27 março 2009

Posto de combustível do Inter já abriu


Já está aberto ao público o Posto de combustível do Intermarché. Desde a tarde desta sexta-feira, 27 de Março, que muitos automobilistas optaram por colocar combustível lá.
São menos 13 cêntimos em litro, nesta campanha de abertura. Assim, o gasóleo custa 0.819 euros por litro, a gasolina 95 octanas custa 1.048 euros por litro e a gasolina 98 octanas custa 1.077 euros por litro. O Posto de combustível está aberto das 9h às 21h.


leia tudo na edição impressa do dia 3 de Abril

Notícias de Ourém, 27 de Março de 2009


Freixianda: Lançada primeira pedra para Lar e Creche

Apoiado pelo Programa Pares – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, teve lugar, no passado sábado, na Freixianda, a bênção da primeira pedra do alargamento do Centro Social e Paroquial daquela freguesia, com vista à instalação das valências de Lar e Creche.
O custo total da obra é de 888.153,50 euros, sendo o financiamento do Estado de 533.962,00 euros.

Veolia premeia preocupação com recursos hídricos


A turma do 6º B da EB 2,3 da Freixianda do Agrupamento de Escolas da Freixianda é a vencedora do concurso sobre a água, promovido pela Veolia, empresa concessionária de águas de Ourém. A originalidade e a criatividade do trabalho foram salientadas durante a entrega do prémio, a 25 de Março. A turma vencedora ganhou uma Diciclopédia, uma visita ao reservatório da Cascalheira do Grilo. Todos os agregados familiares dos alunos desta turma vão receber 5m3 de água.


leia a notícia completa na edição impressa

Alunos de Fátima zelam por melhor ambiente


Os 231 alunos da Escola básica do primeiro ciclo de Moitas-Gaiola, Boleiros, Maxieira, Bairro, Fátima, Casa Velha e Moita Redonda bem como do Centro de Estudos de Fátima juntaram-se aos utentes do Centro de Recuperação Infantil de Fátima para festejar o Dia mundial da floresta.


leia a notícia completa na edição impressa

Histórias, jogos e ninhos



80 crianças e jovens de vários estabelecimentos de Ourém participaram no conjunto de actividades comemorativas do "Dia mundial da floresta", 21 de Março e "Dia mundial da água", 22 de Março, realizadas a 23 de Março, numa iniciativa promovida pela Quercus em parceria com a Câmara municipal de Ourém.


leia a notícia completa na edição impressa

Crianças plantam tílias



Jessica Rodrigues, 7 anos, tapava, afincadamente, a tília com a terra, com a ajuda de uma enxada. Uma tarefa que gostou de efectuar, a primeira vez, aliás, como confessou.
«Para o ano quero plantar mais». Mariana, 8 anos, também ajudou a plantar uma tília, pela primeira vez. Aliás, para a maioria dos meninos presentes, esta acção foi uma novidade. A alguns, foi o presidente da Junta que explicou qual a árvore plantada e qual a finalidade desta, como poder fazer chá das suas folhas.


leia a notícia completa na edição impressa

Freixianda já tem casa mortuária



Teve lugar, no sábado passado, a bênção da nova Casa Mortuária da Freixianda, proferida pelo pároco da freguesia.
O presidente da Junta de Freguesia começou por fazer os agradecimentos a quantos tornaram possível esta obra, em particular os funcionários da junta que, segundo Francisco Caetano, «trabalharam imenso para que esta obra se concretizasse». Uma obra difícil, explica, devido à falta de dinheiro que obrigou a que a mesma se desenrolasse por fases. E no final «ainda faltam três candeeiros» lamentou questionando o presidente da Câmara pela sua chegada.


leia a notícia completa na edição impressa

Freixianda já tem casa mortuária

CDS apresenta candidato a 4 de Abril



Diogo Castelino e Alvim é o candidato do CDS-PP à presidência da Câmara municipal de Ourém nas próximas autárquicas. A candidatura «Ourém, a tradição garante o futuro» vai ser apresentada a 4 de Abril, num jantar que decorrerá na Pousada Conde Ourém. A escolha do local para o jantar de apresentação é «emblemática», afirmou ao Notícias de Ourém o presidente da concelhia do CDS, Luís Filipe Silva Dias.



leia a notícia completa na edição impressa

Artigos dentro, até 13 de Maio

Até 13 de Maio, João Moura quer ver os artigos religiosos recolhidos dos passeios e locais públicos de Fátima. O vereador João Moura salienta que o artigo religioso na rua «não é bom para o turismo, nem para a imagem de Fátima».
Aos comerciantes aconselha a que «não persistam» e continuem a ter os artigos na rua. A autarquia – garante – tem sensibilidade para perceber que os artigos religiosos são uma actividade comercial complementar a Fátima e ao turismo, e «fazem sentido». Mas dentro das lojas.


leia a notícia completa na edição impressa

Tribunal com obras

O Ministério da Justiça abriu o concurso para a obra de remodelação total do tribunal de Ourém, num investimento de mais de um milhão de euros para a introdução de conjunto de melhorias a nível de acesso, eficiência energética e segurança, bem como uma nova sala de audiências, dando melhores condições para quem usa este edifício.
Esta obra deverá estar concluída antes do final deste ano e surge no seguimento de um investimento mais geral que o Ministério da Justiça está a fazer em todo o país. Este investimento, orçado em cerca de 149 milhões de euros, abrange 106 edifícios entre trabalhos de recuperação e construção.

«Unidos em defesa do (pouco) que (ainda) resta do comércio no centro da cidade de Ourém»

Os comerciantes do centro da cidade estão descontentes com o aumento «significativo dos parquímetros ». Fizeram circular um abaixo-assinado, divulgado pela ACISO, com mais de 169 assinaturas onde tomam posição face «às alterações que nesta zona efectivadas, e que, em nada, contribuíram para o desenvolvimento do comércio».

leia a notícia completa na edição impressa

20 março 2009

Notícias de Ourém, 20 de Março de 2009


João Lotra no «Uma canção para ti»

João Lotra, 11 anos, das Louçãs, será um dos 12 participantes do programa «Uma canção para ti» da TVI. A primeira gala é já dia 29 de Março, à noite, em directo.
Está «feliz» e com «algumas expectativas», diz ao Notícias de Ourém, a propósito desta participação. Diz não ter «cantor preferido» e «canto tudo», isto é, músicas de vários cantores e de vários estilos musicais. Algo que considera ser uma mais-valia.


leia a notícia completa na edição impressa

Reciclar está na moda



A imaginação deu o mote. De peças velhas surgiram fatos novos, que desfilaram na passerelle, a 14 de Março. Um desfile promovido por Florinda Marques que juntou 11 estilistas e costureiras, do concelho e não só, para mostrar o que se pode reutilizar de peças que já passaram de moda.


leia a notícia completa na edição impressa

«Vai ser complicado» dar a volta à crise



«Estamos em crise. Isto é uma trajectória dramática», a situação «não é sustentável». O diagnóstico negro foi feito pelo economista e deputado do PSD, Miguel Frasquilho, numa conferência, a 17 de Março, em Fátima.
Quando a crise passar, nunca antes de 2010, «não nos vamos iludir. Portugal vai continuar em crise». Frasquilho assinala que o país está em crise, já desde 1998. «Empobrecemos todos anos», disse na palestra «Da crise financeira à crise económica: impactos e soluções para a economia portuguesa».



leia a notícia completa na edição impressa

EPO de portas abertas

Depois do 9º ano, eis que muitas dúvidas surgem. É preciso estar informado e escolher a área de estudos que pode proporcionar o início de um futuro auspicioso. Na altura de escolher, importa ver quais as ofertas existentes.
A pensar nisso, a Escola Profissional de Ourém abriu as portas a 12 e 13 de Março. Dois dias sem aulas, para os alunos que a frequentam para que pudessem mostrar o que aprendem.


leia a notícia completa na edição impressa

Clinifátima apresenta plano de saúde para famílias



A Clinifátima disponibiliza um novo serviço de assistência médica dedicado às famílias. O novo produto destina-se a «famílias que não têm médico de família» e a outras que, por motivos vários, «não conseguem suportar os encargos de um seguro de saúde», assinala Domingos Neves.
O novo produto é «interessante, tendo em conta as coberturas», refere o director da Clinifátima. A diversidade de exames que englobam são outra das mais valias, realça o responsável.
leia a notícia completa na edição impressa

Comunidade do Médio Tejo com Ourém presente

Teve lugar na passada segunda-feira, 16 de Março, à tarde, a primeira reunião ordinária da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
A Ordem de Trabalhos era extensa mas a desorganização manifestou ser ainda maior e a maioria dos pontos acabaram por ficar adiados para reunião posterior. É que, os deputados desta Assembleia queixaram-se por não terem recebido a documentação preparatória da reunião.
Ainda antes da Ordem do Dia, alguns lamentos vieram da bancada social-democrata. O deputado Armando Fernandes, de Abrantes, lamentou que a Comunidade continue «ronceira» e dando mostras de apenas estar interessada «nas candidaturas aos fundos comunitários». O que leva aquele deputado a concluir que «as câmaras continuam cada uma per si» com as maiores «que podem, fazem» enquanto «as pequenos fazem cruzes na boca».

leia a notícia completa na edição impressa

Governador Civil recebe prémio



O Governador Civil de Santarém foi premiado como Personalidade SIG de 2008 pela empresa ESRI Portugal. A distinção foi entregue na passada semana, onde também esteve presente o Secretário de Estado da Protecção Civil.
No Encontro de Utilizadores de Informação Geográfica, Paulo Fonseca foi distinguido pela sua visão e percepção da importância e potencialidade dos Sistemas de Informação Geográfica, determinantes, segundo a ESRI, para a concretização do Sistema Integrados de Gestão de Emergências de Santarém (SIGES). Este projecto do Governo Civil foi igualmente premiado pelo seu carácter pioneiro e de inovação.



leia a notícia completa na edição impressa

Semana cultural na EBSO

Decorre, entre 23 e 27 de Março, na Escola Básica e Secundária de Ourém, a Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Ourém. Será uma semana recheada de colóquios, exposições, actividades lúdicas e desportivas, etc. Das inúmeras actividades a desenvolver destacam-se, entre outras: a visita dos alunos do 4º ano (Projecto Descobrir), as actividades desportivas (torneio de voleibol e andebol, descida de BTT, orientação e jogos tradicionais), os diversos colóquios nas áreas de História, Geografia e Economia, o ciclo de conferências "Ler Saramago" e as actividades de Ciências Experimentais. O culminar do programa terá lugar no dia 26, por se tratar do Dia Aberto e nele se concentrar o maior número de actividades, destacando-se a Colheita de Sangue, as finais dos jogos matemáticos, o fórum económico e social, a eleição da Miss e do Mister EBSO, ateliers diversos, a Tea Party e a Feira do Inglês, num conjunto muito diversificado de actividades pedagógicas, lúdicas e desportivas.

Colisão mata motociclista

No sábado, 14 de Março, em Rio de Couros, um motociclista morreu na sequência de numa colisão com uma viatura ligeira, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém. A vítima mortal, de 28 anos, residia no lugar de Ramalheira, freguesia da Freixianda, concelho de Ourém, revelou a GNR.
Sérgio Mendes, de 28 anos, solteiro, era motorista de longo curso, e de acordo com um seu conhecido, na Freixianda, o pai também morreu, há já alguns anos, vítima de um acidente com um motociclo.

SIMLIS e CRIF comemoram Dia Mundial da Floresta

A empresa responsável pela Exploração e Gestão do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Lis, nos municípios da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém e Porto de Mós, vai dar continuidade ao projecto de Responsabilidade Social – "Conquistar Sorrisos" comemorando, no próximo dia 24 de Março, o Dia Mundial da Floresta, com actividades para os alunos do CRIF e para as escolas do 1º e 2º Ciclo da Freguesia de Fátima.
Com o objectivo de sensibilizar os mais novos para a necessidade de preservar os recursos
florestais autóctones da região, vão ser dinamizados workshops e ateliers alusivos aos recursos florestais e vai ainda ser feita uma plantação de um "bosquete" com 20 Azinheiras e 1 Pinheiro Manso.
De referir que esta iniciativa conta com a preciosa colaboração de várias entidades da região, nomeadamente a Câmara Municipal de Ourém, a Quercus, a Madeca, a EPO, a AFAC e os Bombeiros Voluntários de Fátima, entre outras.
Esta iniciativa insere-se no plano de actividades do referido projecto, que tem como objectivo principal proporcionar a aquisição de conhecimentos na área ambiental dos utentes desta instituição e ainda incutir, nos alunos e técnicos da instituição, um conjunto de boas práticas ambientais. No desenvolvimento deste projecto estão previstas diversas acções, tais como, acções de formação sobre a água, compostagem e separação dos RSU (Resíduos Sólidos
Urbanos), oficinas pedagógicas de reutilização de materiais, criação de uma horta biológica, entre outras actividades.
dia 24 de Março pelas 09.30h as comemorações do dia mundial da floresta junto às instalações do CRIF no Moimento em Fátima, em parceria com a SIMLIS. Várias actividades vão ser desenvolvidas que visam essencialmente sensibilizar os mais novos para a necessidade de preservação dos recursos florestais.

13 março 2009

Alburitel com novo Lar de Idosos

Foram inauguradas, no passado domingo, as instalações provisórias do lar da ACRA, em Alburitel.
As onze camas disponibilizadas estão já todas ocupadas, na sua maioria por utentes do Centro de Dia mas também por alguns que regressam à ACRA e uma senhora que virá pela
primeira vez usufruir das valências da Associação.



leia a notícia completa na edição impressa

Bombeiros fazem rastreio de saúde


Colesterol, diabetes, tensão arterial, foram estes os testes que 82 pessoas
realizaram no domingo, 8 de Março, à saída das missas celebradas na igreja
paroquial de Fátima. 13 bombeiros e bombeiras da Associação humanitária dos
bombeiros voluntários de Fátima mediram a tensão, retiraram uma gotinha
de sangue para analisar a propensão aos diabetes e ao colesterol.
leia a notícia completa na edição impressa

Campeonato nacional de orientação de BTT realiza-se no concelho


«Um mapa, uma bússola e um desafio sobre rodas» é este o lema de orientação em BTT cujo Campeonato nacional de Orientação em BTT de 2009 decorre de 1 a 3 de Maio em Ourém.
Em simultâneo decorrerá, o V Campeonato Ibérico de Orientação. Em 2008, o Campeonato nacional decorreu em Cantanhede e Águeda.
Serão três dias de grande adrenalina para os atletas e muita agitação para as gentes
das freguesias anfitriãs: Casal dos Bernardos e Ribeira do Fárrio. São esperados mais de 300 atletas nacionais e espanhóis para disputar os títulos, nas diferentes classes e escalões, de Campeão Nacional para as distâncias: Longa, Média, Sprint e o do Clube Campeão da
Estafeta. Em simultâneo também serão apurados os Campeões Ibéricos.



leia a notícia completa na edição impressa

Vida e obra Saramago

Integrado na Semana Cultural do Agrupamento
de Escolas Ourém, tem lugar no cine-teatro, de 23 a
26 de Março, uma iniciativa dedicada à vida e obra
de Saramago.
Programa
Dia 23
9h15 – Recepção aos participantes
9h30 – Sessão de abertura
10h00 – Conferência «Da palavra como barro
ao barro da palavra – Saramago e os extremos da
condição humana» por Carlos André
11h00 - Concerto/ Saxofone (Ourearte)
12h00 – Abertura da exposição
Dia 24
10h00 – apresentação do busto de Saramago
10h30 – Conferência – «Saramago, o escritor e o
seu tempo», por Dalila Mateus
11h30 – Leitura dramatizada de um conto, pelo
autor Paulo Nery
Dia 25
10h00 – Conferências - «José Saramago: topografias
da História», por Ana Paula Arnaut e «Levantado
do Chão: como se ergueu um prémio Nobel» pelo
jornalista Alberto Serra
14h30 – Sessão de poesia
21h00 - «Que farei com este livro?»- peça de teatro
pelo grupo Apollo e alunos do 12º ano
Dia 26
15h00 – Orquestra de Guitarras da Ourearte
interpreta poemas de Saramago
15h20 – Conferência - «Como ler Memorial do
Convento», por Regina Rocha
15h45 – Conversa informal à volta da vida e obra
de José Saramago, por Zeferino Coelho, José Carlos
Vasconcelos e Sérgio Ribeiro
17h15 – Sessão de encerramento com o Governador
Civil de Santarém
17h30 - Coro de alunos da Ourearte interpreta
José Saramago

Fados para bombeiros


A noite de Fados organizada pelo Lions Clube de Ourém, no passado sábado,
a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros de Ourém e na sede destes
registou sala cheia. Cerca de 220 pessoas quiseram estar presentes para assistir a uma noite
que prometia face aos nomes Fados para bombeiros em cartaz mas também, por certo, conscientes de que estavam a apoiar uma nobre causa.
Presentes estiveram também uma representação do Lions de Leiria, o Presidente da Câmara,
O Governador Civil de Santarém e elementos da direcção e comando da Associação Humanitária
dos Bombeiros de Ourém. Quem assistiu não saiu defraudado do espectáculo
dado por Deolinda Bernardo, Ana Lains, Manuel da Câmara e D. Vicente da
Câmara. Jantar também agradou e foi seguido por caldo verde e chouriço no intervalo.

Lastavel acusado de homicídio qualificado

O suspeito do homicídio de António Figueira, dono do Intermarché de Ourém e presidente, em Portugal, do grupo «Os Mosqueteiros», em Agosto de 2008, vai responder pelo crime de
homicídio qualificado, revela o despacho de acusação que tem foi divulgado na imprensa
nacional, esta semana. Segundo o Ministério Público (MP), o arguido, o cidadão
francês Marc Lastavel, de 52 anos, combinou encontrar-se com António Figueira, no dia 30 de Agosto do ano passado, no apartamento que o dirigente de «Os Mosqueteiros» tinha na cidade de Leiria.


leia a notícia completa na edição impressa

06 março 2009

Tentativa de assalto em Fátima

Três pessoas tentaram assaltar uma viatura de transporte de valores e uma ourivesaria na cidade de Fátima, hoje, 6 de Março. Um tiro na porta e um tiro no ar assustaram as pessoas, não havendo qualquer vítima.
A Polícia Judiciária está a investigar o caso.

Turismo de Leiria-Fátima promove Encontro com Empresários do Sector do Turismo sobre a Requalificação de Empreendimentos Turísticos

Turismo de Leiria-Fátima promove Encontro com Empresários do Sector do Turismo sobre a Requalificação de Empreendimentos Turísticos

Na sequência da entrada em vigor do Decreto – Lei n.º 39/2008, de 7 de Março, que regula o Regime jurídico da instalação, exploração e funcionamento dos empreendimentos turísticos, o Turismo de Leiria-Fátima, em parceria com António Paquete – Economistas Associados, Lda., leva a efeito um Encontro com Empresários do Sector do Turismo sobre a Requalificação de Empreendimentos Turísticos, a realizar em Fátima e em Leiria.

Dirigido aos Proprietários(as) e/ou Directores(as) destes Estabelecimentos, bem como a todos os interessados na matéria, esta iniciativa pretende esclarecer os participantes sobre as alterações mais significativas ocorridas no actual diploma e os apoios disponíveis para eventuais intervenções.

Estão agendados dois encontros seguidos, um de manhã em Fátima, onde estarão presentes Proprietários e Directores de Estabelecimentos de Fátima e Ourém e outro à tarde, que contará com uma representação dos Empreendimentos Turísticos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Pombal e Porto de Mós.

A comunicação social poderá participar, à escolha, no Encontro a realizar em Fátima e/ou em Leiria. (ver programa)


Auditório do Hotel Cinquentenário
Rua Francisco Marto, 175 | FÁTIMA
11 de Março de 2009
*****************************
ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS DO SECTOR DO
TURISMO SOBRE A REQUALIFICAÇÃO DE
EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS
*************************************************
10H00
ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO
10H15
ABERTURA
10H30
TEMAS A ABORDAR
 NOVO REGIME JURÍDICO DOS EMPREENDIMENTOS TURISTICOS
 QREN
 PROTOCOLO TURISMO DE PORTUGAL / BANCA
 PME INVESTE III
 DECLARAÇÃO DE INTERESSE PARA O TURISMO
 CERTIFICAÇÃO PME
11H30
PERGUNTAS E RESPOSTAS
ORGANIZAÇÃO CONJUNTA:
 TURISMO DE LEIRIA-FÁTIMA
 ANTÓNIO PAQUETE – Economistas Associados, Lda.
COLABORAÇÃO:
 CÂMARAS MUNICIPAIS
INSCRIÇÕES GRATUITAS:
 Tel.: 244 848 771 | Fax: 244 848 779
 E-mail: anabelaribeiro@rt-leiriafatima.pt

Desta «a casa vem abaixo»

O processo arrasta-se há 15 anos pelos tribunais que, consecutivamente têm vindo a dar razão a Manuel Marto Guerra mas com as sentenças a serem, também consecutivamente, objecto de recurso por parte da Câmara Municipal de Ourém.
Trata-se do prédio na esquina da rua de Castela, cujos dois últimos pisos terão mesmo que ser demolidos na sequência de um acórdão recente do Tribunal da Relação de Coimbra.
Esta demolição foi determinada, pelos juízes desembargadores, por ter sido licenciado pela Câmara à margem do estipulado no RGEU - Regulamento Geral das Edificações Urbanas
Tudo começou em 1995, quando Manuel Marto e a esposa viram a sua casa ficar privada de sol, em virtude desta construção deste prédio.


leia a notícia completa na edição impressa

Prontidão testada



Cinco vítimas graves, transportados para os quatro hospitais da região são o balanço de um incêndio que deflagrou a 1 de Março, no Centro de deficientes profundos João Paulo II.
Ao som da sirene, pelas 10h30, partiu logo uma primeira equipa. Perante a gravidade da situação foram pedidos reforços. Tudo não passou de um exercício, mas a situação serviu para testar a prontidão das três corporações, se o caso fosse verdadeiro.
Neste simulacro participaram 128 soldados da paz (homens, mulheres, estagiários e cadetes) das corporações de Fátima, Caxarias e Ourém (com as secções de Freixianda e Espite) apoiados por 29 viaturas. O exercício acabaria por durar duas horas e serviu para testar as comunicações, a capacidade de resposta do posto de triagem em função dos diversos feridos, bem como os métodos diversos de salvamento.


leia a notícia completa na edição impressa

O «financiamento está caro e complicado»



Esta crise é «financeira é«de regulação» e não é só de «desproporção de activos entre créditos e imóveis», afirmou durante o jantar –conferência promovido pela ACISO . Ao longo dos últimos 15 anos, foram muitas as situações e coisas positivas, tendo em conta a bolha do sector imobiliário que «melhorou as condições de vida a milhões de pessoas». E muitos beneficiaram, sublinhou o administrador de empresas.
Esta crise é «civilizacional e de valores. É também de ética e de integridade nos negócios», defendeu o orador perante uma plateia de empresários do concelho, onde apontou o dedo às «fraudes monumentais » por detrás da crise dos E.U.A.



leia a notícia completa na edição impressa

IC9 a chegar a Ourém



Num momento em que o IC9 chega «às portas» do concelho de Ourém, José Sócrates esteve em Leiria, no passado dia 26 de Fevereiro para lançar a concessão Litoral Oeste. O primeiro-ministro, que se fez acompanhar do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, defendeu a importância do investimento público no país, considerando que «só o investimento público dá mais oportunidades de emprego". José Sócrates apontou ainda um estudo custo/benefício feito no âmbito desta concessão que revela que a «relação entre o investimento e o benefício é muito favorável ao benefício».



leia a notícia completa na edição impressa

Fátima vai ter casa-abrigo para vítimas de violência

Vai abrir no segundo semestre deste ano na freguesia de Fátima. Inexistência de uma estrutura de apoio no distrito de Santarém motivou a associação a dar uma resposta.
Este projecto nasce da constatação de que «existe um aumento de casos de violência sobre as mulheres», explica a presidente da Associação Centro de Dia da Freguesia de Fátima. Teresa França, que integra a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo do concelho de Ourém, percebeu que há, também, relatos, de situações de violência no seio familiar que atingem também crianças, adianta a Lusa.
«Vamos começar por arrendar uma moradia, em local da freguesia de Fátima que não vamos revelar», afirma Teresa França. O espaço terá capacidade para 15 utentes, número que será objecto de um protocolo a celebrar com o Centro Distrital de Segurança Social.
Destina-se não só a mulheres vítimas de violência, mas também aos seus filhos menores. A casa-abrigo vai funcionar como um centro de acolhimento temporário, prevendo-se uma estadia máxima dos utentes de seis meses.
«Durante esse período, espera-se que as mulheres organizem a sua vida, quer do ponto de vista psicológico e físico, mas também ao nível do emprego», refere a responsável. Se tal não for possível, a estadia prolongar-se-á. Em 2008, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apoiou 383 pessoas residentes no distrito de Santarém. Destas, 23 tinham morada no concelho de Ourém.

Laurinda Alves em Fátima

Laurinda Alves, a candidata ao Parlamento Europeu pelo MEP (Movimento Esperança Portugal) estará presente em Fátima a 11 de Março. A partir das 19h, no espaço Fatimae, a jornslista e cabeça de lista ao PE trocará ideias com os presentes, apresentado a sua candidatura. Para saber mais: o site do MEP www.mep.pt
O Blogue http://cronicasdecampanha.blogs.sapo.pt/
e http://laurindaalves.blogs.sapo.pt

Frasquilho em Fátima

A Comissão Política do PSD Ourém vai realizar um Colóquio–Debate aberto à população e empresários subordinado ao tema "A Crise Económica e Financeira e o seu Impacto em Portugal" tendo como convidado Miguel Frasquilho, reputado Economista, Deputado à Assembleia da República e Presidente da Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Esta iniciativa decorrerá no dia 17 de Março (terça-feira), pelas 21h, no Hotel Cinquentenário, em Fátima.

Frazão reconduzido no PSD

A concelhia do PSD de Ourém foi a eleições na passada sexta-feira, dia 27.
Votaram 108 dos 524 eleitores, tendo resultado, para a Comissão Política, 97 votos favoráveis à única lista concorrente, encabeçada por Vítor Frazão. Registaram-se ainda 9 votos brancos e 2 nulos.
Para a Assembleia, foram 98 os votos a favor, 10 brancos e não houve nulos.
MESA DA ASSEMBLEIA DE SECÇÃO
Presidente - Manuel Tavares Lopes
Vice-Presidente - Manuel Agostinho Silveiro
Secretário - Sérgio Francisco Reis Silva Gonçalves
COMISSÃO POLÍTICA DE SECÇÃO
Presidente - Vítor Manuel de Jesus Frazão
Vice-Presidente - Armando Ferreira Neto
Vice-Presidente - Luís Miguel M. G. C. Albuquerque
Tesoureiro - Orlando Sérgio Palmeiro C. Cavaco
Vogais: Natálio de Oliveira Reis; Humberto Lopes da Piedade; Luís Pereira de Oliveira; Ângela Maria Gaspar S. P. Marques; Manuel Xavier Teixeira Guerra; Nuno Gonçalo Pereira Antunes; Hélder Emanuel dos Reis Miguel; Elsa Liliana Alves do Carmo.
Suplentes: António José Macedo Peixoto; João Pereira Trezentos; Virgílio Antunes Dias; Madalena Marques Costa.

Helicóptero do INEM aterrou na rotunda de Carregueiros para transportar vítima para Lisboa


Uma mulher com 47 anos foi atropelada com gravidade, pelas 16h50, a 26 de Fevereiro. A vítima é comerciante, possuindo uma florista na Avenida Nuno Álvares, perto do lugar onde se deu o acidente.
Ao que tudo indica, na passagem de um lado para o outro da rua, acabou por ser colhida por um veículo e apanhada por um outro que seguia em sentido inverso.
leia a notícia completa na edição impressa

Detido com álcool

Um cidadão português, residente no concelho, de 37 anos, foi detido na sequência de uma Operação stop, a 28 de Fevereiro. Foi detido com uma TAS de 1,38 gr/litro de sangue tendo ficado inibido de conduzir durante três meses e ao pagamento de uma multa de 3.5 euros x 50 dias, o que se traduz em 175 euros.
Na operação que decorreu das 01h às 05h, de 28 de Fevereiro, foram fiscalizadas 65 viaturas. A PSP de Ourém elaborou ainda três autos de contra-ordenação por excesso de álcool: um por valor entre 0,5 e 0.8 gr/l e dois por acusarem uma taxa entre 0,8gr/l e 1,19gr/l. Foi ainda detectado um caso de uso indevido de luzes de nevoeiro (sem as condições climatéricas exigidas para tal) e quatro faltas de documentos. Nesta Operação estiveram mobilizados nove elementos da esquadra de Ourém.
A 2 de Março foi apresentada queixa por furto no interior de um veículo que se encontrava estacionado na rua Luís de Camões. Foi levado um auto-rádio, no valor de 450 euros, e uma carteira com documentos. O dono tem ainda de contabilizar o prejuízo referente ao valor da fechadura.
A Polícia de Segurança Pública de Ourém alerta as pessoas para não deixarem os documentos ou objectos de valor dentro dos veículos. A prevenção começa nas pessoas, lembra a PSP.

03 março 2009

Ourém tomou posse na ComInter do Médio Tejo




Sem qualquer informação à comunicação social, decorreu ontem, dia 2, a tomada de posse dos membros da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, na sede desta instituição no convento de S. Francisco, em Tomar.


Já com representantes de Ourém e sem a presença dos elementos de Mação, a Assembleia elegeu Miguel Relvas como presidente, Maria Isilda Aguincha como 1.ª secretária e Eduardo Mendes como 2.º secretário.A lista do PSD venceu com 24 votos enquanto a lista do PS, encabeçada por Rui Picciochi obteve 14 votos. Houve dois votos brancos e um nulo.A próxima assembleia tem lugar dia 16 de Março pelas 18 horas.


Os representantes de Ourém nesta assembleia são: Deolinda Simões, Ângeka Marques e Nelson Lopes, do PSD e António Gameiro e Avelino Subtil do PS.