22 junho 2007

«Despertar para o Património»


Centenas de pessoas tiraram dúvidas ao longo das várias sessões de esclarecimento levadas a cabo pelas vigararias da diocese.
Os dois finalistas, Samuel Pereira e Joana Gândara, foram ao longo dos meses de Abril a Junho a cada uma das vigararias sensibilizar párocos, zeladores das Igrejas, Conselhos paroquiais e paroquianos em geral para os cuidados a ter com o património.
Em cada uma das sessões foram apresentados em PowerPoint vários exemplos de boas e más práticas em lidar com o património artístico religioso. Deram-se exemplos práticos para as formas de manuseamento e acondicionamento dos objectos litúrgicos, conselhos anti-furto, as consequenciais nefastas das plantas, flores e velas nos altares, os produtos de limpeza não prejudiciais às peças, etc.
Um projecto que superou as expectativas em termos de adesão a cada uma das sessões. Contabilizaram-se mais de três centenas de participantes, mostrando-se atentos e interessados, apresentando muitas dúvidas e reconhecendo que em muitos casos não estavam a proceder da melhor forma por mero desconhecimento.
O projecto "Despertar para o Património" foi levado a cabo pelo núcleo de estágio do curso de Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar .
"Espera-se agora que da teoria se passe à prática para que o projecto se realize por completo. Existe a consciência das dificuldades em modificar rotinas, hábitos e mentalidades, mas não custa tentar", salienta o director do museu, Gonçalo Cardoso.


Conferência Nacional de Educação Artística
O Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata, em Fátima, vai participar na Conferência Nacional de Educação Artística que se realiza de 29 e 31 de Outubro.
Este evento, da iniciativa dos ministros da Educação, da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, terá lugar na Casa da Música, no Porto, contemplará no seu programa sessões em regime de plenário, sessões de pequeno grupo, workshops, e uma mostra de actividades e projectos realizados por alunos dos diversos tipos de ensino e representativos das boas práticas existentes nas diversas zonas geográficas do país.

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