29 fevereiro 2008

Notícias de Ourém, 29 de Fevereiro de 2008

Sons da Liberdade marcam início das comemorações

O Notícias de Ourém iniciou a celebração dos seus 75 anos no passado domingo, homenageando Zeca Afonso.
Sendo um dos símbolos da liberdade no nosso país, homenagear o Zeca foi também homenagear essa liberdade tão cara aos jornalistas e sem a qual um órgão de imprensa não tem razão de existir.
Mas nós existimos e estamos cá há 75 anos. Uns com mais, outros com menos liberdade, mas assim se faz a história. A nossa, a do concelho que servimos e a do país onde vivemos.




leia a notícia completa e veja as fotos na edição impressa

Acidente causa vítima mortal


Na quarta-feira à tarde, dia de fecho desta edição, um carro que descia de Vilar dos Prazeres em direcção ao Regato, terá entrado em despiste e ido embater numa mulher, de mais de 60 anos, que se encontrava junto ao corte para o Carregal, ao que tudo indica a colher flores, visto que estas se encontravam espalhadas pelo local do acidente. Depois do choque a mulher terá sido projectada alguns metros indo embater com a cabeça no alcatrão. De acordo com os bombeiros, terá tido morte imediata. Apesar disso foi chamada a VMER cujo médico acabaria por confirmar o óbito.


leia a notícia completa na edição impressa

Nota: Já depois desta edição estar nas bancas, o Notícias de Ourém conseguiu apurar que o condutor sofreu um AVC e que se encontra no hospital.

Equitação junta jovens do distrito


Trinta utentes dos Centro de Recuperação Infantil de Fátima, Centro de Recuperação Infantil de Ourém, Centro de Recuperação Infantil de Abrantes, Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento e Escola básica 2,3 Luís de Camões, de Constância participaram no I Encontro de equitação adaptável que decorreu na Associação Equestre de Fátima a 27 de Fevereiro.
A iniciativa que juntou alunos do ensino regular com alunos do ensino especial permitiu a “troca de experiências entre o que os vários técnicos fazem nas várias instituições e nas escolas”, assinalou José Órfão, do Centro de Recuperação Infantil de Fátima - CRIF, entidade anfitriã deste evento.
Ao longo da manhã, os meninos foram montando a cavalo, numa sessão de hipoterapia ou de equitação adaptada, consoante os casos. Os cavalos são usados para trabalhar com os utentes, cujas idades variam entre os 6 e os 50 anos, de forma terapêutica. Ou seja, é-lhes ensinada a noção de direita e esquerda, trabalhada a postura, o equilíbrio. A partir daí, passam a fazer equitação adaptada, salienta o técnico do CRIF. E o resultado é que “são tão capazes de fazer qualquer coisa” como outros alunos.
O próximo encontro está já marcado para 26 de Março, em Constância, na Quinta de Santa Bárbara.
No final de Maio, o CRIF promove o XI encontro “À descoberta da natureza” em que convida não só os centros de educação especial do distrito mas também as escolas de ensino regular, colégios de Fátima. Durante o dia, os utentes e alunos têm a oportunidade de sociabilizar e de praticar actividades radicais.

Ministro discute em Fátima videovigilância para centros urbanos

O desenvolvimento de programas de videovigilância nos centros urbanos foi um dos temas centrais debatidos numa reunião que juntou, em Fátima, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, com os governadores civis do País, um projecto que visa o garante de maior segurança e que só avançará nos municípios interessados em aderir.”Estamos a fazer um levantamento dos municípios que estejam interessados em desenvolver programas de videovigilância, e, nesse sentido, preparámos os processos para serem submetidos à Comissão Nacional de Protecção de Dados”, disse ontem o governante, à saída da reunião, que decorreu na Estalagem D. Gonçalo, e que juntou também o secretário de Estado-adjunto do Ministério da Administração Interna, José Maga- lhães, e o ex-governador civil de Leiria, José Miguel Medeiros, agora secretário de Estado da Protecção Civil.


leia a notícia completa na edição impressa

XII encontro de folclore de Fátima

A Casa do Povo de Fátima realiza o XII Encontro regional de folclore de Fátima, a 16 de Março, a partir das 14h30.
A iniciativa pretende fazer reviver os usos e costumes desta zona, no início do século passado. Assim, a partir das 14h30, na Fonte Nova, se as condições meteorológicas o permitirem, ou no salão paroquial de Fátima, entram em palco, cinco grupos.
O primeiro será o Grupo folclórico de Aires de Dorna – Ribeira – Galiza, Espanha. Segue-se a demonstração das lavadeiras na fonte, onde se lava a roupa e se fala da vida alheia.
Sobem ao palco o Rancho infantil e o Rancho folclórico da Casa do povo de Fátima, o Rancho folclórico de Covão do Coelho, Minde e o Rancho folclórico “Os Moleiros da Ribeira”, do Olival.
A entrada é grátis.

Jardim-de-infância de Ourém: Situação resolvida

A situação da auxiliar de acção educativa do Jardim-de-infância de Ourém, Maria Manuela da Silva Henriques Gonçalves foi resolvida, conforme desejo dos pais. Ou seja, tal como os pais pretendiam, a senhora que exerce funções há 26 anos neste estabelecimento de ensino, continuará neste local de trabalho, até à altura da reforma.
Esta garantia foi dada à associação de pais pelo responsável do pelouro da Educação da autarquia, disse ao Notícias de Ourém Florbela Roque, antigo elemento da Associação de pais e colaboradora desta direcção.
Esta responsável adiantou que a resolução do caso, foram recebidos por Vítor Frazão e Mário Catarino e que estes chegaram a “acordo com a DREL e Ministério da Educação” para que auxiliares que estivessem em situações como a desta se mantivessem no mesmo local de trabalho. “O Ministério da Educação acabou por concordar e abrir concurso para novas funcionárias”, salienta Florbela Roque.
Para a resolução deste assunto, a associação de pais destaca a ajuda dada por este dois responsáveis na “resolução imediata da situação”, pensando em conta o “bem-estar das crianças”.
Esta colaboradora da associação de pais salienta que Maria Manuela da Silva Henriques Gonçalves “é uma pessoa amorosa” e já está há muito ligada às crianças.
Há algum tempo, os pais manifestaram a preocupação pela mudança da auxiliar de acção de educativa, para uma escola do primeiro ciclo. Argumentavam os fortes laços emocionais criados com as crianças. Chegaram mesmo a fazer um abaixo assinado que reuniu 300 assinaturas mas, que não chegaram a entregar a nenhuma entidade, já que o assunto foi solucionado.

Intercâmbio junta Fátima à Galiza


A 15 e 16 de Março, vai realizar-se em Fátima, o primeiro encontro luso-galaico entre associações ao abrigo do projecto de intercâmbio cultural entre Fátima e a Associação Galega Aires de
Dorna.
A iniciativa apadrinhada pela Junta de Freguesia conta com maior empenho da Casa do Povo de Fátima, AFAC – Associação Fátima Cultural (recentemente renascida) e do Conservatório de Música de Fátima.
Estas três entidades ficarão responsáveis pelos momentos culturais, gastronómicos e preparativos do encontro, enquanto que as outras associações da freguesia participarão também no apoio à iniciativa.


leia a notícia completa na edição impressa

Ourém: «município da classe média»


A 5º Convenção de autarcas do PSD realizada no passado sábado, em Torres Novas, colocou em confronto os problemas vividos pelos concelhos mais pequenos e pelos maiores do distrito. Num primeiro painel, foram os autarcas dos concelhos pequenos que se queixaram das suas fragilidades apontando o dedo ao governo. A falta de boas acessibilidades, nalguns casos, as deficientes acessibilidades internas, a desertificação traduzida na baixa taxa de natalidade a par de uma alta taxa de envelhecimento. Foi apontada ainda a alta taxa de analfabetismo, a falta de equipamentos devido também à que foi considerada «a leviandade do estado no encerramento de serviços», a falta de médicos e de ambulâncias, a grande distância aos hospitais e o mau funcionamento dos serviços públicos.


leia a notícia completa na edição impressa

Agroal finalmente em obras


O Presidente da Câmara Ourém consignou, no sábado o fim da manhã, a primeira das três obras de requalificação do Agroal, freguesia de Formigais. No valor de um milhão de euros, a obra vai requalificar toda a zona em torno da piscina e prevê a criação de uma área de recepção junto à ponte, um pontão sob o rio e uma praia fluvial de areia que entretanto será criada. A calçada paralela ao rio será toda ela convertida, sendo separadas as zonas de comércio das de repouso. A zona da actual piscina sofrerá também obras de intervenção, com a substituição e relocalização da ponte pedonal, a requalificação dos muros, melhoria de acessos e recuperação da nora. Criar-se-á ainda um solário, um parque de merendas, um anfiteatro tipo ‘romano’ na encosta adjacente e uma outra praia fluvial, no seguimento do caudal do rio.


leia a notícia completa na edição impressa

Albergue da Juventude na Ramalheira

Ourém vai avançar com um projecto de transformação da antiga escola do 1º ciclo da Ramalheira, freguesia de Freixianda, num Albergue de Juventude, que servirá toda a zona norte do concelho, situando-se especialmente perto do Parque Aventura e da Zona Balnear do Agroal.
De acordo com informação da autarquia, o espaço terá capacidade para 60 jovens, existindo a possibilidade de obter financiamento do programa Leader, ao abrigo do Plano de Desenvolvimento Rural.
Este projecto enquadra-se na estratégia da autarquia de promover um turismo de natureza e de aventura, aproveitando os espaços existentes na zona norte do concelho e criando uma ligação a Fátima, através do Parque Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire e Candeeiros.
O investimento ainda não tem montante definido, uma vez que está dependente da elaboração do projecto, a cargo do GAT, Gabinete de Apoio Técnico.

JSF promovem café-concerto

Os Jovens Sem Fronteiras (JSF) do Caneiro organizam um café concerto a 1 de Março, no Caneiro. A iniciativa conta com a actuação de várias bandas oureenses, entre as quais “Contra Mão” e “Manna”.
O objectivo deste café-concerto é angariar verbas para apoiar a deslocação de três elementos do grupo a Taizé. As jovens de 18, 17 e 16 anos deslocam-se a França, de 16 a 23 de Março.
Com o dinheiro angariado, o grupo vai ainda apoiar o jovem Edgar Duarte que participa na “Ponte 2008”, no Chinguar (a meio caminho das cidades mártires do planalto Huambo e Kuito), em Angola.
O grupo pretende ainda contribuir para a associação no Caneiro, local onde decorrerá o café-concerto.
Além da música, haverá uma tasquinha com material dos Jovens Sem Fronteiras, além da divulgação do trabalho desenvolvido pelo grupo. Café e doçaria podem ali ser encontrados.
Além do convívio e animação, a iniciativa visa sensibilizar as pessoas, em particular, os jovens, para a missão, salienta Iolanda Prino, presidente da região. A entrada custa um euro e meio.
Este ano, os Jovens Sem Fronteiras, ligados aos missionários do Espírito Santo, ou espiritanos, como são mais conhecidos, assinalam 25 anos de existência. O encontro nacional comemorativo realiza-se de 3 a 5 de Outubro, no concelho de Ourém. Os trabalhos decorrerão no Centro de negócios, na paróquia de Nossa Senhora das Misericórdias e no centro do Caneiro.
A próxima iniciativa ocorrerá a 6 de Abril na Freixianda. No concelho existem quatro grupos de Jovens Sem Fronteiras: Caneiro, Freixianda, Casal dos Bernardos e Ribeira do Fárrio. São mais de 60 os jovens ligados aos missionários espiritanos, dos quais 25 são do grupo do Caneiro.

Sessão de compostagem doméstica na Piedade

A 18 de Março, pelas 21h, na sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade realiza-se a primeira acção de formação sobre compostagem doméstica.
A iniciativa da Valorlis em colaboração com a Junta de Freguesia visa a informação e apresentação do projecto de compostagem doméstica. Assim, quem estiver interessado em aderir a este projecto e receber um compostor para colocar no jardim ou horta, deve inscrever-se na Secretaria da Junta, no horário de funcionamento normal.
Neste projecto de compostagem doméstica irão participar 3250 famílias. A estas serão oferecidos compostadores domésticos e manuais, complementados com acções de formação, salienta a Valorlis.
Foram seleccionadas 18 freguesias piloto nos concelhos de Ourém, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós. Na freguesia de Nossa Senhora da Piedade serão entregues 74 compostores.

O que é?
É um processo de reciclagem de matéria orgânica (de cozinha, da horta, do jardim…) realizado através de microrganismos que transformam os resíduos biodegradáveis num fertilizante rico em nutrientes, a que se chama composto.
Quem pode fazer Compostagem Doméstica?
Se a sua casa tem um pequeno espaço exterior livre, a compostagem doméstica é ideal para si. Junte os restos da preparação da comida e materiais de jardim e despeje-os num compostor. Cubra com alguns ramos e folhas secas e deixe a Natureza seguir o seu curso.

Inscrições abertas para as Férias Desportivas

A Câmara Municipal de Ourém tem abertas inscrições, até ao próximo dia 14 de Março, para mais uma edição das Férias Desportivas da Páscoa. As actividades deste ano prolongam-se por quatro dias, com diversas actividades desportivas e lúdicas. A inscrição custa 40 euros e inclui seguros, refeições, actividades e transportes entre actividades.
As Férias começam dia 17 com um peddy paper por Ourém, seguidos de jogos lúdicos da parte da tarde.
Dia 18 a manhã é passada no kartódromo de Fátima entre karting e slide. A tarde é dedicada a passeios a cavalo na Associação Equestre.
Dia 19 o grupo irá à nascente do Alviela e visitará o Carsoscópio. À tarde haverá canoas para dar uns passeios no Parque do Alviela.
Dia 20 começará com um fotopaper e por uma caça ao tesouro, que marcará o fim das actividades.
As inscrições podem ser formalizadas junto da Divisão de Educação, Desporto e Cultura, através de impresso próprio que pode ser obtido no local ou no site da autarquia, em www.cm-ourem.pt.
As inscrições são limitadas a 25 participantes.

22 fevereiro 2008

Notícias de Ourém, 28 de Fevereiro de 2008

Sem razões de preocupação: Bombeiros prontos para dar resposta


As notícias que têm circulado, nos últimos tempos, na comunicação social nacional, deu-nos o motivo para uma conversa com o comandante dos bombeiros de Ourém. Saber se os oureenses podem dormir descansados sabendo que os bombeiros estão prontos a dar resposta a situações de mergência foi o principal objectivo de uma entrevista onde Júlio Henriques garante não haver razões para preocupação


leia a notícia completa na edição impressa

«Traz outro amigo também»


Recordo hoje, à distância de 21 anos, o dia em que um punhado de estudantes de Coimbra rumou a Setúbal para fazer a despedida ao Zeca.
Uma despedida feita com lágrimas e com canções que entoámos com o sentimento da perda de alguém que que era uma referêncio e um símbolo, mas também de alguém que sabíamos ser dos nossos, que em Coimbra vivera e cantara fazendo parte daquela que depois ficaria conhecida como a «geração de oiro» do fado de Coimbra.
E se recordo todo o percurso do adeus, há um momento que ainda hoje me arrepia quando o recordo. Foi o momento em que o Caixão descia à terra. A multidão apelava a que deixassem passar os estudantes empunhando a bandeira da AAC e cantando… sempre. Naquele preciso momento da despedida final a canção que surgiu espontânea pertencia ao álbum «cantigas do Maio». Chamava-se «eu fui ver a minha amada». O seu refrão assumia ali uma força que não deixava ninguém indiferente. Um coro de milhares de vozes ergueu-se a cantar «minha mãe quando eu morrer/ ai chore por quem muito amargou/ para então dizer ao mundo/ ai Deus mo deu, ai Deus mo levou».
Vem isto a propósito do espectáculo que o NO agendou para este domingo e que traz a Ourém o sobrinho de José Afonso para cantar algumas músicas menos conhecidas de seu tio.
Temas como: Pombas brancas; Com as minhas tamanquinhas; Papuça; Utopia; Um redondo vocábulo… Menos conhecidas mas não desconhecidas, são alguns dos temas que vamos ouvir num recital que nos propõe «um olhar diferente» e «intimista» da obra de Zeca Afonso.
Isto depois de uma primeira parte, também com temas de Zeca Afonso, que vai ser apresentado pelo jovens cantores do Coral Infantil e dos Romeiros da Academia de Música Banda de Ourém e de um trio composto pelo maestro José António Santos, acompanhado por João Nuno Oliveira e Vanessa Borges.
É o primeiro espectáculo que o NO apresenta, integrado no ciclo de comemorações do seu 75º aniversário.
Tendo como Mecenas a Tecnorém, as suas receitas vão juntar-se às de outros espectáculos que pretendemos organizar ao longo deste ano e, no final, reverterão a favor de instituições de solidariedade social concelhias, bem ao espírito do NO.
Os bilhetes vão estar à venda, no dia do espectáculo, no próprio cine-teatro mas foi com satisfação que constatamos o interesse manifestado, com pessoas, sobretudo que vivem fora do concelho, a contactar-nos logo na passada sexta-feira, assim que receberam o jornal, para reservar os seus ingressos.
Mas o cine-teatro de Ourém leva muita gente. Por isso e como diria o Zeca: «Vem, amigo vem/ e traz outro amigo também».
Os bilhetes já estão à venda no NO e na livraria «A Letra».

Fátima - Feirense: Utentes do CRIO vão ao futebol


Uma tarde de frio e chuva, aquela em que foi disputado o jogo do Fátima/Feirense. Mais do que o resultado, de que rezará a crónica desportiva, o facto é que as condições meteorológicas não impediram os sete utentes do lar do CRIO – Centro de Recuperação Infantil de Ourém de assistir ao jogo.
Na primeira parte foi mesmo de nariz vermelho, a tiritar de frio, que os meninos viram, sentados na bancada, a partida. Num jogo que teve um golo na primeira parte, do Feirense, os utentes seguiram com atenção os passes.

Furtos: Audiência serve para avaliar futuro de menor

De camisola verde, calças de ganga largas, à saída havia de colocar o boné com as cores preta e branca, o jovem manteve-se quase sempre de cabeça baixa enquanto durou a segunda sessão. Apenas mais no final, se voltou uma ou duas vezes para trás.
Agora tem 15 anos e o processo é educativo. Mas, os furtos reportam-se a 2007. Diogo, assim se chama o menor, é acusado de se ter introduzido em casas e estabelecimentos comerciais e daí ter furtado dinheiro.
Em dois casos, as testemunhas disseram ao colectivo de juízes, na sessão de 15 de Fevereiro, que chegaram a falar com o jovem e a questioná-lo sobre a sua presença no interior da residência. Num dos casos, a testemunha, uma senhora, chegou mesmo a agarrá-lo e a fechá-lo à chave numa divisão da casa. No entanto, este acabou por fugir.

leia a notícia completa na edição impressa

Entregues diplomas de formação em hotelaria


162 pessoas receberam os certificados de formação, na área do turismo, ministrada pela Região de Turismo de Leiria-Fátima durante o ano de 2007, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. A entrega dos certificados ocorreu em Fátima a 18 de Fevereiro.
Foram ministradas 14 acções perfazendo um total de 636 horas de formação. Em três hotéis de Fátima foi efectuada formação nos módulos de Supervisão e Coordenação de Equipas, Organização de Serviços Especiais de Mesa e Higiene e Segurança Alimentar (2). Foi salientado, durante a entrega dos diplomas, o apoio importante das empresas que proporcionaram os locais para essa formação. Cinco outras entidades da região proporcionam local para formação noutras acções de Cozinha de 3ª e Pastelaria de 2ª.


leia a notícia completa na edição impressa

Festa de beneficiência

A 1 de Março, pelas 21h, decorrerá no Clube do Olival, uma festa de beneficiência a favor da Obra do Frei Gil: Casa da criança – Aldeia Nova.
A iniciativa conta com karaoke, com o Dj convidado Tó Mané, entre outras surpresas.

Expedição Templar 2008

A ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, no âmbito das Acções de Divulgação do Ribatejo Norte (Fam Trip’s), cujo objectivo é a promoção e divulgação dos produtos turísticos, culturais e gastronómicos da região, vai em colaboração com a Templar realizar a Expedição Templar 2008, a ter lugar nos concelhos de Alcanena, Ourém e Torres Novas nos dias 23 e 24 de Fevereiro.
Este evento será realizado em viaturas todo-o-terreno e contará com a adesão de 60 participantes entre os quais entidades oficiais ligadas ao turismo – Regiões de Turismo, ANRET, Operadores turísticos, Agências de Viagens e Jornalistas.

“Noivos no Vila Shopping”


Afirmando-se como «um pólo dinamizador do concelho de OURÉM, no que respeita ás empresas e instituições públicas», o Vila Shopping de Ourém comemorou o S. Valentim, entre os dias 9 e 17 de Fevereiro. A iniciativa teve a participação de todos os sectores que estão envolvidos nas festas de casamento. A maioria das empresas envolvidas tem um espaço comercial dentro do próprio centro comercial, mas foram procuradas algumas de fora para ajudar à dinamização que exposição de artigos relacionados com o tema.
Nos dias 16 e 17 realizou-se o desfile de noivos que contou com a presença de Bruno e Magali, os vencedores do concurso Casamento de Sonho.
«Foi um sucesso que ultrapassou as expectativas e fica a promessa de mais eventos», garante Jorge Lopes, responsável do Centro Comercial que promete novos eventos como «a exposição de móveis já agendada para depois da comemoração do 1º Aniversário Vila Shopping que decorrerá entre os dias 28 de Fevereiro e 16 de Março».
No desfile foi apresentada a colecção 2008 da «Olival Noivos», tendo os manequins sido calçados pela sapataria Inês Ferreira, desfilado com jóias de D. Jóia e flores de «O Bouquet» e penteados por «Coiff & Co». A exposição contou ainda com as participações da lavandaria «5 à Sec», da «Imagem – estúdio de fotografia», da agência de viagens Templar, uma limousine da «excelimousines» e ainda uma mostra do serviço de catering da Quinta dos Moinhos.

15 fevereiro 2008

Notícias de Ourém, 15 de Fevereiro de 2008

Novo edifício dos Paços do Concelho apresenta-se


Concentrar os serviços municipais a fim de maximizar recursos e sinergias, criando economias de escala; eliminar redundâncias em serviços auxiliares; facilitar o acesso, aproximando a administração do cidadão; aumentar a eficiência na padronização dos procedimentos e no fluxo da comunicação; simplificar os processos; melhorar a qualidade dos serviços prestados; diminuir os custos de funcionamento; eliminar os custos sociais inerentes à dispersão de serviços públicos e facultar instalações com um ambiente adequado e acolhedor, disponibilizando novos espaços para novos serviços municipais ou outros serviços de interesse público são os principais objectivos, apresentados pela Câmara de Ourém para justificar a necessidade de construção de um edifício novo para a sede da autarquia


leia a notícia completa na edição impressa

Lobby pró-aeródromo sensibiliza entidades


A Comissão Executiva da Região de Turismo Leiria/Fátima visitou a pista do aeródromo de Fátima, a 13 de Fevereiro. Esta foi mais uma das reuniões que o grupo informal constituído “está a fazer, com diversas entidades no sentido da sensibilização futura para um projecto de interesse regional”, adianta David Catarino.
Nesta fase enquanto se aguarda a conclusão do estudo de viabilidade, que deverá estar pronto em Março de 2008, o grupo de trabalho já reuniu com a Região de turismo do Oeste e com a Associação de Municípios da Alta Estremadura.


leia a notícia completa na edição impressa

Câmara recorre ao Supremo


Face ao exposto pela família Marto Guerra na última edição, relativamente ao que havia siso dito pelo presidente da Câmara ao notícias de Ourém, em edições anteriores, David Catarino esclarece agora que a posse administrativa com vista ao alargamento desta rua e o prédio mandado demolir pelo tribunal, são «duas questões distintas». Uma questão, diz o autarca, «é o licenciamento do prédio, pela Câmara e que o tribunal entendeu ter sido mal licenciado» considerando assim o licenciamento nulo. «Isso», afirma, «a Câmara perdeu e recorreu e ainda não há resposta a esse recurso». Questão distinta, sustenta, «é a posse administrativa para o alargamento da Rua de Castela».

leia a notícia completa na edição impressa

Abaixo-assinado contra mudança de auxiliar


Os pais das crianças do jardim-de-infância de Ourém “exigem que a auxiliar de acção educativa se mantenha neste jardim-de-infância onde é necessária e bem querida”.
Num abaixo-assinado que está a correr pela cidade, os pais “Não percebem e não aceitam esta mudança, pois em seu entender , a Câmara Municipal ou a Direcção Regional de Educação de Lisboa poderão colocar directamente auxiliares de acção educativa nas escolas do primeiro ciclo onde estão em falta”.

leia a notícia completa na edição impressa

Parabéns à Lélita


A Lélita fez anos e convidou os amigos. Os amigos convidaram os amigos e a festa foi grande. Estendeu-se pela tarde de sábado, no C.D.C de Seiça que ficou completamente cheio. Também os artistas que participaram foram muitos, uns de Ourém, outros vindos de longe.

leia a notícia completa na edição impressa

Processo de beatificação de Lúcia aberto

O Papa Bento XVI autorizou abreviar o prazo canónico para o início das diligências para abertura do processo de beatificação da Irmã Lúcia.
O anúncio foi feito ao final da tarde de 13 de Fevereiro, no dia do 3º aniversário do falecimento da Irmã Lúcia, pelo Cardeal D. José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, no Carmelo de Coimbra, onde presidiu à missa evocativa do terceiro aniversário da morte da vidente de Fátima.
A notícia foi recebida com alegria pelo Reitor do Santuário de Fátima “porque naturalmente é mais um testemunho da profunda importância da Irmã Lúcia, para a Igreja e para o mundo”, afirmou Mons. Luciano Guerra que acrescenta que esta possibilidade que a Santa Sé apresenta de a abertura do processo avançar de forma imediata “é mais um sinal de que já houve testemunhas qualificadas que verificaram junto das entidades da Santa Sé acerca da devoção à Irmã Lúcia e acerca do papel da Irmã Lúcia na difusão da mensagem de Fátima”.

O que é feito por Fátima

Fátima vai candidatar-se à requalificação urbana, num projecto que deve ser apresentado até 17 de Abril. David Catarino anunciou que esta candidatura mas depois de terem sido efectuadas diligências para se perceber se Fátima se podia ou não candidatar ao programa de 10 milhões de euros.



leia a notícia completa na edição impressa

Mais peregrinos no Santuário

Os fiéis que participaram em 2.526 missas oficiais foram 4.191.24. Comungaram 1.164.415. Comparativamente com o ano anterior houve menos três missas mas diparou o número de fiéis de participaram (3.543.236, em 2006). Já quanto ao número de comunhões aumentaram em menor número (1.117.893, em 2006).


leia a notícia completa na edição impressa

Reitor do Santuário completa 35 anos à frente do Santuário

Monsenhor Luciano Guerra cumpre hoje, 13 de Fevereiro, 35 anos à frente da reitoria do Santuário de Fátima
Depois do mandato que hoje termina, o reitor vai manter-se em funções até a entrada do seu sucessor. Aos jornalistas, o bispo da diocese de Leiria-Fátima confirmou ainda não ter iniciado o processo de substituição do reitor. .Luciano Guerra mantém-se em funções, “em princípio até final do ano pastoral”, frisou.
D. António Marto exprimiu “sentimentos de profunda gratidão e os sinceros e vivos parabéns por toda esta grande obra ao longo destes trinta e cinco anos”, ao reitor do Santuário. Luciano Guerra “foi uma bênção de Deus e de Nossa Senhora”, referiu.o prelado assinalandoo “fecundo” trabalho desenvolvido no Santuário de Fátima.
Fátima “fica a dever muito a monsenhor Luciano Guerra” pelos trabalhos levados a efeito durante um “longo” reitorado, que “culminou com a igreja da Santíssima Trindade”, adiantou D. António Marto
De acordo com os Estatutos do Santuário de Fátima, “o reitor do Santuário de Fátima é escolhido entre o clero português, dando preferência, sempre que possível, a um membro do presbitério da diocese de Leiria-Fátima” e “é nomeado pelo bispo de Leiria-Fátima, com o ‘nada obsta’ da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, por um período de cinco anos, renovável”.

ACISO apoia projectos de formação nas/ para as empresas

A ACISO Associação Empresarial Ourém – Fátima está a constituir uma Bolsa de Empresas da Região com o propósito de vir a desenvolver, em seu benefício, Formação Subsidiada, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), de forma inteiramente gratuita ou com taxas de comparticipação pelo Fundo Social Europeu (FSE) relativamente ao total de despesas com a sua realização que, nalguns casos, poderão vir a chegar aos 80%.
O Apoio que a ACISO poderá vir a dar às Empresas que venham a integrar a sua Bolsa concretizar-se-á da seguinte forma:
- Auxiliando as Empresas a desenvolver e a titular um Projecto de Formação “À Sua Medida”, quer em termos das Áreas de Intervenção, quer na Calendarização à sua realização e que venha a envolver a ACISO na qualidade de Entidade Formadora;
- Proporcionando às Empresas beneficiar dum Projecto de Formação/Consultoria que venha a ser definido e realizado pela ACISO e que se ajuste às suas Necessidades de Formação;
- Facultando aos Colaboradores das Empresa a possibilidade de virem a usufruir das Intervenções Formativas que venham a integrar o Plano de Formação que vier a ser definido pela ACISO.
A Inscrição na Bolsa de Empresas ainda é possível.
Contacte a ACISO e avalie a melhor forma da sua Empresa poder vir a beneficiar dos Apoios existentes à Formação Profissional.
Inscrições e Informações:
Gabinete de Formação Profissional da ACISO
Telefone: 249 540 220 | Fax: 249 540 221 | Email: geral@aciso.pt

Avião Tecnam com e sem Piloto

O pias Longas Aero Club – Sobral Ourém, Informa todos os sócios e amigos que já começou o 1º Curso de Piloto de Ultra Leves.
Conta já com cerca de 15 alunos em formação e está a aceitar inscrições para o 2º Curso.
Informa também que adquiriu um Avião Tecnam P-92 para Aluguer com ou sem Piloto, Baptismos de Voo, e outras festas.
Apareça Sábados e Domingos e Feriados em Sobral - Ourém
Para contactar José Borga 919 959 530 ou Daniel Morgado 918 211 509

Série documental VOAR na RTP MEMÓRIA
Informamos que a partir do dia 23/02/2008, será emitida, na RTP MEMÓRIA, a série documental VOAR, cujos primeiros 10 episódios focam essencialmente a aviação civil e desportiva, e os outros 11 episódios abordam a aviação militar.
A emissão será semanal, aos sábados, por volta das 12h, com repetição nas madrugadas de 5ª feira por volta das 2h30.

08 fevereiro 2008

Bombeiros de Caxarias testam fogo urbano em laboratório


Cinco dezenas de bombeiros da corporação de Caxarias participaram num exercício prático de combate ao incêndio urbano, realizado a 3 de Fevereiro.
A novidade reside no facto de, pela primeira vez, os soldados da paz testarem o laboratório de fogo montado num contentor oferecido. Numa segunda fase, foram os homens da corporação que recriaram o cenário possível de encontrar em caso de incêndio urbano. Existem várias portas no seu interior que podem ser movidas e alteradas a qualquer momento e de exercício em exercício, sendo que o bombeiro que entra nunca sabe que cenário vai encontrar.
O equipamento já foi disponibilizado pelo comando a todas as corporações do distrito para exercícios de fogos urbanos, industriais, espaços confinados e resgate de vítimas.

(saiba mais na edição impressa do Notícias de Ourém)

Ambulância e carro florestal precisam-se

Em 2008, os bombeiros de Caxarias completam 25 anos de existência. A sessão solene realiza-se a 10 de Maio. "Precisamos muito de um carro florestal porque demos baixa de um". E é uma viatura que "nos faz muita falta".
"Merecíamos pelo que já fizemos no concelho de Ourém", refere. "As pessoas sabem que são bons profissionais", comenta. A estimativa é que uma viatura deste tipo custe entre 140 a 150 mil euros, podendo chagar aos 200 mil. "É subsidiado por norma, pelo Estado". Mas "desde 1998 não recebemos um carro".
Os bombeiros de Ourém necessitam também de uma ambulância de socorro, algo que pode atingir entre os 35 mil e os 40 mil euros.
Para angariar fundos, os bombeiros de Caxarias ainda ponderaram realizar um cortejo mas "por respeito" aos bombeiros de Ourém, que deverão realizar o seu, este ano, decidiram não fazer. "Achamos que não devemos fazer cortejo no mesmo ano que Ourém. Vamos tentar outras iniciativas, umas provas de BTT, uns bailes", aponta.




Às portas do Enduro



2008 é o primeiro ano de actividade da nova associação Natureza, presidida por José Luís Brito e criada na sequência do trabalho desenvolvido pelos colaboradores do
Natureza Motor Clube.
E, neste primeiro ano, estão agendadas actividades para, praticamente, todos os meses, nalguns casos mesmo mais do que uma. A grande maioria destas tem lugar em Ourém, na pista do Escandarão.
IX Enduro Cidade de Ourém
Às portas está o IX Enduro Cidade de Ourém que se realiza já nos próximos dias 15, 16 e 17 de Fevereiro, contando, desta feita, com um promotor, a empresa Bianchi Prata Competições.
O Paddock e a zona de partidas e chegadas é junto ao Centro de Negócios, local onde se realizam as verificações administrativas e técnicas.
(saiba mais na edição impressa do Notícias de Ourém)

Pontos de interesse para acompanhar a corrida
Sábado dia 16-fevereiro
Especial cronometrada Enduro test Escandarão (especial em zona florestal)
Horários das passagens:
1º Passagem: 12:08 horas
2º Passagem: 13:39 horas
3º Passagem: 15:09 horas
4º Passagem: 16:39 horas
Especial cronometrada cross test Escandarão (especial na pista de motocross de Ourém)
Horários das passagens:
1º Passagem: 12:23 horas
2º Passagem: 13:53 horas
3º Passagem: 15:23 horas
4º Passagem: 16:53 horas
Especial cronometrada extreme test Escandarão (especial junto da pista de motocross de Ourém, com obstáculos de vários tipos)
Horários das passagens:
1º Passagem 12:39 horas
2º Passagem 14:09 horas
3º Passagem 15:39 horas
4º Passagem 17:09 horas
Zona trialeira Alvega (junto ás ultimas casas de Alvega, zona de descidas e subidas com elevado nivel de dificuldade)
Horário de passagens:
1º Passagem 13:14 horas
2º Passagem 14:44 horas
3º Passagem 16:14 horas
Padook Ourém (centro de negócios, pilotos e assistentes a efectuar a mudança de pneus nas suas motos, entre outros pequenos ajustes)
Horário: a partir das 16:18 horas (verdes) e a partir das 17:23 horas (elite e nacional)
Nota: todos estes locais estarão devidamente assinalados com placares informativos.
Domingo dia 17-fevereiro
Especial cronometrada Enduro test Escandarão (especial em zona florestal)
Horários das passagens:
1º Passagem: 10:08 horas
2º Passagem: 11:39 horas
3º Passagem: 13:09 horas
4º Passagem: 14:39 horas
5º Passagem: 16:09 horas
Especial cronometrada cross test Escandarão (especial na pista de motocross de Ourém)
Horários das passagens:
1º Passagem: 10:23 horas
2º Passagem: 11:53 horas
3º Passagem: 13:23 horas
4º Passagem: 14:53 horas
5º Passagem: 16:23 horas
Especial cronometrada extreme test Escandarão (especial junto da pista de motocross de Ourém, com obstáculos de vários tipos)
Horários das passagens:
1º Passagem 10:39 horas
2º Passagem 12:09 horas
3º Passagem 13:39 horas
4º Passagem 15:09 horas
5º Passagem 16:39 horas
Zona trialeira Alvega (junto ás ultimas casas de Alvega, zona de descidas e subidas com elevado nível de dificuldade)
Horário de passagens:
1º Passagem 11:14 horas
2º Passagem 12:44 horas
3º Passagem 14:14 horas
4º Passagem 15:44 horas
Padook Ourém (centro de negócios, chegada de concorrentes e entrega de prémios)
Horário: a partir das 15:45 horas (verdes) e a partir das 16:50 horas (elite e nacional).
Nota: todos estes locais estarão devidamente assinalados com placares informativos.

Velhas Guardas em convívio com Veteranos de Fátima



Os veteranos do Clube Desportivo de Fátima receberam os seus congéneres, das Velhas Guardas da Associação Portuguesa de Long Branch. A presença de atletas portugueses serviu para retribuir a estadia de um comitiva de veteranos fatimenses, em 2006.
Os emigrantes portugueses que, na maioria, são da região de Fátima e a viver nos Estados Unidos da América, encontram-se em Portugal até 12 de Fevereiro.
A 3 de Fevereiro, os dois grupos de veteranos disputaram um jogo de futebol, durante a manhã, cujo resultado cifrou-se na vitória dos Veteranos de Fátima sobre as Velhas Guardas de Long Branch, por 4-2. Mais que o resultado, o importante para todos é o convívio.
Foi na tarde de convívio e animação com direito a acordeão e cantigas, que o Notícias de Ourém foi encontrar o grupo que trocou lembranças. Mais de 80 pessoas, entre atletas e respectivas famílias passaram o dia em conjunto.
António Pereira, das Velhas Guardas salienta que "o convívio conta mais que o ganhar e o perder". O presidente desta associação adianta ainda que "ficámos surpreendidos. Não contávamos com uma recepção desta grandeza".
Foi a primeira vez que as Velhas Guardas de Long Branch vieram a Portugal, neste tipo de intercâmbio. "É sempre bom, é mais convívio, confraternização com toda a comunidade. E também serve para unir as cidades", explicou ao Notícias de Ourém, a importância deste encontro convívio.
"O que interessa é o convívio e a boa confraternização", salienta apesar do resultado. Quando os fatimenses estiveram em Long Branch foram os da casa que ganharam.
A comitiva de 35 pessoas que veio a Fátima trouxe jogadores que jogam semanalmente e, além das famílias, trouxe também outros elementos que quiseram aproveitar a viagem para visitar familiares.
Além dos torneios, a associação a que pertencem desenvolve várias actividades, também solidárias. Tal é o caso do apoio que já prestaram em iniciativas diversas aos bombeiros de Fátima e de São Mamede.
Jogos & torneios
Aldino Marques, quase a terminar o mandato à frente dos Veteranos de Fátima, salienta que o encontro "correu da melhor maneira". Na terceira parte, o convívio, uma das mais importantes nos derbys disputados, o responsável destaca, também, o facto de os elementos do outro grupo serem "quase todos vizinhos, nossos amigos" que vêm uma vez por ano, na maior parte dos casos, à terra natal.
Uma relação de amizade que se mantém em encontros, com alguns dos elementos, sempre que eles se deslocam a Portugal.
De quinze em quinze dias, os Veteranos disputam jogos, com equipas de norte a sul do país. O próximo jogo realiza-se este sábado, pelas 16h, com a congénere de Pombal, num jogo disputado em Vilar dos Prazeres.
O grupo desloca-se a Melgaço, dois dias, com as famílias, no início de Maio. As actividades fecham com a participação no torneio Padre Pereira a 14 de Junho. É a sexta edição deste torneio e reúne as equipas de veteranos de Anca, Borba e Melgaço, além dos fatimenses.
Antes, a 19 de Abril, data do 21º aniversário do Clube serão escolhidos os novos elementos da direcção. Aldino Marques pretende dar o lugar a outros elementos mais novos. Actualmente o grupo tem 40 sócios, com idades compreendidas entre os 32 e os 65 anos. Para pertencer aos Veteranos, é essencial que saiba jogar à bola.

Festa para a Lélita

Lélita fez anos na passada quarta-feira, dia 6. Mas a festa vai ter lugar no próximo domingo, dia 10, promovida pela Associação Natureza que, assim, pretende mostrar a sua amizade pela artista oureense, mas também gratidão pelo apoio que Lélita lhe tem dado ao longo dos anos, participando das mais diversas formas, nas suas actividades. Por isso a associação foi à procura de outros amigos e, no domingo, a festa será em grande, com muitos artistas convidados para a animar, aberta a todos quantos queiram participar e brindar à saúde da aniversariante. A partir das 14h30, no Clube Desportivo e Cultural de Seiça.

Paco Bandeira em Fátima

O autor e cantor Paco Bandeira vai participar num espectáculo de solidariedade que visa angariar fundos para o Centro de Recuperação Infantil de Fátima (CRIF), a 10 de Fevereiro. O objectivo é a construção de um pavilhão multiusos, junto às actuais instalações , no Moimento, Fátima.
"Será um espaço que conciliará a prática do desporto, com as áreas lúdica e cultural, para apoio aos utentes da casa", explica Paula Abreu, do CRIF. O espaço estará ainda preparado para acções de formação ou exposições. O projecto está concluído encontrando-se em fase de apreciação pela autarquia oureense.
O espectáculo de solidariedade tem início às 17h, com a repetição da peça "A poesia do corpo" . Depois do espectáculo do grupo do CRIF segue-se o concerto de Paco Bandeira.
Os bilhetes de entrada podem ser adquiridos na Secretaria do CRIF ou na loja de artigos religiosos do CRIF, no Moimento e na Rua Santa Isabel/Cova da Iria, respectivamente. No dia do espectáculo a compra pode ser efectuada no Centro Pastoral Paulo VI. Outras informações: C.R.I.F.: Tel.: 249 530 150 / Fax: 249 530 159 / e-mail: c.r.i.f@iol.pt

Pegadas de dinossauros candidatas a Património Mundial da UNESCO 

As Pegadas de dinossaúrios da Pedreira do Galinha e Vale de Meios, ambas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, bem como as de Pedra da Mua, no Parque Natural da Arrábida são candidatas a património mundial da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência ea cultura.
A candidatura portuguesa foi preparada sob a coordenação do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, em "estreita parceria" com as autoridades espanholas, sendo a proposta conjunta.
"As jazidas com pegadas de dinossáurios constituem locais de excepcional interesse geológico e paleontológico e têm valor universal do ponto de vista científico, didáctico e patrimonial, pois constituem relevantes vestígios de locomoção de dinossáurios", realçou a Comissão Nacional da UNESCO de Portugal.
"Outros trilhos, que por razões de ordem técnica não puderam nesta fase ser incluídos na candidatura, oportunamente serão objecto de uma adenda à presente proposta", refere a Comissão.
A candidatura foi apresentada a 31 de Janeiro e deve analisada na sessão de 2009 do Comité do Património Mundial, que decidirá sobre a sua integração na Lista do Património Mundial da UNESCO.

01 fevereiro 2008

Notícias de Ourém, 01 de Fevereiro de 2008

Catarino baralha e volta a dar

Grande agitação se tem vivido na Câmara de Ourém. O presidente tirou férias mas não para descansar como o comum dos mortais. Fê-lo para despachar papéis que se acumulavam e aproveitou para avançar com uma reestruturação quer nos serviços quer nos pelouros dos seus vereadores. Nos serviços foram as exigências dos novos tempos, segundo o próprio Catarino, que obrigaram às mudanças. A necessidade de colocar em determinados gabinetes técnicos especializados em diversas áreas, obrigou a reestruturação que passou pela troca de chefes de secção.


leia a notícia completa na edição impressa

Novo Centro de Congressos vai custar 9,5 milhões de euros

A Associação Industrial Portuguesa – Confederação Empresarial (AIP-CE) e a Câmara Municipal de Ourém assinaram um protocolo de cooperação para a concepção, construção, exploração e gestão do futuro Centro de Congressos de Fátima.
O protocolo foi assinado durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, entre David Catarino e Jorge Rocha de Matos. As duas entidades vão agora promover o projecto junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e do Turismo de Portugal “de forma a enquadrá-lo no PROT – Plano de Ordenamento do Território”.


leia a notícia completa na edição impressa

A 10 de Fevereiro: Paco Bandeira em Fátima

O autor e cantor Paco Bandeira vai participar num espectáculo de solidariedade que visa angariar fundos para o Centro de Recuperação Infantil de Fátima (CRIF), a 10 de Fevereiro. O objectivo é a construção de um pavilhão multiusos, junto às actuais instalações , no Moimento, Fátima.
“Será um espaço que conciliará a prática do desporto, com as áreas lúdica e cultural, para apoio aos utentes da casa”, explica Paula Abreu, do CRIF. O espaço estará ainda preparado para acções de formação ou exposições. O projecto está concluído encontrando-se em fase de apreciação pela autarquia oureense.
O espectáculo de solidariedade tem início às 17h, com a repetição da peça “A poesia do corpo” apresentada pelo CRIF, na “Noite da diferença”, que juntou todas as instituições que trabalham com pessoas com deficiência, a 7 de Dezembro, no Centro Pastoral Paulo VI. Depois do espectáculo do grupo do CRIF segue-se o concerto de Paco Bandeira.
Os bilhetes de entrada podem ser adquiridos na Secretaria do CRIF ou na loja de artigos religiosos do CRIF, no Moimento e na Rua Santa Isabel/Cova da Iria, respectivamente. No dia do espectáculo a compra pode ser efectuada no Centro Pastoral Paulo VI. Outras informações:
C.R.I.F.: Tel.: 249 530 150 / Fax: 249 530 159 / e-mail: c.r.i.f@iol.pt

ACISO entrega diplomas a 360

A Associação Empresarial Ourém – Fátima entregou os diplomas de formação, nas mais variadas áreas a 360 activos.
Ao longo de 2007, nos dois semestres de formação, a associação entregou 680 certificados.
Carlos Batista, presidente da associação comercial agradeceu a preferência dos formandos ciente que “é porque acreditam na qualidade da formação, que é inquestionável”.


leia a notícia completa na edição impressa

Seiça em festa

No próximo domingo, dia 3 de Fevereiro, a paróquia de Seiça comemora os festejos em honra de Nossa Senhora da Purificação. Do programa matinal, destaca-se a chegada dos estandartes e imagens dos lugares e a recolha dos andores (10h30), e o momento solene da celebração da eucaristia (11h00).
De tarde, após a boa ementa regional, à disposição no Salão Paroquial, onde estarão também os acólitos em confraternização, o adro da Igreja irá ter grande animação com concertos musicais, a par da abertura de bares, onde se poderá viajar no tempo e saborear bolos caseiros com o bom “café da avó”. Os tão apreciados pinhões também irão marcar presença.
Outro ponto alto da festividade será a homenagem aos aniversariantes e a consagração das mães (17h30).

Código do Trabalho em 20ª edição


Foi apresentada, no passado sábado ao início da tarde, no Orfeão de Leiria, a vigésima edição do «Código do Trabalho» do oureense Fernando Gonçalves em co-autoria com Manuel João Alves.
Na apresentação desta edição, aos autores coube fazer os agradecimentos num dia especialmente marcante para o alburitelense Fernando Gonçalves, já que assinala a morte de seu pai, que ele mesmo recordou, apontando-o como o seu «ídolo e exemplo de vida».
Ainda antes da apresentação da edição, a cargo do Juiz Desembargador Jacinto Meca, foi dado a saber aos presentes que o valor dos direitos autorais alcançados naquela sessão, iriam reverter a favor de duas instituições de solidariedade social de Leiria que deverão ser escolhidas através de sorteio a anunciar.
Jacinto Meca começou por apontar os «méritos e qualidade» de uma obra que atinge um recorde de vendas inesperado, tornando-a um «caso raro de sucesso na área do direito». Mas para o Desembargador, tal é devido ao facto da obra se apresentar como «um manual onde todos podem encontrar respostas a casos concretos e não apenas uma obra para especialistas na área».
Considera-a ainda «uma obra bem estruturada, até para quem estiver menos bem familiarizado com o direito do trabalho» e onde «nada passou ao crivo dos autores».
Para o juiz, outra qualidade do Código é a de ele «abrir portas para percorrer outras matérias» sendo ainda uma «obra auto-suficiente porque compila toda a legislação do Direito do Trabalho, facilitando a vida ao utilizador e evitando-lhe perdas de tempo».

ACISO: Pedro Pereira é candidato


No próximo dia 31 de Janeiro, pelas 21H00’, terá lugar, na Sede da ACISO, em Ourém, o Acto de Eleição dos Corpos Gerentes da Associação para o triénio 2008 -2010.
Rui Pedro Marto Pereira, nascido e residente em Fátima e Licenciado em Gestão Turística e Hoteleira é, até agora, o único candidato à liderança da ACISO, tendo no passado já assumido responsabilidades nessa Associação enquanto seu Vice-presidente.
Da Lista encabeçada por Pedro Pereira à Direcção da ACISO, constam nomes como Domingos Neves – em representação da Empresa CliniFatima, L.da -, Pedro Carvalho – em representação da Forma, L.da -, Armindo Oliveira – a título de Empresário em Nome Individual e João Rosa – em representação da Empresa Datamóvel, L.da – que integrava, até aqui, a anterior Direcção da ACISO.
Carlos Batista, até agora Presidente da Direcção da ACISO, integra igualmente a Lista apresentada por Pedro Pereira, desta vez na condição de candidato a Presidente da Mesa da Assembleia-geral.

Oureenses na bênção dos ciclistas

Cinco mil ciclistas, B.T.Tistas, ciclodesportistas, cicloturistas, e amantes da bicicleta além das suas famílias percorreram muitos quilómetros para pedir a bênção a Nossa Senhora.
Vieram de diversos pontos do país para participaram na VI Bênção de ciclistas, a 27 de Janeiro. A grande maioria que se manifestou presente é oriunda da diocese de Leiria Fátima, sendo muitos dos presentes residentes nesta região.



leia a notícia completa na edição impressa

PSP alerta: Carnaval em Segurança

Bombas de Carnaval – o que são?
São artifícios pirotécnicos formados por conjuntos de substâncias químicas que, quando iniciadas por uma fonte de energia, produzem efeitos sonoros ou luminosos.
Para que servem?
Os artifícios pirotécnicos utilizam-se para realizar espectáculos onde se pretende produzir um efeito luminoso ou sonoro para a celebração de qualquer evento.
Onde se devem usar?
Os artifícios pirotécnicos devem ser utilizados em espaços livres, afastados de casas e pessoas, pois qualquer acidente poderá ter consequências graves.
Quem pode utilizar?
De acordo com a lei apenas poderão utilizar artigos pirotécnicos quem se encontrar licenciado pela Polícia.
Quem pode vender?
A venda de artigos pirotécnicos apenas poderá ser efectuada por quem se encontre habilitado com uma autorização especial que se chama CARTA DE ESTANQUEIRO.
A PSP recomenda
- Não utilizes artigos pirotécnicos.
- Se te oferecerem estes artigos contacta o agente de autoridade ou o responsável pela Escola.
- Se os encontrares, não mexas e chama o agente de autoridade ou o responsável pela Escola.
- Mesmo que pareçam já ter sido utilizados ainda podem rebentar, por isso, não lhes mexas.
- Nunca transportes artigos pirotécnicos nos bolsos porque com o calor e a fricção, eles podem-se iniciar sozinhos e rebentar.
- Se alguém estiver a queimar artigos pirotécnicos afasta-te, porque eles deslocam-se com as explosões e podem-te atingir.
- Nunca atires artigos pirotécnicos para uma fogueira, pois podem explodir ou aumentar o fogo de forma incontrolável.
- Nunca introduzas artigos pirotécnicos em garrafas ou latas pois podem rebentar e projectar pedaços, ferindo-te.
Perigos
Os acidentes com artigos pirotécnicos podem causar queimaduras graves e mesmo amputações de membros.

Câmara apadrinha “Fátima Solidária”

“Não iremos ficar indiferentes às desgraças do mundo”. Foi com esta expressão que David Catarino, Presidente da Câmara Municipal de Ourém e um dos 28 fundadores da associação agora criada, deu o mote à cerimónia de assinatura da escritura que formaliza a criação da Associação Fátima Solidária -AFS-, uma colectividade de cariz humanitário e social.
Entre os objectivos da AFS está a formação profissional ao longo da vida, a integração e inclusão social, a protecção da saúde e a promoção de acções de cooperação e de solidariedade nacional e internacional, com especial enfoque nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
No mais imediato a associação tem projectos para uma Universidade Sénior, sediada nas instalações da APEFF- Associação de Promoção Ensino e Formação de Fátima, no antigo seminário dos Monfortinos, em Fátima, tendo-se já iniciado contactos com potenciais docentes.
Catarino deu indicação também de que a autarquia iria canalizar os recursos que dispõe para a solidariedade internacional para a associação “A câmara não tem na sua natureza esta vocação”, afirmou.
A sede da associação é em Fátima, no edifício sede da APEFF.
Gab. Imp. CMO

Presidente da Câmara escreve a Cavaco

O presidente da Câmara, David Catarino escreveu ao presidente da República pedindo a sua intervenção neste caso da extinção da Região de Turismo Leiria-Fátima. Na carta, datada de 10 de Janeiro, o autarca recorre a Cavaco Silva, “no desespero que resulta da situação” para que “desenvolva as diligências que possam impedir este gravoso percurso de destruição de identidade turística de Leiria-Fátima”.
David Catarino refere que o Plano Estratégico Nacional de Turismo revela uma “atitude relativamente a Fátima que não conseguimos compreender”. Garante o autarca que “Fátima é sem dúvida um destino religioso”.
Entende o presidente da Câmara que a “legitimidade democrática não permite destruir aquilo que é o nosso património e o fluxo de cinco ou seis milhões de visitantes que anualmente visita Fátima é uma parte muito significa, diremos, preponderante do nosso património”.
Segundo Catarino, este diploma vai desmembrar a região “perdendo-se assim o território turístico que há décadas funciona com produtos turísticos que complementam o destino religioso que é Fátima”.

Catarino quer mais GNR

O presidente da Câmara de Ourém remeteu, na semana passada, um documento ao ministro da Administração Interna, em sequência de audiência tida na véspera, a fim de dar o «contributo» da autarquia com vista à definição das alterações que estão a ser feitas nas forças de segurança do país.


leia a notícia completa na edição impressa

Fátima: Assaltantes levam dinheiro e tabaco

A Casa do Povo de Fátima foi assaltada, na noite de 27 para 28 de Janeiro. Os valores ainda não estão totalmente contabilizados, tendo os assaltantes levado dinheiro e tabaco, além de um computador com ligação à internet.
O bar da Casa do Povo esteve aberto até por volta das 23h30, depois do final do jogo do Sporting-Porto. Pela manhã, um dos responsáveis da colectividade notou algo de estranho da fechadura. E deu-se conta da fechadura forçada de uma porta e de um vidro retirado do sítio.


leia a notícia completa na edição impressa

GNR - Destacamento Territorial de Tomar

De 18JAN a 24JAN08, registaram-se 16 (dezasseis) acidentes de viação, dos quais resultaram, 02 (dois) feridos ligeiros.
Em 18 de Janeiro de 2008, o Núcleo Escola Segura (NES), do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Tomar, realizou acções de sensibilização em várias escolas dos concelhos de Ourém e Tomar, sobre a temática “ cuidados a ter com artigos pirotécnicos ”, estiveram presentes 153 (cento e cinquenta e três) alunos, 09 (nove) professores e 02 (duas) auxiliares.
Em 21 de Janeiro de 2008, o Núcleo Escola Segura (NES), do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Tomar, realizou acções de sensibilização em várias escolas dos concelhos de Ourém e Vila Nova da Barquinha, sobre a temática “ cuidados a ter com artigos pirotécnicos ”, estiveram presentes 155 (cento e cinquenta e cinco) alunos, 07 (sete) professores e 01 (um) auxiliar.
Em 22 de Janeiro de 2008, o Núcleo Escola Segura (NES), do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Tomar, em articulação com a equipa de cavalaria e cinotécnica efectuaram demonstração de meios Equestres e Canídeos, no Jardim Infância do Cercal – Ourém, estiveram presentes 54 (cinquenta e quatro) alunos, 01 (uma) educadora e 20 (vinte) populares.
Em 24 de Janeiro de 2008, o Núcleo Escola Segura (NES), do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Tomar, realizou acções de sensibilização na escola E.B 1 e no Jardim de Infância do Sobral Nª Senhora das Misericórdias - Ourém, sobre a temática “Cuidados a ter com Artigos Pirotécnicos”, estiveram presentes 36 (trinta e seis) alunos, 01 (um) professor, e 01 (um) auxiliar.
Na área de acção do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Tomar, no período de 18JAN a 24JAN08, foram apresentadas 05 (cinco) queixas por maus-tratos a cônjuge (*)
(*) Maus-tratos e infracção de regras de segurança, crime nos termos do Artigo 152.º do Código Penal.