31 outubro 2008

Notícias de Ourém, 31 de Outubro de 2008


CEF tem bandeira verde

João Lotra, foi o cantor do Hino do ambiente, já outras vezes cantado na escola. Desta vez, serviu para comemorar o hastear da bandeira verde Eco-escola, a 25 de Novembro. A canção, com letra de Jorge Gonçalves fala do ambiente, das cores que são símbolo dos três tipos de reciclagem.
O Centro de Estudos de Fátima recebeu o galardão, referente ao trabalho desenvolvido ao longo do anterior ano lectivo, ao abrigo do projecto educativo subordinado ao tema Ambiente. Este programa, a nível internacional «pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental / Educação para a Sustentabilidade».



leia a notícia completa na edição impressa

Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém dá a conhecer projecto de sede




órdia de Fátima-Ourém está a comemorar o terceiro aniversário de vida. Na sessão solene realizada a 25 de Outubro, foi benzida uma nova viatura de transporte de utentes com plataforma elevatória para permitir que utentes em cadeira de rodas possam ser transportados também. A viatura custou 51 mil euros.
Foi ainda assinado um protocolo de serviços entre a Clinifátima e a Irmandade da Santa Casa. Segundo este acordo, os irmãos da Santa Casa beneficiam de um desconto de dez por cento do valor das consultas. Este acordo foi celebrado por dois anos. Entretanto está a ser ultimado o cartão de irmão, isto é, associado da Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém.



leia a notícia completa na edição impressa

Pais participam em acampamento



O Parque Aventura do Agroal foi o local escolhido pelo Agrupamento de Escuteiros da Ribeira do Fárrio para o seu ACAGRUPO (acampamento de todo o grupo).
Apesar de ser um pequeno Agrupamento, os seus 47 elementos trouxeram muita animação e colorido ao local.
O fim-de-semana iniciou-se na sexta-feira com a montagem das tendas, tarefa à qual se seguiram uma enorme série de jogos e actividades diurnas e nocturnas.




leia a notícia completa na edição impressa

Ourém celebra 90º aniversário da beatificação de D. Nuno

Ourém prepara-se para celebrar, ao longo de três dias, o nonagésimo aniversário da beatificação de D. Nuno Álvares Pereira, proeminente figura nacional –foi ele quem comandou as 6 mil tropas portuguesas contra as 30 mil castelhanas na batalha de Aljubarrota- e de importante destaque local, tendo sido 3º Conde de Ourém e figura histórica estimada na terra.
O programa das celebrações inicia-se a 6 de Novembro, com uma missa celebrada pelo meio-dia na Igreja Colegiada pelo vice-postulador Frei Francisco Rodrigues. Após a missa será apresentado o compromisso de honra da Real Confraria de S. Nuno Álvares Pereira, ao que se seguirá um almoço no Restaurante Medieval, organizado pela Real Confraria Enófila e Gastronómica Medieval.
Da parte da tarde, e a partir das 15 horas, terá início um programa de inaugurações, com o descerrar de uma lápide em memória às vítimas da guerra do Ultramar, no Monumento aos antigos combatentes, seguido da inauguração de uma exposição em honra do 3º conde de Ourém, na Galeria Municipal. Pelas 17 horas terá início a conferência intitulada "Vida e obra do beato Nuno de Santa Maria", na Igreja Colegiada
Dia 7, pelas 20h30 e no mesmo local, terá lugar uma conferência intitulada "D. Nuno Álvares Pereira – herói e santo", com o coronel Vítor Portugal dos Santos, director emérito do Museu Militar de Aljubarrota. Seguir-se-á um concerto pela Sociedade Filarmónica Oureense. Dia 8, pelas 14h30, terá início um passeio de automóveis antigos e, pelas 17h30, Carlos Evaristo, da Fundação Sócio Cultural Oureana, dará uma conferência intitulada "O culto internacional de D. Nuno". Às 19h30 a Quinta de S. Gens receberá uma gala/jantar a favor da Sociedade Filarmónica Oureense.

Do amassar ao bolinho no saquinho



De lenço ou chapéu na cabeça, avental colocado, os alunos da escola do primeiro ciclo do ensino básico da Atouguia meteram as mãos na massa e fizeram os bolos para o dia do bolinho. O alpendre do recreio da sala de aula foi transformado em cozinha ao livre. E ali, em dois alguidares foram sendo colocados os vários ingredientes. Com a ajuda das docentes e auxiliares, os meninos foram amassando a massa.



leia a notícia completa na edição impressa

‘Conquistar sorrisos’ no CRIF



Gonçalo foi um dos jovens utentes do Centro de Recuperação Infantil de Fátima (CRIF) que fez bolinhos para o Dia do bolinho, a 1 de Novembro. Nesta tarefa, os formandos do curso de ‘Copa’ tiveram a ajuda especial de um grupo de quatro colaboradores da empresa SimLis ao abrigo do projecto ‘Conquistar sorrisos’.
Enquanto os bolinhos estiveram no forno, o administrador da SimLis, Cláudio Jesus conheceu as diversas valências do CRIF bem como os trabalhos desenvolvidos por estes utentes. Catarina, umas das jovens explicou exactamente como foram feitas as sacas para o bolinho e recebeu um quadro de Dulce, com um desenho sobre a Etar de Fátima, fruto de uma visita efectuada ao local.



leia a notícia completa na edição impressa

Vitória valeu liderança

Esta deslocação aos Açores para defrontar o Operário – uma equipa que foi sempre difícil – era um teste para o Fátima e a vitória conseguida sobre o emblema comandado por Francisco Agatão foi importante não apenas pelos três pontos obtidos, mas também por catapultar a equipa fatimense para o comando da tabela classificativa.
Os açorianos entraram praticamente a ganhar, pois o golo de Ricardo Santos obtido logo ao minuto dois permitiu-lhes encarar o jogo com outra confiança. A passividade da defesa fatimense na abordagem ao lance deu azo a que o avançado do Operário aproveitasse e batesse Nené sem dificuldade. Mas a reacção da equipa fatimense não se fez esperar e o golo que Bruno Matias e Miguel Xavier não conseguiram no espaço de três minutos, Vasco Varão concretizou aos 16 minutos em lance com princípio, meio e fim. Uma jogada com triangulação perfeita entre Varão, Paez e Miguel, com o remate final do médio ofensivo para o golo da igualdade.


leia a notícia completa na edição impressa

Serviços Públicos Essenciais em discussão




«Serviços Públicos Essenciais» foi o tema de uma sessão de informação promovida pelo Gabinete de Informação Autárquica ao Consumidor, que teve lugar na passada quinta-feira à tarde, no Centro de Negócios de Ourém.
No primeiro painel, responsáveis da REN – Rede Energética Nacional, estabeleceu as diferenças entre esta e a EDP, visto que é comum confundirem-se as competências destas duas entidades. De forma simples, pode dizer-se que a EDP é a responsável pela distribuição de energia, enquanto à REN cabe o seu transporte. «A REN tem como missão garantir o fornecimento ininterrupto de electricidade natural e gás, ao menor custo», explicou Leonel Neves da REN.






leia a notícia completa na edição impressa

Luandino ganha prémio

O escritor Luandino Vieira venceu o Prémio Nacional de Cultura de Angola, em Literatura, no valor de 35.000 dólares.
José Vieira Mateus da Graça de seu nome civil, literariamente Luandino Vieira, o escritor nasceu a 4 de Maio de 1935, em Ourém, indo viver para Angola ainda criança. Actualmente, reside em Portugal.

Câmara inova na agenda cultural

as no país a incluir na sua agenda cultural as coordenadas geográficas dos locais onde se irão realizar eventos. A agenda cultural da autarquia deste mês já inclui essas coordenadas, esperando a autarquia alargar o leque de potenciais visitantes aos eventos que decorrem no concelho.
Em comunicado a autarquia explica a mecânica das coordenadas. É usado o Google Earth, uma ferramenta gratuita e disponível em português para descarregar na internet, e que permite localizar os locais onde os eventos irão decorrer. Extraem-se as coordenadas e qualquer interessado poderá inserir essas mesmas coordenadas no Google Earth para ver onde ficam localizados os locais onde se irão realizar os eventos. Essas coordenadas poderão ser directamente inseridas num GPS portátil, de modo a facilitar a navegação de automóvel até ao local. A medida, afirma ainda a autarquia, saiu a custo zero. "É uma medida simples, tanto quanto sabemos inovadora a nível nacional e que permitirá aumentar o número de pessoas em cada evento", conclui a autarquia na sua nota.
Gab. Imp. CMO

24 outubro 2008

Notícias de Ourém, 24 de Outubro de 2008


Crianças da Atouguia fazem apanha da azeitona

Com escadas, varas, baldes e sacos, os idosos foram chegando com todas as ferramentas necessárias para a apanha da azeitona, a 21 de Outubro, na escola da Atouguia. A meia dúzia de oliveiras foram varejadas, por idosos e alunos que se foram empoleirando nos ramos para melhor concretizar a tarefa.
Cá em baixo, um grupo apanhava a azeitona enquanto outro grupo segurava no pano de rede, impedindo que a azeitona caísse no chão.
Ana Lúcia, de 9 anos, já tinha apanhado azeitona no anterior ano lectivo. Este ano repetiu a experiência, agora no 4º ano, desta vez segura na rede enquanto que, no ano anterior apanhou o fruto da oliveira.


leia a notícia completa na edição impressa

Coração de Maria na luta contra a pobreza



Vestidos com t-shirts brancas, os alunos do Colégio do Sagrado Coração de Maria demonstraram a sua solidariedade para com aqueles que são pobres. No Dia mundial da Erradicação da pobreza, 17 de Outubro, os cerca de 500 alunos juntaram-se a milhões de pessoas, no mundo inteiro, na acção "Levanta-te e actua".
Além da recolha de alimentos para o Banco alimentar Leiria-Fátima durante a semana, no dia 17, os alunos juntaram-se no campo de jogos exterior ao Colégio e cantaram juntos "We are the world".



leia a notícia completa na edição impressa

Secundária em luta contra a pobreza



A Escola Secundária de Ourém assinalou o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza e Exclusão Social, 17 de Outubro, com um pequeno colóquio onde foram oradores Sérgio Pereira, da Comunidade Vida e Paz, que se fez acompanhar pelo Vicente, um utente da instituição e Carlos Maia, psicólogo e membro da equipa do Rendimento Social de Inserção no concelho de Ourém.



leia a notícia completa na edição impressa

Solidariedade: Marco Paulo canta pelo CRIF



Diz dele Herman José, que ficará para a história da música ligeira nacional, como um caso a estudar. Detentor de uma voz e afinação raras, o cantor é, na opinião do humorista, a maior estrela "pop" da música portuguesa do seu tempo.
Marco Paulo cantou e encantou o público em Fátima, no primeiro espectáculo que realizou nesta cidade. Durante duas horas de espectáculo aquele cantor, devoto de Nossa Senhora cantou temas do seu último álbum, mas também guardou espaço para duas músicas mais intimistas e de devoção como "Nossa Senhora".




leia a notícia completa na edição impressa

Casa do Povo de Fátima inaugura remodelações feitas na sede




Este ano lectivo, as instalações da Casa do Povo de Fátima servem de sala de aulas para alguns alunos da escola do primeiro ciclo do ensino básico. A sede da colectividade sofreu obras de remodelação para que fossem criadas condições para receber os mais pequenos já que foi assumido que a escola de Fátima, na estrada da Ortiga, não reunia as condições necessárias.
Ao pedido do presidente da Junta para encontrar um espaço, «logo lhe disse que sim, mas ao mesmo tempo, também, logo senti um certo constrangimento, por saber que talvez não tivéssemos as condições ideais para tão nobre missão», afirmou a presidente da direcção da Casa do Povo.
leia a notícia completa na edição impressa

Envelhecer com dignidade



«A casa é linda, está muito bem decorada, com muito bom gosto. Os donos são espectaculares, pessoas muito interessadas e o pessoal é excelente». Assim se refere à nova residência para seniores que acaba de abrir as portas, na Melroeira, a sua primeira utente, Teresa de Vasconcelos.
Esta senhora não esconde a sua satisfação e afirma que ali se sente apoiada numa altura em que já lhe era penoso viver sozinha, em casa, e, sobretudo, prover à sua própria alimentação.



leia a notícia completa na edição impressa

Porque «ler é mágico»



Promover nas crianças e seus familiares o prazer de Ler, envolvendo toda a Comunidade Educativa e várias instituições do meio em actividades diversas, é o grande objectivo do Projecto A Ler + que está a ser desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Ourém que promete trazer muitas actividades, envolvendo todos.
Na passada sexta-feira foi feita a apresentação deste projecto, no cine-teatro de Ourém.
A Ana, a Catarina e a Helena deram o mote de abertura do projecto com a interpretação do tema "Longe do Mundo", da banda sonora do filme "o Corcunda de Notre Dame", que é uma das histórias que poderá ser trabalhada ao longo do ano pelas turmas do ensino Pré-escolar ou do ensino Básico.



leia a notícia completa na edição impressa

17 outubro 2008

Notícias de Ourém, 17 de Outubro de 2008

Novo edifício dos Paços do Concelho passa para a Ambiourém

O prazo para apresentação de propostas para estabelecimento de uma parceria público-privada para construção do novo edifício dos Paços do Concelho terminou no dia 24 de Setembro sem que tenha surgido qualquer proposta. A crise no sistema financeiro, é apontado como a causa da falta de propostas.
Assim, a câmara, na reunião da passada segunda-feira, deliberou, por maioria, propor à Ambiourém a gestão do edifício.
Recorde-se que a recente alteração dos estatutos das empresas municipais, determinou que a Ambiourém tenha por objecto a gestão de serviços e equipamentos municipais.

leia a notícia completa na edição impressa

Piedade para a Ambiourém Neto volta à Câmara

Humberto Piedade vai deixar a vereação e passar a gerir a Ambiourém. Para isso, foi solicitado ao ministério da educação a cedência especial de trabalhador para o exercício destas funções em comissão de serviço. Até à autorização do ministério, o vereador «do norte» assume funções não remuneradas. Quando a autorização chegar, Humberto piedade deverá suspender o seu mandato autárquico.
Com a saída de Humberto Piedade da vereação, sobe «o senhor que se segue», ou seja, Armando Neto, que após um interregno de menos de um mandato, reassume a vereação.


leia a notícia completa na edição impressa

PSD a meio gás em Casal dos Bernardos

Longe do calor de outros tempos, com uma sala a meio gás, teve lugar, no sábado passado, um jantar de convívio do núcleo do PSD do norte do concelho, no salão paroquial de Casal dos Bernardos.
A apresentação dos oradores da noite esteve a cargo do presidente do núcleo, Humberto Piedade e o primeiro a usar da palavra foi o presidente da Junta de Freguesia de Casal dos Bernardos para fazer dois apontamentos. O primeiro apontando o dedo à oposição afirmando que aquele jantar não era nenhum teste à «máquina Laranja» como esta teria querido fazer entender. Até porque, garante, se assim fosse, «não estaríamos numa sala com 400 lugares mas sim numa com milhares». Mas, a isso, diz Sérgio Fernandes, «em breve terão a resposta».


leia a notícia completa na edição impressa

PSD a meio gás em Casal dos Bernardos

Longe do calor de outros tempos, com uma sala a meio gás, teve lugar, no sábado passado, um jantar de convívio do núcleo do PSD do norte do concelho, no salão paroquial de Casal dos Bernardos.
A apresentação dos oradores da noite esteve a cargo do presidente do núcleo, Humberto Piedade e o primeiro a usar da palavra foi o presidente da Junta de Freguesia de Casal dos Bernardos para fazer dois apontamentos. O primeiro apontando o dedo à oposição afirmando que aquele jantar não era nenhum teste à «máquina Laranja» como esta teria querido fazer entender. Até porque, garante, se assim fosse, «não estaríamos numa sala com 400 lugares mas sim numa com milhares». Mas, a isso, diz Sérgio Fernandes, «em breve terão a resposta».

«Nem toda a arte religiosa é sacra»

«Estamos a viver um momento alto de Fátima», afirmou o padre Joaquim Ventura, presidente da Fundação da Arca da Aliança, na abertura na exposição de arte sacra contemporânea. A mostra com várias obras de arte, pintura, escultura encontra-se patente na galeria de São Miguel e no átrio do Colégio de São Miguel.
Na abertura desta exposição que antecedeu o primeiro encontro nacional de artistas plásticos criadores de Arte sacra, o sacerdote e director do Colégio de São Miguel apontou o «apelo» que Fátima é «sendo lugar permanente de actualização da mensagem cristã, é apelo ao ‘belo’ que é Deus.
Aos artistas disse que «o mundo precisa de descobridores de caminhos para o belo». E lembrou ainda que a Igreja apoia estes artistas plásticos na tentativa de «dar um pouco mais de beleza ao mundo de hoje». A procura do belo «pode ser prenúncio para o caminho do belo que eleve e projecte esperança neste mundo triste».
Esta mostra apresenta 72 obras de 21 autores. João Luís Costa, coordenador da exposição salientou que houve a preocupação de «conseguir dos artistas que apresentem um testemunho de contemporaneidade».
O responsável pela galeria frisou ainda a preocupação de não expor obras que «de arte sacra não têm nada».
Ao longo dos 12 anos que a galeria de Arte sacra São Miguel está aberta ao público, já expuseram ali 50 artistas, de 12 nacionalidades.
O cónego João Marcos, um dos oradores do painel, defendeu que há uma «estética cristã assim como há uma doutrina cristã e uma moral cristã». Na manifestação da beleza, o homem descobre que Deus é bom. A partir daí chega a ver que Deus é a verdade, salienta.
«A arte sacra contemporânea está cheia de equívocos. Muitas vezes o que temos de arte sacra não o é, é arte religiosa. O artista não é um técnico, diz-se naquilo que faz», sublinha ainda o sacerdote do patriarcado de Lisboa.

Estatutos da nova entidade de turismo publicados

Foram publicados em Diário da República, de 13 de Outubro, os estatutos da Entidade regional do turismo do pólo de desenvolvimento turístico de Leiria-Fátima. Assim, a entidade regional de turismo do pólo de desenvolvimento turístico de Leiria -Fátima adopta a designação de Turismo de Leiria -Fátima e compreende o território abrangido pelos municípios de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós,




leia a notícia completa na edição impressa

Remunerações de responsáveis financeiros deviam ser revistas

A crise abre outras perspectivas aos cristãos, a de descobrir uma outra dimensão mais profunda, afirmou o bispo de Leiria-Fátima. As verdadeiras causas da crise residem segundo o prelado na actual crise de valores. Daí que o momento deva servir para levar os fiéis a pensar «nos nossos modos de vida», no «consumismo desenfreado».
António Marto salientou que os primeiros a sentir a crise são os «mais pobres». E por isso, o bispo pede a revisão do sistema de remuneração e gratificação dos dirigentes de instituições financeiras.
“Exige interrogar-se sobre as práticas especulativas que visam a rentabilidade máxima a curto prazo, rever os sistemas de remuneração e gratificação dos dirigentes de instituições financeiras, sobretudo, quando contribuíram para esta crise e que são verdadeiramente escandalosos, e que a economia desenvolva também um recurso mais razoável ao crédito”, disse.
«Hoje, mais do que nunca, sente-se a necessidade de um corajoso testemunho cristão para conservar uma fé robusta perante os perigos da indiferença ou da ignorância», afirmou o arcebispo de Vilnius, da Lituânia. O cardeal apontou a importância de os cristãos não ser «surdos à voz de Deus».
«O cristão não pode permanecer passivo, indiferente, mas deve empenhar-se na construção de um mundo mais justo e mais fraterno. Penso na nossa Europa, que esquece as suas raízes cristãs, onde se defendem ideias e mesmo ideologias contrárias ao direito natural, que não correspondem certamente ao desígnio do Criador», afirmou o cardeal que relembrou os 50 anos de comunismo no seu país. O cardeal lituano apresentou-se como «peregrino» e disse vir a Fátima pedir a protecção de Nossa Senhora, «não só para o meu povo mas para todo o mundo».

«Educação Fiscal» na Secundária


Entre os dias 6 e 10 de Outubro, esteve patente ao público na Escola Secundária de Ourém, uma exposição, da responsabilidade da Direcção Geral de Impostos, subordinada ao tema «Educação Fiscal».
Após vários meses de exposição em Lisboa, esta desloca-se agora pelo país, iniciando o seu périplo pelo distrito de Santarém e pela Secundária de Ourém.



leia a notícia completa na edição impressa

Breves

Festival de bandas
A 26 de Outubro realiza-se o XIX Festival de bandas civis do concelho de Ourém. O programa tem início às 15h com a concentração das bandas frente à Câmara municipal. Segue-se o desfile até ao cine-teatro onde decorrerá o espectáculo.
Em palco estarão as bandas Sociedade Filarmónica Oureense, Banda juvenil do município do Gavião, Associação Filarmónica 1º Dezembro cultural e artística vilarense Reis Prazeres, Sociedade filarmónica instrução e recreio familiar de Lameiras (Sintra) e a Orquestra de Sopros de Ourém.
A organização cabe este ano à Academia de Música Banda de Ourém. A entrada é livre.


Casa do Povo inaugura obras
A Casa do Povo de Fátima vai inaugurar as obras de remodelação, recentemente efectuadas, a 18 de Setembro, efectuadas com o apoio da Junta de Freguesia de Fátima. A cerimónia está marcada para as 17h, com a recepção de boas vindas. Pelas 17h30, realiza-se a inauguração, seguida de visita às instalações.


Classicourem festeja dois anos
O clube de carros antigos e motos de Ourém – Classicourem vai festejar o segundo aniversário de a 19 de Outubro.
Pelas 9h, tem início a concentração, no centro de negócios de Ourém. Segue-se um passeio até Fátima, para a participação na eucaristia dominical, na Igreja paroquial de Fátima. Segue-se a bênção dos veículos, pelo padre Rui Marto.
O almoço, porco no espeto, realiza-se na Quinta da Alcaidaria-mor . À tarde haverá rally mete-água além de animação e bolo de aniversário. Será ainda homenageado um piloto de motos do Sporting, dos anos 60, António Espírito Santo. São esperadas uma centena de pessoas, adianta a organização. Dois anos depois da fundação, o clube conta já conta com 120 sócios. Em 2010, haverá o encontro mundial de carros antigos, em Ourém.


Convívio nas Louçãs

Sardinhada, água pé, febras são petiscos que se podem encontrar a 18 de Outubro, no convívio nas Louçãs. A partir das 17h, junto ao recinto da escola antiga haverá comes e