26 abril 2007

Agrupamento 977 de Ourém: 28 escuteiros cumprem promessa


Vinte e sete miúdos fizeram a sua promessa de escuteiro, no Agrupamento 977 de Ourém, a 21 de Abril. Pais, amigos, familiares e outros escuteiros associaram-se a este momento importante apadrinhando assim aqueles que receberam novos lenços: dez lobitos, nove exploradores e oito pioneiros.
Em público, oficializaram o seu compromisso para com o Escutismo e para com os outros.
Na homilia, o padre António Bento, responsável espiritual pelo agrupamento escuteiro expressou o seu desejo que cada um dos que fizeram promessa sinta o “chamamento de Deus” em viver “alegres e felizes”.
Depois da habitual “praxe”, à saída da Igreja paroquial, os escuteiros e familiares partilharam o jantar num momento de convívio e maior ligação entre todos.
Na noite anterior (na sexta-feira) os escuteiros do 977 estiveram reunidos numa vígilia de oração na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Piedade que antecede e prepara a cerimónia das promessas.
Nesta Vigília, chamada Velada de Armas são relembradas as Leis e Máximas do Lobito e os princípios e Leis do escuta. A Velada é sempre um tempo forte de reflexão sobre o assumir dos valores contidos na promessa. A vigília antecede esse grande acontecimento na vida pessoal do escuteiro e na vida do agrupamento.
Nos próximos dias 4 e 5 de Maio, o Agrupamento 977 de Ourém vai colaborar na recolha de bens alimentares nos supermercados LIdl e Intermarché de Ourém, uma iniciativa do Banco Alimentar contra a Fome que conta com o apoio da Sociedade São Vicente de Paulo, de Ourém.
No ano do centenário do escutismo, os escuteiros de Ourém estão a planear um agrupamento, no Verão, para assinalar a data. São 60, os escuteiros que compõem este agrupamento. Reúnem semanalmente, ao sábado, privilegiando os valores morais, a educação e cidadania bem como a amizade.

Sem comentários: