18 abril 2008

Problemas técnicos

Caros leitores, anunciantes, amigos, colegas, empresas de comunicação e instituições
Por motivos técnicos, alheios à nossa vontade, encontramo-nos actualmente sem acesso aos habituais e-mails da redacção e do departamento de publicidade.
Por este motivo, pedimos que nos contactem pelo e-mail: noticias.ourem@gmail.com
Estamos a fazer os possíveis para resolver o problema, com a maior brevidade.
Gratos pela vossa compreensão,
Notícias de Ourém

Candidate-se a salvar uma vida

Uma situação de necessidade de alguém de Ourém despoletou uma colheita de sangue com vista à inscrição no registo português de dadores de medula óssea.

A recolha vai ter lugar entre as 9 e as 13h00 de domingo, dia 20 de Abril, nos Bombeiros de Ourém.

O Notícias de Ourém falou com uma médica do CEDACE - Registo Português de Dadores de Medula Óssea que explicou todo o processo que, na verdade é extremamente simples. Às pessoas são retirados apenas cinco mililitros de sangue, o equivalente a uma análise ficando inscritos num banco mundial de dadores de medula. Antes disso, porém, preenchem um inquérito para aferir das suas condições de saúde.

E pronto. Depois aguardam sendo que o mais provável, como nos refere a médica de Coimbra, é que nunca venham a ser chamados para ser dadores porque nós somos tão diferentes uns dos outros que é difícil encontrar pessoas compatíveis. No entanto, quanto maior for o número de dadores inscritos maior é a esperança de se salvarem vidas.

E caso surjam compatibilidades o processo, actualmente, também é simplificado para o dador. Antes da data de doação e durante quatro dias terá que levar uma injecção que vai libertar para o sangue, células da medula óssea. Depois, a dádiva é feita em sangue de onde os técnicos filtrarão as células da medula.

Em Ourém vai estar uma equipa de dois técnicos, uma médica e uma assistente social.

11 abril 2008

Notícias de Ourém, 11 de Abril de 2008

Jovens «criativas» apresentam trabalho


«Planeamento Urbanístico da Cidade de Ourém» foi o tema do debate organizado pelas jovens alunas da escola secundária na passada sexta-feira à noite que estão a participar num concurso da Universidade de Aveiro denominado «Cidades Criativas».
Para além de alunos e professores, o debate contou com a presença de pais e encarregados de educação e como convidados estiveram os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, os deputados Mário Albuquerque e António Gameiro, este último também em representação do Governador Civil, o ex-deputado à Assembleia da República e Parlamento Europeu, Sérgio Ribeiro e o docente da Universidade de Aveiro, responsável pelo concurso.


leia a notícia completa na edição impressa

Tribunal ampliado e com novo juízo


A informação foi hoje confirmada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, José Conde Rodrigues, numa visita ao Tribunal de Ourém. Até ao primeiro trimestre de 2009 o tribunal terá concluídas as obras de ampliação que o dotarão de mais uma sala de audiências e em Setembro de 2008 avançará o 3º juízo de competência genérica.
O Secretário de Estado reconheceu a necessidade urgente destas intervenções, até porque, conforme informação recolhida no local, o tribunal de Ourém «em termos de entradas, tem o dobro do conjunto do resto do círculo».


leia a notícia completa na edição impressa

Nas veias de uma guitarra


Os sons da guitarra portuguesa encheram o Cine-teatro muncipal de Ourém para ouvir Fernando Alvim e Ricardo Parreira. Um jovem talento ao lado de um grande senhor, com um grande currículo, de participações ao lado de nomes como Carlos Paredes, por exemplo.
Já os apelidaram de ‘decano dos guitarristas portugueses que acompanha o benjamin da guitarra portuguesa’. A 4 de Abril eles ofereceram ao público oureense umas “guitarradas”. Rosário Alvim, esposa de Fernando Alvim tocou com o marido, dois temas, neste espectáculo.


leia a notícia completa na edição impressa

“A vida” inspira alunos da Secundária


É o terceiro volume da série “Nós poetas” e revela a faceta poética dos alunos sobre “A vida”. Para além dos escritos, a obra integra ilustrações feitas por outros alunos, antigos alunos e pela primeira vez, os professores de Artes contribuíram com ilustrações suas.
São 43 poemas, igual número de ilustrações numa obra que conclui o ciclo “Uma aventura literária”, sucedendo a dois projectos, nos anteriores anos lectivos: “A Paz” e “A Liberdade”.

leia a notícia completa na edição impressa

Olímpico júnior em Ourém


A Escola Básica e Secundária de Ourém, através do departamento de Motricidade Humana (Grupo de Educação Física) em colaboração com o Agrupamento de Escolas Conde de Ourém promove o Torneio Olímpico júnior a 12 e 13 de Junho.
A iniciativa visa promover, junto dos jovens, oportunidades de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas curriculares de Educação Física, através de situações lúdico-desportivas em modalidades desportivas integrantes do programa curricular da disciplina de Educação Física do 3º Ciclo do Ensino Básico.


leia a notícia completa na edição impressa

Concelhia CDS demite-se em bloco

A concelhia do CDS de Ourém, até agora liderada pelo ex-secretário-geral Martim Borges de Freitas, demitiu-se em bloco, em protesto contra a visita de Paulo Portas ao concelho sem articular com a estrutura local.
Na visita, “estiveram cinco pessoas, incluindo o doutor Paulo Portas, o presidente da distrital e o secretário-geral” do partido, um sinal de que, “quando as coisas são feitas à revelia dos órgãos do partido e sem cumprir as regras internas acabam por correr mal”.
Martim Borges de Freitas contesta a opção tomada pelo líder do partido. “Acho estranho que em 365 dias que o ano tem, o doutor Paulo Portas escolha ir a Ourém no dia em que organizamos o almoço”, demonstrando “apoio ao presidente da distrital” do partido em Santarém, que anunciou a sua recandidatura ao cargo.
O almoço em que a concelhia oureense esteve presente foi de apoiantes de Ribeiro e Castro, em Leiria.
Num momento em que está aberto o prazo de novas candidaturas, a “direcção do partido e a secretaria-geral voltaram a tomar partido nas disputas internas”, acrescentou Martim Borges de Freitas que não falou numa possível recandidatura à concelhia de Ourém.

Santa Casa da Misericórdia Fátima - Ourém vai construir sede


A Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém vai construir a sua sede, de raiz, num espaço cedido pela União das Misericórdias Portuguesas, junto ao Centro João Paulo II. A decisão foi tomada no último sábado, na reunião das Misericórdias portuguesas que decorreu em Fátima.
Na reunião onde estavam presentes 450 provedores de todo o país, Vítor Frazão apresentou uma comunicação onde solicitava que fosse disponibilizado uma parte do terreno, doado em 1988, pela Junta de Freguesia à União das Misericórdias.


leia a notícia completa na edição impressa

2ª prova do campeonato de Down Hill Urbano

A zona histórica de Ourém acolhe, com muita adrenalina sobre duas rodas, a2ª Prova do Campeonato Nacional de Down Hill Urbano.
A ter lugar no próximo dia 12 de Abril de 2008, este evento espera contar com a participação de muitos concorrentes, espectadores e cobertura televisiva e de revistas da especialidade.
Para mais informações contactar a Divisão de Educação, Desporto eCultura da Câmara Municipal de Ourém | Tel.: 244 540 900 ouwww.downhillurbano.com.

Bombeiros peregrinam ao Santuário

Vinte mil pessoas participaram na terceira peregrinação dos bombeiros de Portugal a Fátima, a 6 de Abril, integrada nas comemorações Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros. O andor de Nossa Senhora foi transportado pelos soldados da paz de Fátima e foram os bombeiros que, no ofertório, entregaram o capacete, o machado, a agulheta e o kit de saúde ao presidente da celebração.


leia a notícia completa na edição impressa

Despiste causa um ferido


O despiste de um veículo ligeiro, de mecadorias, a 8 de Abril, provocou um ferido ligeiro. Trata-se do condutor, uma senhora, da área de Lisboa, e foi socorrida no local pelos Bombeiros de Ourém que acorreram com a viatura de desencarceramento e uma ambulância, e sete homens. Foi desencarcerada pelos soldados da paz oureenses que a conduziram, posteriormente, ao hospital de Tomar.
Manteve, ao longo do tempo a lucidez, tendo sido ela a telefonar aos bombeiros. Não conseguiu, no entanto, indicar com precisão o local, uma vez que não é da zona. Ao que tudo indica, o veículo embateu num poste de electricidade entrando em despiste, de seguida. A GNR ocorreu ao local para tomar conta da ocorrência.

Dois feridos em acidente em Fátima

Uma ambulância de transporte de doentes dos bombeiros de Fátima, uma viatura do Centro de Dia de Boleiros e um ligeiro colidiram segunda-feira, ficando os dois ocupantes do ligeiro feridos sem gravidade, docentes que se deslocavam em direcção a Ourém.
A colisão ocorreu às 8h55 numa estrada secundária, na Amoreira (Fátima). Nenhum dos ocupantes da ambulância ou da viatura do centro de dia ficou ferido. No local estiveram duas ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Fátima.

04 abril 2008

Notícias de Ourém, 4 de Abril de 2008

Governo recua na extinção da Região de Turismo

A Região de Turismo Leiria/Fátima (RTL/F) não vai ser extinta como chegou a ser avançado, aquando da sua apresentação, pelo Governo, em Dezembro último.
Tal extinção trouxe forte contestação na região já que, segundo a nova lei-quadro para o sector do Turismo, eram criadas cinco grandes regiões: Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Norte; e outras cinco regiões de desenvolvimento (Alqueva, Serra da Estrela, Oeste, Litoral Alentejano e Douro). Isto provocaria uma distribuição dos municípios da RTL/F em três áreas distintas, integrando Ourém/Fátima na região de Lisboa, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós no Centro, enquanto Alcobaça e Nazaré integram a Região Oeste.


leia a notícia completa na edição impressa

PROT pode trazer comboio para Fátima

No horizonte de 2020 o Oeste e Vale do Tejo será um dos territórios mais qualificados, atractivo e produtivos do país, combinando:
- excelência dos seus diversificados sistemas naturais e patrimoniais, paisagens e culturas;
- recursos humanos, científicos e organizacionais qualificados;
- reforçadas acessibilidades e conexões que lhe conferem uma nova centralidade nacional e relevância internacional;
- actividades industriais, centros logísticos e serviços com elevado grau de inovação, tecnologia e conhecimento;
- fixação de novos residentes e talentos, relevantes eventos culturais e de lazer e, ainda, elevado número de visitantes, assim propiciando um modelo de desenvolvimento sustentável, apreciada qualidade de vida, governabilidade consistente e coesão e tolerância sociais distintas.

Santuário e GNR assinam protocolo para uso de câmaras de videovigilância


As câmaras de vigilância no Santuário de Fátima estão, desde 27 de Março, ao serviço da Guarda Nacional Republicana. O protocolo assinado naquele dia vai permitir a utilização das imagens de videovigilância das câmaras existentes no recinto exterior do Santuário, desde o ano 2000. Na Capelinha e Basílica, não há câmaras.
O sistema tem estado desactivado e, a GNR vai apresentar uma candidatura à Comissão Nacional de Protecção de Dados, para permitir a utilização dos equipamentos. Sabe-se já que, o sistema ainda não será usado na próxima grande peregrinação internacional, a 13 de Maio, mas sê-lo-á a curto prazo.


leia a notícia completa na edição impressa

Virgílio Antunes, novo reitor do Santuário


O nome foi proposto pelo bispo de Leiria-Fátima, durante os trabalhos da Assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que decorreu em Fátima, até ontem, quinta-feira.
O padre Virgílio Antunes é actualmente director do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima. Ordenado em 1985 é, também, docente universitário, coordenador do Serviço para o Diaconado Permanente da Diocese e já ocupou o cargo de reitor do Seminário de Leiria. Sucede a monsenhor Luciano Guerra que esteve no cargo durante 35 anos. O novo reitor entrará em funções no início do próximo ano pastoral, em Setembro.
“Tudo tem o seu tempo”, foi a declaração proferida pelo padre Virgílio Antunes que não fez qualquer declaração enquanto o nome não foi apresentado oficialmente.
Desde que foram alterados os estatutos do Santuário, o nome do reitor terá de ter o acordo do episcopado português e a sua gestão tem o acompanhamento dos arcebispos de Braga e Évora e do patriarca de Lisboa.

Tributo a Fernando Alvim

Hoje, sexta-feira , 4 de Abril decorre um dos espectáculos deste FESTAMBO. Trata-se do concerto “Nas veias de uma guitarra - Tributo a Fernando Alvim. Às 21h30, no Cine-teatro municipal. A entrada custa cinco euros.

Descobrir o Alto Nabão

O núcleo do Ribatejo e Estremadura da Quercus promove uma saída de campo à zona do Alto Nabão, a 6 de Abril. A concentração dos participantes realiza-se às 9h, junto à sede da Quercus, na mata municipal. O passeio termina às 16h.
A visita vai permitir descobrir “algumas das nascentes desta região e conhecer a sua importância enquanto espaços de armazenamento de água”. Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer aspectos da paisagem, da fauna e da flora da zona, com especial destaque para as orquídeas. Para participar é conveniente levar comida, água, bem como vestuário e calçado prático. Mais informações junto da Quercus, pelo tel 249 544 500.

Bombeiros de Caxarias têm nova viatura ao serviço


Os soldados da paz de Caxarias possuem, desde a última semana, um veículo urbano de combate a incêndios, completamente equipado.
Oferecido por beneméritos e totalmente equipado por voluntários do corpo de bombeiros de Caxarias, o novo veículo vem colmatar uma grave lacuna há muito reclamada, aumentando assim a capacidade de resposta desta corporação no combate a incêndios urbanos e industriais”, explica o comandante Mário de Oliveira.


leia a notícia completa na edição impressa

Uma semana em cheio na Secundária de Ourém

Um grande agrupamento justifica uma grande semana cultural e é isso que está anunciado, durante a próxima semana, na escola secundária de Ourém onde decorre um vasto programa de actividades de e com os jovens mas também para toda a comunidade escolar e extra-escolar.
O dia aberto à população é quinta-feira, 10. Neste dia os alunos não têm aulas mas estão envolvidos em actividades diversas e as famílias são convidadas a ir à escola.


leia a notícia completa na edição impressa

Salv@natureza.pt


A presidente da Comissão executiva instaladora do Agrupamento de escolas Ourém, Isabel Batista salientou o seu “orgulho” bem como a importância do projecto que deu origem ao livro, três anos de “árduo trabalho e intenso”.
Uma edição só possível com o patrocínio de empresas locais. “É nesta base que a Escola deve continuar, abrir as portas” à sociedade civil que pode até ser parceiro, “de modo a dar continuidade a estes projectos importantes para a comunidade educativa”.


leia a notícia completa na edição impressa

“Vítores” comemoram 29º Aniversário

O Grupo Onomástico os Vítores comemora no próximo dia 13 (Domingo) o seu 29º Aniversário.
Os organizadores, que escolheram para palco das festividades, o restaur ante da “Quinta das Margaridas”, no Monte d’Arroteia - Torres Novas, esperam um evento à altura dos anteriores, que proporcionaram momentos inesquecíveis e onde imperou a franca confraternização.
Do convívio, extensivo à famílias (directas), consta, para além do tradicional almoço, uma tarde cultural com a participação da escola de Danças de Salão ACDR - Ribeira de Cima - Alcobertas.
Os “Vítores” interessados em participar, devem formalizar a sua inscrição até ao dia 10 de Abril para “Grupo Onomástico os Vítores” - Apartado 100 - 2001-902 Santarém.
Caso pretendam mais esclarecimentos sobre o assunto, estão disponíveis para o efeito os telefones: 243 351 868 / 243 351 999 /243 323 678 e 919 612 676.

Edifício da Câmara recuperado

A Câmara Municipal de Ourém decidiu avançar com a recuperação e conversão do edifício onde actualmente funcionam a maioria dos serviços camarários. As obras avançarão após a mudança para o novo edifício sede do concelho, que deverá decorrer em final Novembro deste ano. De acordo com a informação da autarquia, “o uso do edifício estará de acordo com o seu valor patrimonial”.
Assim, no piso térreo funcionará um espaço de mostra na antiga cadeia, onde se diz que os videntes de Fátima foram interrogados, um arquivo histórico, aberto ao público onde os documentos mais marcantes da história do concelho ficarão acessíveis e um posto de turismo, que complementará o existente na zona muralhada do Castelo. Um elevador neste piso tornará o edifício acessível. No piso superior do edifício uma sala polivalente ficará apta a recepções, exposições, sessões solenes ou a eventos semelhantes, apoiada por uma sala mais pequena, que poderá servir de arrumo a material usado na sala polivalente. Os dois pisos serão servidos por instalações sanitárias independentes. O projecto de recuperação ficará a cargo do Gabinete de Apoio Técnico.

Posição do PS
Para os vereadores socialistas, «a proposta de recuperação/adaptação do actual edifício dos Paços de Concelho é bem vinda e só peca por tardia». Porém «era nosso entendimento que, a construir-se o novo edifício, este deveria ser desde logo articulado com o existente, dada a sua localização» pelo que «a não observação deste procedimento vem acrescentar despesa e fragilizar as suas funcionalidades». Consideram ainda que «a falta de rigor no Planeamento interfere com uma obra pública que pelo seu simbolismo devia ser de referência, e mais uma vez a culpa é desta maioria PSD».

Câmara poupa na luz

A Câmara de Ourém, numa parceria com a EDP, procedeu à troca dos interruptores de iluminação pública nas cidades de Ourém e Fátima, substituindo as habituais células fotoeléctricas, que ligavam e desligavam os candeeiros consoante a intensidade da luz solar, por interruptores astronómicos. Os novos interruptores são independentes da luminosidade, regulando-se pela hora de nascer e pôr-do-sol, de forma a aproveitarem a iluminação residual que estes fenómenos astronómicos causam. Ligando a iluminação meia hora depois do pôr-do-sol e desligando-a meia hora antes da alvorada a Câmara prevê poupar nas duas cidades e por ano cerca de nove mil euros, o equivalente a 105 mil kw, o que, em termos ambientais, equivale a menos 78,3 toneladas de CO2 que serão libertadas para a atmosfera. Face a estas perspectivas, a Câmara estabeleceu uma parceria com a EDP que prevê a substituição de todos os interruptores tradicionais pelos astronómicos. A autarquia estima uma poupança de 45 mil euros, ou seja, 525kw, equivalentes à emissão anual de menos 391 toneladas de CO2.