15 março 2007

Um manto de esperança


Dezenas de pessoas do concelho juntaram-se a largas centenas que assistiram ao espectáculo "O manto do mundo", em Torres Novas.
O grupo Gen Verde constituído por 24 senhoras de 14 países, das quais uma portuguesa.
"O manto do mundo" percorre os caminhos da História, com um olhar de esperança na possibilidade de viver este amor (de fé) na terra. O confronto entre a fé a indiferença retrata também a difusão da espiritualidade dos focolares, no mundo inteiro, a partir de Chiara Lubich, a fundadora.
A força para a vida vem do Evangelho, abrindo espaços de paz, valorizando o que une para transformar, aos poucos, o mundo, envolto pelos valores da tolerância, da justiça, da solidariedade e da fraternidade se «cada um de nós, também acreditar naquele sonho».
Ao Notícias de Ourém, um dos elementos do grupo, Anna Conte, italiana, assinalou que este espectáculo visa ser uma «pequena gota» de esperança para que o «mundo seja diferente, seja de irmãos; que as pessoas se sintam verdadeiramente irmãs».
De diversas idades, o grau de satisfação dos que assistiram ao musical-mensagem era imenso.
Anna Conte sublinha essa diversidade de elementos: música, dança, palavras e de imagens. «Tudo faz o espectáculo, uma coisa ao serviço da outra para poder passar a mensagem», refere.
Mas, «primeiro devemos nós vivê-la, devemos sentir» para depois poder ajudar os outros a mudar e construir um mundo melhor.
E «a música contribui para criar este clima de família porque une».
Em tournée pelo país, o grupo percorre ainda Espanha regressando a Itália, em Maio. O último local desta digressão por Portugal onde será apresentado "O manto do mundo" será a 15 de Março, no pavilhão municipal de Loulé, pelas 21h15.
Para poder apreciar uma ínfima parte do espectáculo pode recorrer ao youtube. Um dos links é este http://www.youtube.com/watch?v=IuoTJ5ZQaHk
Para conhecer melhor o movimento dos focolares, clique em: www.focolares.org.pt

Sem comentários: