será entregue durante a Semana Cultural que decorrerá em Maio, estando prevista a participação dos pais neste evento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário