29 junho 2007

Eira recupera tradição em noite de São João


Dezenas centenas de pessoas juntaram-se na noite de São João para a tradicional fogueira, no Outeiro, em Boleiros. Além da sardinhada e convívio das pessoas que residem ali próximo, são alguns os que, através de amigos e conhecidos se juntam.
Este ano, foi inaugurada de forma simbólica, uma eira instalada num pequeno largo existente entre as três ruas.
A necessidade de um certo “arranjo paisagístico” daquele espaço era uma necessidade sentida por alguns moradores. Desde 2004, na fase final das obras do largo da capela que o assunto foi aflorado com o arquitecto responsável pelas obras. Assente a ideia da colocação de uma eira, foram desenvolvidos esforços no sentido de aquisição de um exemplar.
Em Janeiro de 2007, essa possibilidade ocorreu. Os moradores adquiriram a eira a um habitante de Boleiros e foi colocada, segundo o molde original, antes do São João, pois este ano esta Fogueira faz parte do programa de actividades do 4º centenário do culto a Santa Bárbara. Tudo foi conseguido “mercê da grande dedicação de alguns populares (profissionais de trabalhos em pedra) que deram a mão-de-obra para a sua implantação”, salienta Nuno Oliveira, um dos moradores.
Nesta obra de restauro, a Junta de Freguesia de Fátima comparticipou com alguns materiais e a EDP disponibilizou-se para a reimplantação de alguns postes e iluminação pública.
Entre os moradores decorre ainda uma subscrição para juntar a quantia devida pela aquisição da eira.

Rancho actuou
Ao som da marcha, os onze pares do recriado Rancho de Boleiros animaram a noite de São João. Os temas apresentados foram os que o original Rancho de Boleiros apresentou em Fevereiro de 1957 num cortejo na Paróquia de Fátima, nomeadamente “O Arquinho”, “Adeus, boa-tarde” e a “Marcha de Boleiros”, da autoria de João da Esperança, presente na assistência. À saída do grupo, foi ainda entoado o “Hino dos 400 anos” escrito para o aniversário dos 400 anos de culto a Santa Bárbara e apresentado publicamente em Agosto de 2006.
A ideia da apresentação (recriação) do Rancho de Boleiros foi decidida em Fevereiro de 2007, durante o convívio das Candeias após o visionamento de algumas fotos do rancho original. Uma decisão espontânea resultante do entusiasmo de algumas pessoas que logo ali começaram a formar os pares e a organizar essa recriação. Sucederam-se duas semanas de ensaios depois de estarem os temas gravados e os fatos (como os originais).
Sardinha assada, bebidas, uma bancada da “organização” dos 400 anos com produtos próprios, mesas colocadas à volta da eira e uma fogueira gigante para “queimar a velha” completaram a noite que, no futuro, manterá o seu cariz popular.

Sem comentários: