30 novembro 2007

Notícias de Ourém, 30 de Novembro de 2007

Prédio na rua de Castela: Vai abaixo… ou talvez não

Depois de ter sido considerado nulo, pelos tribunais, o licenciamento camarário que deu origem a um prédio na Rua de Castela com cave, rés-do-chão e quatro pisos, a câmara recorreu da sentença alegando a existência de um plano de pormenor para o local que não punha em causa a existência do mesmo prédio.


leia a notícia completa na edição impressa

Novas superfícies comerciais

Nos últimos tempos muito se tem ouvido falar sobre a eventual abertura de novas superfícies comerciais quer em Ourém quer em Fátima. O NO quis saber, junto do presidente da Câmara, o que de facto existe de concreto sobre este assunto, até porque se muito se fala, muitas são também as críticas à autorização de criação das mesmas.


leia a notícia completa na edição impressa

Gameiro recandidato

O PS Ourém vai realizar eleições para a Comissão Política e Mesa da Assembleia Geral de Militantes hoje, dia 30.
O Presidente da Comissão Política cessante, António Gameiro, a recandidata-se à frente de uma lista única que, segundo os responsáveis do Partido, manifesta a «unidade.e em torno de um projecto comum, preconizado por militantes de vários quadrantes sociais, dotados de várias sensibilidades, conhecimentos e experiências».

Comissão Política Concelhia
António Gameiro
António R. Frias Faria
Avelino Subtil
Adelaide M.F.Pereira
Bruno Miguel Marques
Damaso Jesus Ferreira
Daniel Fonseca Reis
Edite L. Couto Leitão
Elias Dias da Silva
Fernando M. H. Pousada
Filipe André B. Gaspar
Francisca Sousa Santos
Garcia António Vieira
Hugo Miguel S.Ferraz
João Heitor
João Pedro R. Capucho
Joana Luísa A.Figueiredo
José Ferreira Vieira
José Manuel Alho
José Oliveira Fernandes
Leonilde C. Conceição
Luís Henriques Bento
Maria Conceição Pinto
Maria Jose C. Heitor
Maria Teresa F.Oliveira
Nuno Filipe Reis Baptista
Paulo A.H. Fonseca
Sofia Ferreira

Mesa da Assembleia Geral de Militantes
Presidente: João Heitor
1º Secretário: Conceição Pinto
2º Secretário Luís Bento
Vogal: Antonio Rafael Faria
Vogal: Nuno Baptista

Cidades com santuários organizam-se

Desde 1996 que as seis cidades com santuários, a saber: Fátima, Lourdes, Loreto, Altötting, Mariazell e Czestochowa vem estabelecendo intercâmbios. Trata-se contudo de um grupo informal e uma das decisões tomadas na última reunião ocorrida, nos dias 20 e 21 deste mês, na Alemanha, passa pela possibilidade legal de criação de uma entidade com um estatuto jurídico próprio que seja uma associação destas cidades.
Nesta reunião foi ainda entendido que estas cidades poderão desenvolver projectos comuns diversos. Um deles poderá passar pela criação de uma universidade europeia de estudos religiosos.

Entre a PSP e a GNR

A propósito da reestruturação das forças policiais, tem-se ouvido falar na possibilidade da PSP vir a sair de Ourém, ficando todo o concelho sob alçada da GNR. Sem que nada haja de oficial em relação a este assunto, a verdade é que o presidente da Câmara de Ourém até vê com «bons olhos» esta alternativa. Considera David Catarino «é necessário optimizar recursos e, de facto, a PSP, para tratar uma área de cerca 1,5 km2, tem 10 homens a mais do que a GNR para tratar do concelho todo à excepção de Fátima». Por isso acredita que «o que faz sentido para quem tem que decidir é optimizar os recursos e, sem dúvida nenhuma eu se tivéssemos só a GNR em Ourém. Com mais dez ou quinze homens, poupar-se-ía no cômputo total quinze homens e provavelmente a sede do concelho nada perderia».
Por isso a Câmara já pediu uma reunião ao secretário de Estado da Administração Interna para abordar esta problemática». Mas a reunião está pedida «há mais de três meses».

Misericórdias inauguram espaço de reflexão


É uma escultura de Nossa Senhora das Misericórdias apoiada por dois anjos que seguram o seu manto. De um lado do manto aberto, estão inscritas as sete obras espirituais e, do outro lado, as sete obras corporais. Em cima, a inscrição “Vinde benditos de Meu Pai”, Mt 25, 34-40.
A obra em bronze, com quatro metros de altura, ressalta no meio de dois moinhos, que ali se encontram. Da autoria do arquitecto João Sousa Araújo, o monumento convida o visitante a parar, estar, reflectir e meditar, num ambiente natural.


leia a notícia completa na edição impressa

Primeira de três conferências: Mota Tavares sugere recolha gastronómica

“Apelo às autoridades para que se faça um levantamento das sopas de Ourém”. O desafio foi feito pelo historiador e ensaísta Paulino Mota Tavares, durante a palestra sobre o tema «Pão e vinho sobre a mesa». À sugestão feita algumas vezes durante a noite, o chefe da Divisão Sócio-Cultural da autarquia assinalou que a edição de uma obra, sobre gastronomia do concelho, está prevista para 2008. O período em análise reporta do século XIX ao século XX e inclui um reportório sobre receitas, uma obra que está a ser preparada por Ana Saraiva.



leia a notícia completa na edição impressa

Natal no comércio local

À semelhança da iniciativa realizada o ano passado, a ACISO – Associação empresarial Ourém – Fátima vai levar a cabo o projecto de dinamização do comércio local – Natal 2007.
Assim, por cada 20 euros de compras em lojas do comércio tradicional e aderentes a esta campanha, o cliente receberá uma senha. Esta campanha decorre desde o dia 26 de Novembro e termina a 5 de Janeiro de 2008.
Posteriormente será realizado um sorteio, com todos os canhotos de senhas de forma a atribuir os prémios desta campanha.
A iniciativa é desenvolvida em colaboração com as Juntas de Freguesia de Fátima, Freixianda, e Nossa Senhora da Piedade.
A adesão dos estabelecimentos associados da ACISO a esta iniciativa é gratuita. Para mais informações e adesão de estabelecimentos, os interessados devem contactar o gabinete de apoio aos associados e dinamização empresarial através do telefone 249 540 220, fax 249 540 221 ou por e-mail hugo.ferraz@aciso.pt.

Corta mato ADES/CRIO

Realizou-se no passado dia 28 de Novembro, em Vilar dos Prazeres, o Corta Mato Distrital da Associação de Desporto Especial de Santarém (ADES), que contou com participação de 70 atletas dos diversos Centros de Apoio a pessoas com Deficiência. Este ano a organização coube ao Centro de Recuperação Infantil Ouriense (CRIO), membro da ADES, pelo que toda a logística da prova foi da responsabilidade dos técnicos e monitores desta Instituição.


leia a notícia completa na edição impressa

Governador civil entrega prémio fairplay

O governador civil do distrito de Santarém entregou à União Desportiva da Gondemaria o prémio Fairplay, a 25 de Novembro. O galardão instituído em parceria com a Associação de Futebol de Santarém (cujo representante, João Sousa, também esteve presente) premiou a equipa senior que, na época passada mais desportivismo revelou em campo.



leia a notícia completa na edição impressa

BREVES

Parada Natal
O camião Sic – Intermarché que distribui presentes a crianças de todo o país vai estar em Ourém, no próximo domingo, 2 de Dezembro. Será à tarde, a partir das 16h e conta com a presença de Liliana Campos.
Nesta acção, os Espadinhas, o Pai Natal e seus acompanhantes, vão recriar para os mais novos todo o imaginário de Natal.


lmoço dos antigos funcionários da Câmara
Um grupo de antigos funcionários da Câmara Municipal de Ourém promove um almoço convívio de Natal, a 14 de Dezembro. Todos os antigos funcionários e respectivas famílias são convidados a participar. As inscrições devem ser efectuadas até 10 de Dezembro pelos seguintes telemóveis: 917592885, 914024201 e 934571511.

Convite à população: NOITE DA DIFERENÇA

É a comunidade em geral, e os grupos sociais em particular que, de acordo com os valores por que se regem, definem os conteúdos educativos e de formação que pretendem incutir, quer se trate da generalidade das crianças e jovens, quer se trate da população com deficiência. A finalidade destes conteúdos está dependente dos valores e atitudes a que a sociedade vive referenciada, e qualquer política educativa e de formação é sempre resultado de múltiplas influências e interacções provenientes das influências ideológicas, sócio-culturais e económicas do meio em que se insere.
Neste pressuposto, e no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Deficiente, anualmente assinalado em 3 de Dezembro, as Instituições do Concelho de Ourém que têm como principal actividade o apoio à deficiência, vão promover um espectáculo aberto à comunidade, com entradas gratuitas.
Este espectáculo vai ter lugar no próximo dia 7 de Dezembro, pelas 20,30 horas, no Auditório Centro Pastoral Paulo VI em Fátima, e terá como intervenientes:
- O Grupo de Percussão Tocándar;
- Alunos/utentes do Centro João Paulo II - Valência Escola Educação Especial “Os Moinhos”;
- Alunos/utentes do Centro de Recuperação Infantil Ouriense;
- Alunos/utentes do Centro de Recuperação Infantil de Fátima;
- Utentes do Centro Social da Divina Previdência - Casa do Bom Samaritano;
- Utentes do Centro João Paulo II - Valência Lar.
Durante o espectáculo, serão apresentados alguns vídeos para dar a conhecer as diferentes actividades desenvolvidas em cada uma das Instituições referidas, procurando sensibilizar os presentes para a problemática da deficiência.
Assim, as Instituições promotoras deste evento convidam toda a população do concelho a estar presente, na perspectiva de um serão cheio de muita cor, muita alegria e muita paz, e na procura de que esta “Noite da Diferença” se constitua num fraterno enlace entre todos, e em mola impulsionadora para a sensibilização de um problema que a todos respeita.
Esperamos por si. E lembre-se que “A vida tem a cor com que você a pinta”.

23 novembro 2007

Notícias de Ourém, 23 de Novembro de 2007

Nacional de Enduro de volta


O nacional de Enduro deverá regressar a Ourém já no próximo mês de Fevereiro.
Após dois anos de interregno, a nova associação de desportos radicais «Natureza», candidatou-se à organização de uma prova de Enduro, integrada no campeonato nacional da modalidade.



leia a notícia completa na edição impressa

Mais dois livros sobre Ourém

3 de Novembro de 2007, o XXII almoço convívio do Poço que, mais uma vez, reuniu dezenas de amigos que partilharam e desenvolveram a amizade no espaço da Rua de Castela e limítrofes nos anos cinquenta e sessenta do século passado.
Para comemorar o acontecimento, foram produzidos e distribuídos mais dois livros sobre Ourém em edições de cinquenta exemplares.



leia a notícia completa na edição impressa

Banco Alimentar recolhe alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome vai realizar uma campanha de recolha de alimentos nas superfícies comerciais a 1 e 2 de Dezembro.
Também na diocese de Leiria-Fátima, nos concelhos de Ourém, Leiria, Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande e Ansião, em 34 supermercados essa recolha será efectuada.
Os alimentos recolhidos serão, posteriormente, distribuídos nas zonas de recolhas. Vão integrar um plano semestral, com distribuição mensal. Actualmente são distribuídas, mensalmente, 12 toneladas de alimentos, através de 51 IPSS que acolhem, cuidam ou assistem pessoas comprovadamente carenciadas, na região de Leiria.
Nesta campanha vão estar envolvidos mais de 500 voluntários nas lojas, armazém e transportes. O transporte é assegurado por viaturas cedidas por empresas e entidades, também identificadas.

Eirapedrense quer trabalhar


Decorreu mais um aniversário da A.D. C. Eirapedrense, apagaram-se vinte e duas velas à associação representativa do povo da Eira da Pedra. A cerimónia decorreu sábado passado com a presença de elevado número de sócios e amigos, assim como representantes da Câmara Municipal e Junta de Freguesia. Mais de uma centena de pessoas estiveram presentes na Missa – em intenção dos sócios falecidos – seguido de convívio pela tarde fora e baile ao som de acordeão durante o serão.



leia a notícia completa na edição impressa

Serviço de finanças de Fátima encerra a 2 de Dezembro

A partir de 2 de Dezembro, a delegação do Serviço de Finanças de Ourém em Fátima está encerrada. O serviço de finanças funcionava ao público, às segundas-feiras, das 9h às 12h30 e das 14h às 16h.
A medida foi tomada “depois de ponderados diferentes e significativos parâmetros de avaliação quanto à qualidade do serviço prestado aos utentes”.
O chefe de Finanças de Ourém, Carlos Humberto Gonçalves de Sousa adianta que foram tidos em conta “o número de dias de abertura autorizados, o reduzido tipo de serviços prestados, as limitações do espaço físico, o número de funcionários afectos, indisponibilidade no acesso às tecnologias da informação, bem como perante a impossibilidade de dar quitação em quaisquer pagamentos”.
Carlos Humberto refere ainda, na nota de imprensa a que o Notícias de Ourém teve acesso, que, para superar “as limitações até agora existentes”, o Serviço de Finanças e a Junta de Freguesia de Fátima estabeleceram uma parceria.
Assim,” irão desenvolver a criação de posto público de acesso ao site das Declarações Electrónicas da DGCI, com apoio na hora aos contribuintes”. Ficará, também, assegurada a recepção, “com toda a comodidade, das Declarações mod. 3 do IRS, durante o período habitual de entrega”, na sede da Junta de Freguesia.
Constitui também um objectivo essencial desta parceria “a supressão ou atenuação em grande medida, do tempo dispendido pelos contribuintes para cumprimento das suas obrigações fiscais, com recurso a meios de elevada fiabilidade e eficácia”.
No seu site, a Junta de Freguesia de Fátima refere que “está inteiramente disponível para colaborar com o Serviço de Finanças de Ourém, no que se refere à optimização e à modernização dos serviços de apoio à população”.

Vem aí a segunda meia maratona de teatro

Está aí a segunda meia maratona de teatro. A iniciativa é do Grupo de teatro Apollo, de Pêras Ruivas que promove dois dias non stop de teatro. O grupo apresenta também uma peça, em dois locais do concelho.
Vejamos, a partir das 15h18, de dia 1 de Dezembro e até ao final do dia seguinte vão passar pelo palco sete grupos de teatro e nove peças. O grupo anfitrião que, junta grupos do concelho e outros de municípios vizinhos, envolve mais dois grupos a apresentarem os seus trabalhos que na primeira edição.


leia a notícia completa impressa

Paragem de autocarro em Alburitel

Os moradores da Rua Álvaro Teles – Estrada Nacional 113, em Alburitel fizeram um abaixo-assinado, pedindo à Câmara uma paragem de autocarro ao quilómetro 34.
A Divisão de Estudos e Projectos da Câmara já elaborou o projecto que contempla gare para a recolha e saída de passageiros, fora da faixa de rodagem “por razões de segurança e tendo em conta os valores do tráfego médio diário da EN 113”.
A gare será pavimentada em betuminoso, delimitada por uma valeta em betão em substituição da existente “facultando deste modo a drenagem de águas e economia de custos”. O custo da obra é de 4.231,38 euros.

XII Encontro de empresários de Ourém

A ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima promove o XII Encontro de empresários em Ourém a 7 de Dezembro. O jantar-conferência realiza-se pelas 19h30, no complexo D. Nuno, em Boleiros.
Programa
19h30 – Recepção dos participantes; 20h30 – Jantar; 22h – Intervenção do presidente da ACISO, Carlos Batista; - Homenagem a associados e atribuição do galardão empresário(a)/empresa do ano; - Intervenção do presidente da Câmara de Ourém, David Catarino; - Intervenção do governador civil do distrito de Santarém, Paulo Fonseca; - Alocução de António Bagão Félix sobre “Trabalho do (de) futuro e responsabilidade da empresa”; 23h30 - Encerramento do encontro

Leiria-Fátima considera “inaceitável” mapa de turismo

A Região de Turismo de Leiria-Fátima está preocupada com o actual mapa de Turismo que implica a redução das actuais 19 regiões de turismo para apenas 5, estas correspondentes às circunscrições territoriais das designadas NUTS II.
A identidade que a Região diz conquistado internacionalmente, ao longo dos últimos 50 anos “corre o risco de desaparecer”. São “anos de trabalho, esforço e recursos públicos desperdiçados”, adianta em comunicado, a Comissão Regional da Região de Turismo Leiria/ Fátima.
A Comissão Regional, considera, “inaceitável o eventual desmembramento da área geográfica da Região de Turismo Leiria/Fátima e a sua total perda de identidade”. Os responsáveis da Região de Turismo entendem a necessidade de uma reestruturação do sector, aceitam a fusão com outras regiões numa “lógica de complementaridade do produto turístico, numa realidade em que os agentes regionais privados do sector se possam rever e não numa mera divisão politica/administrativa, sem que a regionalização nacional seja uma realidade”.
“É inquestionável a mais valia de Fátima enquanto “marca” potenciadora de toda a Região; é inquestionável a sua afirmação internacional, assim como o é o facto de toda esta Região estar dotada de um vasto património histórico e edificado, afirmado na presença de castelos, santuários, igrejas e na imponência dos Mosteiro de Alcobaça e da Batalha, ambos classificados como Património da Humanidade pela UNESCO”, refere ainda a Região de turismo.
O documento a ser enviado à Secretaria de Estado do Turismo refere ainda que, dos 10 produtos seleccionados,, ao abrigo do PENT, a Região de Turismo Leiria/Fátima pode afirmar as suas potencialidades no âmbito da Gastronomia e Vinhos, Touring Cultural e Paisagístico, Saúde e Bem Estar, Turismo de Natureza, Mice, City&Short Breaks, Turismo Náutico e Sol & Mar.

Acidente de trabalho em Ourém


Já sob o fecho desta edição, na quarta-feira, ao fim da tarde, ocorreu um acidente de trabalho nas obras de uma futura instituição bancária que vai abrir em Ourém, na Av. Nuno Alvares Pereira, junto aos semáforos do jardim municipal, provocando grande aparato no local.
Segundo informações recolhidas no local e junto do comandante dos bombeiros de Ourém desprendeu-se uma parte da cofragem que viria a atingir dois operários. Os dois homens foram conduzidos ao Hospital de Tomar. O NO contactou o hospital mas os feridos estavam sob observação pelo que não nos foi dada informação do seu estado, estando na altura ainda a fazer exames complementares de diagnóstico. Só após estes se poderá saber da gravidade da situação.
As causas são para já desconhecidas e só a inspecção feita pelo Ministério do Trabalho poderá apontá-las. Inspecção que deverá seguir de imediato, tendo a obra sido encerrada até à mesma.

Explorar o mundo subterrâneo em Alburitel


No cumprimento do seu plano de actividades, a Associação Sapiens realizou, no dia 18 de Novembro, mais uma das suas iniciativas.
Destinada a todas as pessoas interessadas em conhecer o mundo subterrâneo e as maravilhas que este encerra, foi feito um treino de cordas inicial, e depois explorada a Gruta da Lapa de Pedro Mouro, em Alburitel e localizadas mais algumas cavidades espeleológicas naquela zona do concelho de Ourém.


leia a notícia completa na edição impressa

19 novembro 2007

Notícias de Ourém, 16 de Novembro de 2007

Piedade em balanço


A meio do mandato, o NO conversou com o presidente da Junta de Freguesia de N. Sra. da Piedade, para fazer um balanço do trabalho desenvolvido e apontar as expectativas para a segunda metade.
Do encontro que mantivemos com José Vieira há duas notas dignas de registo. Pela primeira vez, em trabalhos do género, o presidente da Junta, em vez de falar connosco sozinho, faz questão de ter consigo alguns elementos da sua equipa, com pleno uso da palavra, o que atesta a cultura democrática de José Vieira. Por outro lado a constatação da capacidade organizativa do autarca que tem, na sede da Junta, dossiers de tudo aquilo que a Junta vai fazendo, de forma bem documentada, com fotografias do «antes, durante e depois». Um exemplo que não poderíamos deixar de referenciar.



leia a notícia completa na edição impressa

Festival da água-pé no Alqueidão

Para celebrar o S. Martinho, a Junta de Freguesia de N. Sra. da Piedade, em parceria com a União Desportiva e Cultural do Alqueidão organizaram, no passado domingo, o Festival da água-pé. Depois do almoço de convívio houve uma actuação da Academia de Música Banda de Ourém com as suas secções de Orquestra Juvenil da Escola de Música e Orquestra de Sopros, a que se seguiu uma castanhada.


leia a notícia completa na edição impressa

S. Martinho na Sandoeira

No passado domingo o Grupo Desportivo Sandoeirense comemorou o São Martinho.
O evento teve início ás 15 horas, com abertura de uma exposição de coleccionadores da nossa terra e nela foram expostas moedas, notas, canetas, carros, pedras, calendários, bordados, bijuteria, vespas antigas e porches, em miniatura



leia a noticia completa na edição impressa

Viabilidade de aeródromo em estudo


O aeródromo da Giesteira pode ser transformado e servir para o transporte de passageiros. É mais um passo para dotar Fátima de aviação comercial, nomeadamente voos ‘low cost’ (baixo custo), como já acontece com outras ‘rotas religiosas’ da Europa.
Este projecto avança agora com um grupo de trabalho embrionário constituído por várias entidades e associações: ACISO, Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria, Câmara Municipal de Ourém, Junta de Freguesia de Fátima e o proprietário da pista da Giesteira, Joaquim Clemente. Conta ainda com o apoio do ex-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Órfão, como coordenador dos trabalhos preparatórios do projecto em curso.

PIDDAC(zinho) para Ourém

pouco mais de um ano dávamos conta de alguma satisfação face às verbas inscritas em PIDDAC para o concelho de Ourém. Foram mais de dois milhões de euros que vieram para a estrada da Memória e ainda uma parcela mais pequena que se destinava a obras no tribunal que nunca chegaram, sequer, a iniciar-se. Apenas Santarém, Tomar e Benavente recebiam mais do que Ourém. Eis que Ourém regressa agora para o fundo da tabela com a singela verba de 6 220 euros. Ou seja, pouco mais de mil contos em moeda antiga. Tomar é o único município a manter-se na casa dos milhões: 2 451 125 euros. Seguem-se Vila Nova da Barquinha com 738 mil euros inscritos e Abrantes com 833 690 euros. Todos os outros concelhos do distrito obtiveram verbas bem abaixo dos 500 mil euros. Ourém é o antepenúltimo concelho apenas com Rio Maior atrás (5 369 euros) e Ferreira do Zêzere (4 988 euros).



leia a notícia completa na edição impressa

Distrital PSD: Cunha vence Moura

resultado eleitoral do passado dia 9 voltou a colocar Vasco Cunha à frente da distrital de Santarém do PSD. Uma luta renhida que se fez sentir em toda a sua força no concelho de Ourém com duas personalidades da terra a dividirem os votos. De um lado João Moura can-didatava-se à presidência da Comissão Política, mas o resultado não lhe foi favorável embora tenha tido o mérito de vencer em casa. Ou seja, em Ourém Moura arrancou 226 votos, contra os 174 obtidos por Cunha. Um resultado que não lhe bastou já que no cômputo final Cunha arrecada 973 votos, enquanto Moura se fica pelos 691.


leia a notícia completa na edição impressa

Louçãs: “Amor à terra” leva mulheres a associação


O “amor à terra” levou 12 mulheres a candidatar-se à direcção da colectividade das Louças, no acto eleitoral que decorrerá a 22 de Novembro.
O Centro recreativo e de convívio das Louçãs, que inclui também as localidades vizinhas na sua esfera de acção, não tem tido grande actividade nos últimos tempos. Alterar esta situação e organizar actividades que possam unir uma população de 200 pessoas é o grande objectivo.


leia a notícia completa na edição impressa

Providência contra mapa de turismo

A Câmara de Ourém pode vir a interpor uma providência cautelar caso avance a proposta da nova lei-quadro do Governo que prevê a divisão da Região de Turismo Leiria/Fátima (RTL/F), integrando o município de Ourém, a par de Alcobaça e Nazaré, na região de Lisboa, separando-os de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.
“Espero que não venha isso porque, poderemos ter de interpor uma providência cautelar contra um disparate desses”, afirmou aos jornalistas.
Um “disparate” que “não deve ser transportado para o concelho de Ourém”, salientou. A medida “é particularmente grave porque nos quer colocar de costas para o território com o qual nós interagimos”, referiu.
Catarino concorda com a proposta defendida pela RTL/F na Associação Nacional das Regiões de Turismo, que defende a fusão da RTL/F com as suas congéneres do Oeste, dos Templários (inclui Ourém/Fátima) e do Ribatejo.

16 novembro 2007

União Desportiva Pinheiro e Cabiçalva

Folclore, futsal e BTT são as três secções da União Desportiva Pinheiro e Cabiçalva com dinâmica. Com um historial de 26 anos, o folclore trouxe ao longo doa anos, o reconhecimento e a participação do coral em eventos, até mesmo além fronteiras. Os festivais bi-anuais, agora realizados trazem à memória os tempos em que o grupo organizava os festivais nacionais e internacionais. Hoje, mantém a sua actividade anual com uma dezena de deslocações aos vários pontos do país. São mais de 45, os elementos.



leia a notícia completa na edição impressa

Nova carrinha para transporte de crianças

“É uma mais valia para a instituição. Vamos transportar as crianças nas devidas condições”, afirmou o presidente da direcção da Casa da criança, no Valinho.
No último sábado, 10 de Novembro, a instituição apresentou oficialmente o mini-autocarro para o transporte das crianças. Ao todo são 88 as crianças entre os 3 e os 6 anos que frequentam a Casa da criança enquanto que 90 estão aos cuidados das amas.

Casa do Povo de Fátima: Presidente quer mais divulgação

Irene Reis foi eleita presidente da Casa do Povo de Fátima há cerca de ano e meio. Estando o folclore na base da sua fundação, a actual presidente não abdica de continuar a participar no “seu” Rancho Folclórico, onde mantém viva a chama da dança tradicional. Ao aceitar tomar em mãos os destinos desta colectividade, a presidente estava longe de imaginar as agruras em que tal pode consistir.

Feiras dos Pobres 2007

Estão abertas as inscrições para as Feiras dos Pobres, de 20 de Novembro a 7 de Dezembro.
As inscrições devem ser efectuadas na Secretaria do Notícias de Ourém, das 9h às 12h30 e das 14h30 às 18h.

Providência contra mapa de turismo

A Câmara de Ourém pode vir a interpor uma providência cautelar caso avance a proposta da nova lei-quadro do Governo que prevê a divisão da Região de Turismo Leiria/Fátima (RTL/F), integrando o município de Ourém, a par de Alcobaça e Nazaré, na região de Lisboa, separando-os de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.
“Espero que não venha isso porque, poderemos ter de interpor uma providência cautelar contra um disparate desses”, afirmou aos jornalistas.
Um “disparate” que “não deve ser transportado para o concelho de Ourém”, salientou. A medida “é particularmente grave porque nos quer colocar de costas para o território com o qual nós interagimos”, referiu.
Catarino concorda com a proposta defendida pela RTL/F na Associação Nacional das Regiões de Turismo, que defende a fusão da RTL/F com as suas congéneres do Oeste, dos Templários (inclui Ourém/Fátima) e do Ribatejo.

Eirapedrense festeja aniversário

O Grupo Desportivo e Cultural Eirapedrense comemora o XXII aniversário a 17 de Novembro.
Do programa faz parte o içar da bandeira, às 16h. Meia hora depois será celebrada a eucaristia comemorativa do aniversário. Pelas 18h, haverá um lanche e uma hora depois terá início o baile.

“Descoberta dos nascentes”

A Associação de Cicloturismo da Bestomontanha organiza o XV passeio de BTT “ Descoberta dos nascentes” a 2 de Dezembro.
O passeio tem início às 8h30 com a concentração junto à sede da associação. Meia hora depois será dada a partida. Pelas 12h está marcado o almoço em Besteiros, na sede da Bestomontanha.
Haverá reforço durante o passeio, lembranças para todos os participantes, além de troféus para o participante mais idoso e o mais novo, equipas mais distantes e também para as três equipas mais numerosas.
A inscrição tem um custo de 7 euros com almoço e cinco euros, sem almoço.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem contactar a organização através dos telemóveis 93 9335548 – Sérgio Graça; 916611284 – Orlando Vital; 967303426 – Paulo Gomes. Ou ainda pelo e-mail bestomontanha@hotmail.com.

09 novembro 2007

Notícias de Ourém, 9 de Novembro de 2007

O CRIO foi ao Sporting


Foi bem diferente a tarde do último domingo para alguns utentes do CRIO.
Diferença que adveio de uma deslocação a Lisboa, ao estádio de Alvalade para assistir ao jogo entre o Sporting e a Naval.
Se o jogo, só por si, já era motivo de euforia, a deslocação à capital não o foi menos.


leia a notícia completa na edição impressa

Moura apresenta-se oficialmente: «No interesse do concelho»

O candidato à distrital do PSD de Santarém, João Moura, fez a sua apresentação oficial no concelho, na passada sexta-feira, ao início da noite, no edifício da Junta de Freguesia de Matas.
Com a sala cheia e na presença, também de muitos dos presidentes de Juntas de freguesia concelhia, o primeiro a usar da palavra foi o mandatário distrital de Moura, o coruchense e empresário José Manuel Potier que afirmou estar ali em representação dos que sentem «esperança de que esta candidatura ande e alcance os objectivos» a que se propõe. Defende a importância da sua vitória tendo em vista os futuros actos eleitorais no país e fala da necessidade de alcançar uma «posição mais forte na Assembleia da República para que se possa pôr em ordem este governo».



leia a notícia completa na edição impressa

Fátima: Requalificação urbana já começou


Desde 5 de Novembro que estão a decorrer as obras de requalificação urbana da avenida D. José Alves Correia da Silva, na parte C, correspondente às ruas Papa João Paulo II e Cónego Dr. Manuel Formigão, em Fátima.
Para minorar o impacto na circulação viária e pedonal nestas duas ruas, foi desenvolvido um esquema de circulação alternativo, com mapa, depositado nas caixas do correio dos habitantes da cidade.

leia a notícia completa na edição impressa

Quercus denuncia abate de azinheiras: Fassalusa garante que cumpre procedimentos legais


A Quercus denuncia a destruição de “floresta mediterrânica natural, dominada por azinheiras em área integrada na Reserva Ecológica Nacional (REN)”.
A situação foi detectada “ na zona envolvente à pedreira do Cabeço da Moita Negra, na freguesia de Fátima”, já no início de Outubro, salienta a associação ambientalista.


leia a notícia completa na edição impressa

Requalificação urbana em debate

O Rotary Club de Fátima promove uma sessão sobre a requalificação urbana que a cidade de Fátima será alvo, até 2017.
“A requalificação da Cova de Iria será marcante para a Cidade de Fátima do século XXI”, adianta o Rotary Club de Fátima. o colóquio será aberto à população, ainda que limitado às restrições da sala, realiza-se a 10 de Novembro de 2007 (sábado), às 15h, no Salão do Hotel de Fátima.
Programa
15.00 – Abertura; 15.20 –Fernando Santo - Bastonário da Ordem dos Engenheiros; 15.40 – Arquitecto José Charters Monteiro; 16.00 – Pausa para café; 16.30 – SRU Cova de Iria; 17.00 – David Catarino - Presidente da C.M.O; 17.15 – Debate ; 17.45 – Encerramento

CINCO EMPRESAS DE MOBILIÁRIO CONSTITUEM ACE: NERSANT e Terra do Móvel apostam na internacionalização

Exportar mobiliário nacional para a Europa (França, Espanha e Leste) e África (Norte e PALOPs) é o objectivo da constituição de um Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) por cinco empresas integradas na Associação Terra do Móvel, no “cluster” de Vilar de Prazeres/Ourém.


leia a notícia completa na edição impressa

Ajuda às futuras mães

A Casa do Povo de Fátima vai lançar a “Classes de Preparação para o Nascimento”, uma nova actividade na área da saúde que, como o nome indica, se destina a mulheres (e homens, claro que eles também tem lugar e devem conhecer a sua forma de colaboração) que se preparam para a maternidade. Sendo um trabalho específico, terá como responsável a Fisioterapeuta Ana Oliveira que delineou um plano de oito sessões, durante oito semanas e destinada a grávidas entre as 26 e 28 semanas. Os objectivos são ajudar os casais a aumentar os seus conhecimentos, encorajando-os a considerar as profundas alterações que a maternidade/paternidade provoca para organizar com sucesso as novas responsabilidades. A primeira sessão destina-se à apresentação do curso, iniciação da prática quanto a posturas de alívio da tensão e contracção perineal. A segunda sessão é destinada a informações importantes quanto a posturas; exercícios; características da alimentação; efeitos do tabaco e álcool no feto e tipo de vestuário aconselhável. A partir da terceira sessão e até final serão tratadas todas as temáticas e práticas quanto ao parto propriamente dito.
As sessões terão lugar na Casa do Povo e em horário pós-laboral, ou seja às 4ª. Feiras, das 19H15 às 21H00.Tendo em conta o sentido de utilidade que a actual Direcção da Casa do Povo pratica, os preços deste curso de oito semanas serão bastante atractivos, mas a Direcção sugere que as interessadas se dirijam à sua sede, onde poderão obter todas as informações adequadas quanto a este assunto. O curso vai arrancar com um mínimo de dez inscrições.
Eduardo Santos

BREVES

Amigos da Farra
A Associação Cultural e Recreativa “Os Amigos da Farra” vai participar no XII Encontro nacional de tocadores de concertina e cantadores ao desafio.
No encontro que se realiza a 18 de Novembro, em Valença do Minho, actuarão, também, elementos da Escola de concertina da Associação, composto por 12 elementos.
Aulas de concertina
A Associação Cultural e Recreativa “Os Amigos da Farra” tem abertas as inscrições para as aulas de concertina. Quem quiser inscrever-se pode fazê-lo até 31 de Dezembro. As aulas vão continuar em Janeiro de 2008 e decorrerão ao sábado. Mais informações e inscrições podem ser efectuadas através do telefone 249 543 654 ou pelo telemóvel 917 889 328.

III Encontro de coros
A 10 de Novembro, realiza-se o III Encontro ibérico de coros “Terras de Oureana”, no cine-teatro municipal de Ourém.
A iniciativa vai juntar em palco o Chorus Auris, da Academia de Música Banda de Ourém, o Orfeão de Portalegre e o Coral Andrés Segóvia – Linares, de Espanha. O encontro de corais inicia-se às 17h30 e tem entrada livre.

Passeio de BTT
O Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas promove o 1º passeio BTT naturebike a 18 de Novembro. A concentração inicia-se às 8h, junto à igreja da localidade. A partida realiza-se uma hora depois. O percurso é de 30 quilómetros e é obrigatório o uso de capacete.
A inscrição custa 8 euros e inclui participação no almoço de convívio no final do passeio.
Haverá prémios para as três maiores equipas, participante mais idoso, participante mais novo além de lembranças para todos. Para mais informações, os interessados devem contactar a organização através do telemóvel 918 187 248

Ourém de volta ao Médio Tejo

Ourém terá que, definitivamente, pertencer à comunidade urbana do Médio Tejo. Os fundos comunitários a isso obrigam. A lei diz que um município não pode integrar duas estruturas associativas da mesma natureza e aponta para o fim das associações de municípios tal como as conhecemos, sendo substituídas pelas associações de fins gerais e associações de fins específicos. As associações de fins gerais organizar-se-ão de acordo com as NUT III e serão estas que contratualizarão com a administração central, a gestão dos fundos do QREN, entre outras competências.
Assim sendo, Ourém terá que, forçosamente, ser integrada no Médio Tejo.
A situação encontra-se em fase de transição mas Ourém passa a usufruir, desde já, de todos os serviços da comUrb do Médio Tejo.

Abertas candidaturas a subsídios

As Associações e colectividades do concelho de Ourém podem candidatar-se, até 30 de Novembro, aos subsídios que a autarquia atribui anualmente. A informação é avançada pela autarquia que disponibiliza no seu site o formulário de candidatura. Assim, as entidades que se queiram candidatar a estes apoios, devem remeter o formulário preenchido, indicando as modalidades culturais e desportivas que promovem, o número de elementos que cada uma envolve, os elementos técnicos –treinadores, etc.- que lhe estão associados e as despesas fixas que estes geram.
Obras em curso, realizadas ou projectadas também poderão ser indicadas, devendo os apoios que recebem ou irão receber ser especificados e as despesas já realizadas acompanhadas das devidas facturas. Os apoios que a câmara dá, por exemplo a cedência de instalações, também deverão ser designados. Todos estes elementos serão tidos em conta no cálculo da verba a atribuir.
Gab. Imp. CMO

Na EB/JI da Mata, Urqueira: Feira de Outono anima e educa


A animação e entusiasmo à volta dos trabalhos efectuados sobre o tema da alimentação, era evidente, por parte dos alunos. A roda dos alimentos exposta numa mesa da sala chamava à atenção das quantidades de verduras e frutas que se devem comer, em detrimento das quantidades de carne e de massa ou batata, por exemplo que se devem ingerir.
A alimentação é o tema base e chave que subjaz ao projecto educativo da escola básica do primeiro ciclo e jardim infantil da Mata, na Urqueira. Foi o tema principal desta Feira de Outono realizada a 2 de Novembro sendo que, três outros momentos, se realizarão ainda durante este ano lectivo, sobre a mesma temática.

leia a notícia completa na edição impressa

Oureense denuncia - PSP fala em “situação pontual”


“À mulher de César não lhe basta ser séria, é preciso parece-lo”, escreve um oureense. No email que endereçou ao Notícias de Ourém, António Domingues refere a PSP de Ourém estacionou num local, onde “no dia anterior, foram multados na mesma rua alguns automobilistas que utilizaram a mesma rua para estacionar”.


leia a notícia completa na edição impressa

Menor referenciado por assaltos no colégio

O menor, referenciado em Ourém pela autoria de furtos recentemente ocorridos na cidade de Ourém, encontra-se no Centro educativo do Mondego, na Guarda. Encontra-se ali desde 29 de Outubro, em “regime semi-aberto” e como “medida cautelar”. Foi por ordem do 1º Juízo do Tribunal de Ourém que a PSP de Ourém levou o menor para este colégio.

02 novembro 2007

Notícias de Ourém, 2 de Novembro de 2007

«Podemos estar perante a maior fraude de sempre no distrito»


A conferência de imprensa agendada para segunda-feira ao início da noite, no Hotel de Fátima, pela candidatura de Vasco Cunha à liderança da distrital tinha como objectivo a «apresentação do seu Programa de Candidatura e para a divulgação dos nomes de todos os Mandatários da Candidatura nos 21 concelhos do distrito de Santarém».



leia a notícia completa na edição impressa

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA: Albuquerque na Comissão de Poder Local

O Deputado do PSD, Mário Albuquerque, foi eleito Vice-Presidente da Comissão Parlamentar do Poder Local, Ambiente e Ordenamento do território.
A sua candidatura foi proposta, conforme informações recolhidas, pela nova Direcção do Grupo Parlamentar, presidida por Santana Lopes.

Os que antes eram «bestiais» passaram (...) a «bestas»


Na entrevista que deu na passada edição ao NO, João Moura tecia várias críticas aos seus adversários na disputa pela distrital do PSD de Santarém.
Mário Albuquerque, um dos visados, também enquanto deputado pelo distrito, responde agora às acusaões e esclarece os motivos da sua recandidatura


leia a notícia completa na edição impressa

Cartas abertas: Política inspiradora

Desta vez as coisas azedaram mesmo.
Desde sempre, no diz-que-disse de café, se ouviu falar das divergências internas da família social-democrata do concelho.
Mas, chega a hora da verdade, que é como quem diz, quando é necessário tocar a reunir, todos dão as mãos e a ideia que se transmite é de que tudo é possível de sanar. Desta vez, porém, com a luta pela distrital, o copo transbordou e já não é possível esconder a guerra que se trava internamente.
Saiu à praça e desceu à rua.
Uma guerra que é e não é do concelho. Uma guerra que vem de fora (ou talvez não), se faz dentro e fora de portas e que vai deixar feridos.
E já se ouve o estrondo das balas.
Dois exemplos magníficos são as cartas abertas que apareceram esta semana. A primeira é de Moita Flores, dirigida a João Moura, a segunda é a resposta de Moura a Moita.
Ambas num português rebuscado, digno dos nossos melhores romances de época, mas cujo conteúdo mostra claramente aquilo a que se chegou.
Pela sua extensão é impensável reproduzi-las na íntegra, nas páginas do nosso jornal. Truncá-las está fora de questão. Perderiam a sua «beleza». Mas porque não queremos privar os nossos leitores destas «pérolas» literárias, colocámo-las na edição on-line que podem encontrar em http://www.noticiasourem. blogspot.com/

Catarino assume posição: O «concelho acima de questões pessoais»

O presidente da Câmara de Ourém assumiu posição clara, apoiando a candidatura de
João Moura à distrital do PSD.
Foi acusado de ter negociado um lugar na lista de deputados à Europa. Catarino garante que não é verdade e, sem papas na língua, diz quais as razões que o levam a dar este apoio.

leia a notícia completa na edição impressa

Gondemaria com escola do futuro


Foi inaugurado, na passada sexta-feira à tarde, na presença do secretário de Estado da Educação, o novo complexo escolar da Gondemaria.
Após a bênção pelo pároco da freguesia, coube ao presidente da Câmara de Ourém fazer a apresentação desta obra que considera como exemplo daquilo que se pretende sejam as futuras escolas do concelho, congregando pré-escolar e 1º ciclo.


leia a notícia completa na edição impressa

«Quem nos faz como somos»


Por um lado são os genes que nos obrigam a fazer certas coisas para eles sobreviverem e se aperfeiçoarem no futuro. Por outro são as culturas, incluindo a linguagem, as religiões, os media e todos esses instrumentos de manipulação que também nos usam para assegurar a sua sobrevivência. E, em terceiro lugar, são as relações entre pessoas, às vezes complexas e paradoxais, mas que nos dão alguma margem de liberdade. Felizmente que as imposições biológicas entram muitas vezes em contradição com a formação cultural, se não seríamos autênticos robots! É neste conflito que nós ganhamos a liberdade. A possibilidade de sermos como somos.»


leia a notícia completa na edição impressa

“Ribatejo e Além” apresentado no governo civil


“Ribatejo e Além” é o nome da obra que resulta de um sentimento de separação de Ourém, terra-natal do autor, Carlos Frias de Carvalho, com o restante Ribatejo.
Carlos Frias de Carvalho vê-se a si próprio como um poeta e, consequentemente, um ser político, já que a sua obra tem uma posição «muito concreta, muito subconsciente» sobre a divisão do Ribatejo e o seu afastamento do Além Tejo. O autor explicou que a sua terra-natal, Seiça, Ourém, está profundamente ligada à margem sul do rio Tejo através da ribeira de Seiça, que, atravessando outros rios, acaba por desaguar em Lisboa.

leia a notícia completa na edição impressa

Fátima sede de região de turismo?

A sede da futura região de turismo, que vai abranger Lisboa, Oeste e Vale do Tejo, deve ser Fátima. Quem o diz é o presidente da Câmara de Tomar, António Paiva.
O também presidente da Comunidade Urbana do Médio Tejo defende que, se for criada uma ampla região de turismo que abranja Lisboa, Oeste e Vale do Tejo, a sede, se não ficar na capital, tem “obviamente” que ser em Fátima.


leia a notícia completa na edição impressa

As escolas do concelho no ranking das escolas

Os estabelecimentos de ensino do concelho de Ourém ficam classificados em 70º, 118º e 192º no ranking das escolas secundárias elaborado pela SIC.
No que diz respeito aos exames de 9º ano, o Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Fátima, foi a escola com a melhor classificação da Freguesia e a segunda melhor do Concelho.

leia a notícia completa na edição impressa

Mais dormidas na Região

A Região de Turismo Leiria/Fátima obteve em 2006, um total de 839.850 dormidas, mais 4.4% que em 2005, segundo fonte do INE/Turismo de Portugal.
Os números divulgados pela Região de Turismo apontam para um crescimento contínuo, verificado desde 2004. “Continua a ser a segunda região de turismo do país em termos de volume de dormidas, logo depois do Algarve, tendo crescido durante o ano de 2006, a uma taxa superior à média das regiões de turismo, que cresceram no seu total 3,8 %”.
Ourém é o concelho da Região que regista o maior número de dormidas, com 432,362, seguida de Leiria (159,278), Marinha Grande (90,914), Nazaré (67,426), Alcobaça (55,313), Pombal (18,226), Batalha (16,331).
Miguel Sousinha reconhece a existência de algumas disparidades nos números apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE): em causa está o facto do concelho da Nazaré aparecer em terceiro lugar, depois da Marinha Grande. O presidente da presidente da RTLF explica os números apontando que o INE apenas tem registadas nove mil camas e o “ alojamento particular não contar para esta estatística”.
O aumento, em 2006, de 60 mil dormidas, corre ponde à “política promocional que a Região de Turismo vem vindo a fazer, ajustando as potencialidades de uma região que, muitas vezes, é esquecida no panorama nacional”.

Morto na A1

O condutor de uma viatura de sinalização de transporte de grandes dimensões morreu a 30 de Outubro após ter embatido no veículo que acompanhava, adianta o Correio da Manhã.
O acidente deu-se ao quilómetro 124, no sentido Sul/Norte. O indivíduo bateu no veículo de grandes dimensões na sequência de uma colisão com um pesado.O condutor teve que ser desencarcerado e foi ainda retirado com vida, mas acabou por falecer já no Hospital de Leiria, para onde foi transportado.