29 junho 2006

Surdos lêm celebração

Os gestos mostravam que estes eram peregrinos diferentes. Diante do ecran colocado do lado direito do Santuário, junto à colunata sul, dezenas de surdos participaram de forma mais activa, na peregrinação realizada ao Santuário de Fátima, a 25 de Junho.
As palavras que se fizeram ouvir, no recinto foram sendo debitadas, bem como os cânticos, letra atrás de letra no monitor. Quem acompanhou esta eucaristia, a partir de casa, com transmissão pela RTP 1, fê-lo a partir da tradução gestual, no canto inferior direito do ecran.
Esta primeira experiência insere-se num projecto piloto que o Instituto Politécnico de Leiria está a levar a cabo com Santuário de Fátima, a delegação de Leiria da Acapo - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e a Associação de Surdos da Alta Estremadura (ASAE).
O objectivo do "Fátima Acessível" é tornar permitir a pessoas diferentes como cegos e surdos, uma participação na eucaristia.
Descrição de espaços
Pela primeira vez, os peregrinos vão poder ouvir a "descrição pormenorizada de espaços, da arquitectura, de obras de arte, de imagens e dos vários objectos de importância" daquele espaço religioso, explica Josélia Neves, professora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria.
Durante o sábado, foram apresentadas audio-descrições dos Túmulos dos Pastorinhos, da Capelinha das Aparições, e da Casa de Lúcia, do Poço do Arneiro, dos Valinhos e da Loca do Cabeço.
Uma imagem de Nossa Senhora esteve disponível para ser "tocada e sentida" pelos cegos que irão também participar na eucaristia, através da leitura de textos religiosos em Braille, já preparados para o efeito.
Sofrimento com fé
Durante a celebração, o bispo emérito de Coimbra, D. João Alves referiu-se de modo especial a estes peregrinos. "Tenhamos presentes, hoje, de modo especial, os nossos irmãos surdos que quiseram fazer a sua peregrinação a este santuário. Acolhemo-vos, também, como iguais".
Aos fiéis, na celebração que, coincide com a primeira peregrinação nacional das religiosas das Dores, ao Santuário, o prelado referiu que, em situações de sofrimento, a resposta de um cristão deve ser a confiança em Deus. Porque "pode ajudar-nos a tornar fecundo o sofrimento", ou seja, a compreender o porquê deste mesmo sofrimento, à luz da fé.
Nas palavras finais da homilia que, dirigiu aos peregrinos, exortou-os a que "a nossa vida seja vivida com alegria e na paciência mesmo nas horas de sofrimento".

Concerto 250 anos de Mozart

Inserido nas Festas da Cidade e do Concelho de Ourém e a convite da Câmara Municipal de Ourém, o Conservatório de Música de Ourém participou no Concerto "250 de Mozart", realizado no dia 20 de Junho, no Cine-teatro Municipal de Ourém.
Para este concerto o Conservatório de Música de Ourém apresentou Carolina Sablayrolles, uma pianista finalista da ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e aluna da conceituada pianista Maria João Pires, reconhecida mundialmente como uma das melhores intérpretes da música de Mozart.
Carolina Sablayrolles encantou o público com Fantasia Sonata em Dó menor e Sonata em Dó menor – Molto Allegro, Adágio e Allegro Assai.
Coube a José Bernardo Reis, aluno brilhante do Conservatório de Música de Ourém, vencedor do Concurso de Piano "Mozart no Ribatejo", fazer a parte final do concerto interpretando Rondo em Lá Maior.

Vespourém junta trezentos



Trezentos vespistas deram um outro som e colorido no último fim-de-semana a Ourém. Além da habitual animação e convívio, o terceiro encontro de vespas fica marcado por um show de strip-tease, algo inédito em encontros deste tipo. A música popular esteve a cargo, no concerto da noite, dos "Amigos da farra".
Do Barreiro veio o grupo que percorreu mais quilómetros. A estes, juntaram-se outros, vindos de Peniche, Pombal, Barquinha, Tomar, Mira de Aire, Turquel, além de outras localidades.
O presidente do clube, Vítor Mota salienta neste encontro, um maior número de participantes. O que é explicado com a actividade do clube, e a participação noutros encontros onde têm ganho prémios.
O quartel general desta concentração foi o campo da Caridade, um espaço que, segundo o presidente do clube, é o ideal para este tipo de actividades.
Este responsável destaca ainda a ausência de acidentes e apesar destes encontros não terem muitos visitantes, estiveram lá alguns curiosos, salienta. Isto apesar de "o pessoal ainda não está muito motivado".
O programa deste encontro de dois dias incluiu a visita aos Moleiros da Ribeira e a degustação de vinho de produtor numa quinta em Fátima. Ao Notícias de Ourém, Vítor Mota salientou que o objectivo tem sido dar a conhecer o concelho aos participantes, sem que o percurso seja o mesmo. Para que este encontro fosse possível, a direcção contou com o apoio de sócios, na logística e, de empresas do concelho.
O grupo com mais elementos presentes foi o de Sandoeira – Vespomania. Do clube organizador participaram 70 elementos. Actualmente o grupo tem 90 sócios. Em breve, o clube vai comemorar o segundo aniversário.
A moto mais antiga presente na concentração, pertence a de João Santos, de Sandoeira. Trata-se de uma vespa 150.
A vespa sorteada neste encontro, ficou na posse de Helena Mendes, de Ourém.De salientar, também que, a única participante foi Manuela Paixão, de pé de Cão, Torres Novas.
Na prova de perícia, para testar a habilidade dos condutores, em primeiro lugar ficou Lecas, do clube Vespinga; em segundo Mário Paixão, do Vespourém e Baptista, do Vespoalmourol.
A próxima participação em que o Vespourém participa, realiza-se a 1 e 2 de Julho, na concentração do Vespa Clube Oeste, em Atouguia da baleia, Peniche.

Amantes de automóveis e motos antigas em passeio



O desafio é conhecer o concelho passeando num carro ou moto antiga. E, proporcionar aos participantes o convívio num ambiente de amizade. Trata-se do terceiro passeio de automóveis e motos antigas que se realiza a 16 de Julho de 2006.
A iniciativa de um grupo de amigos que se reúne habitualmente, para passear e que, está a tentar fazer nascer um clube.
Neste passeio podem participar todos aqueles que possuam carros e motos com mais de vinte anos, seja qual for a marca e o valor comercial. Neste passeio convívio, os participantes saem, pelas 9h, junto ao centro de Negócios. Seguem em comitiva até aos castelos para apreciar a paisagem. Daí, vão em direcção às Pegadas dos Dinossáurios onde farão uma paragem e visita. No espaço exterior ao Santuário da Ortiga, os participantes irão disputar um jogo em que o prémio é um mealheiro com uma quantia de dinheiro. A comitiva de carros e motos antigas parará no Vilar dos Prazeres, para almoçar, no restaurante "O Álvaro".
De volta à estrada, o percurso da tarde inclui uma passagem pela zona industrial de Vilar dos Prazeres rumando em direcção a Fátima. Depois de uma visita panorâmica pela cidade, os participantes visitam o show room da Terra do móvel. De regresso a Ourém, haverá um lanche convívio com animação para encerrar o passeio.
Para mais informações e inscrições os interessados devem contactar a organização:
Hermínio C. Silva: 964020022/96648147
José Espírito Santo: 917714685
Manuel Costa: 917839198
Fax: 249 595 25
Clube em constituição
O clube de automóveis e motas antigas de Ourém, presentemente, em fase de constituição resulta do entusiasmo de um conjunto de amantes de automóveis e motos de colecção, da região de Ourém. Este grupo tem reunido, esporadicamente, a pretexto de alguns passeios de convívio.
Esta associação de que, Hermínio C. Silva é um dos entusiastas tem por objectivo promover, organizar e dinamizar actividades ligadas ao automóvel antigo/clássico, no domínio histórico, social, cultural, desportivo e de lazer: passeios, colóquios, modelismo, restauro e consultadoria técnica.
O clube visa ainda contribuir para a divulgação externa do concelho proporcionando aos participantes dos eventos o contacto com a riqueza natural, paisagística e gastronómica.
Projectada está já, além dos passeios e visitas, a página da Internet e a revista do clube para o divulgar. A sede a criação de uma secção museológica também é uma das preocupações desta associação. A mesma pretende ainda realizar mostras e seminários dedicados à temática do automóvel antigo e levar a cabo um cadastro técnico e histórico dos automóveis do clube.

Novo bispo recebido calorosamente

Quando saiu do carro, as palmas dos fiéis começaram a ouvir-se, junto à Sé de Leiria. Desde esse momento, às 16h30 até ao momento em que entrou na Sé e rezou na capela do Santíssimo, as palmas ecoram por várias vezes, na Sé de Leiria, repleta de fiéis, durante a celebração em que, tomou oficialmente posse, como bispo diocesano.
Foi calorosa a recepção com que os diocesanos presentearam D. António Marto que entrou oficialmente, na diocese de Leiria-Fátima. A emoção foi visível particularmente, no abraço mais apertado aos seus familiares.
Mais de 150 sacerdotes e vinte e cinco bispos quiseram estar presentes nesta passagem de testemunho, entre os quais um representante do núncio apostólico. Juntaram-se ainda diversas personalidades civis e religiosas que apresentaram cumprimentos ao novo bispo. Presentes estiveram o presidente de Câmara de Ourém e o governador civil de Santarém.
À entrega do báculo por D. Serafim ao novo bispo, as palmas voltaram a ouvir-se num templo apinhado de gente.
"Tu foste considerado perfeitamente idóneo para acolher esta família de fiéis", ouviu-se da carta apostólica, lida publicamente, durante a cerimónia.
Na missiva, Bento XVI exorta o novo prelado da diocese de Leiria-Fátim a pedir a protecção à virgem de Fátima, para o seu trabalho, "da qual serás especial fiel".
D. António Marto reconduziu provisoriamente todos os responsáveis, nos respectivos cargos, até que seja, constituído, "oportunamente" o "conselho presbiteral".
Ao que tudo indica, D. António Marto deverá reconduzir o padre Jorge Guarda como vigário-geral da diocese. Vítor Coutinho, director do Centro de Formação e Cultura deverá ser seu secretário. Estas nomeações aguardam confirmação, por decreto, do novo bispo.
D. Serafim Ferreira e Silva passa a bispo emérito da diocese e fixa residência na Casa Nossa Senhora do Carmo, em Fátima.
Papa convidado a vir a Fátima
D. António Marto irá pedir uma audiência ao papa bento XVI, para final deste ano. Nesse encontro, o bispo de Leiria-Fátima irá formalizar o convite para que Bento XVI se desloque a Fátima, por ocasião das comemorações dos 90 anos das Aparições aos pastorinhos.
"Naturalmente, eu creio que todo o país está a desejar um a vinda do Papa a Portugal", principalmente num momento em que se comemora os "90 anos das Aparições" e é esperada a "conclusão do processo de canonização dos Pastorinhos" Francisco e Jacinta Marto, afirmou D. António Marto.
"Agora, vamos ver se (a visita) será 13 de Maio ou a 13 de Outubro porque a inauguração da nova basílica de Fátima será em Outubro de 2007", disse D. António Marto, salientando que a decisão final só será tomada após contactos com "o reitor do Santuário e com a Conferência Episcopal para saber qual a melhor data".
O trabalho pastoral em Fátima irá merecer uma particular atenção, disse D. António Marto, revelando que o papel do Santuário foi também destacado por Bento XVI, numa mensagem recente que lhe dirigiu através da Congregação dos Bispos.
"O Santo Padre põe expectativas grandes na dimensão europeia e mundial do Santuário e isso será uma das preocupações a ter em conta", afirmou D. António Marto, que quer afirmar a instituição como um "centro de espiritualidade europeia e mundial".
"Maria, Mãe da Igreja, sustenta a fé eclesial nos momentos de dificuldade e de provação. A Ela peço que guie os meus passos na minha missão de confirmar os irmãos na fé. Junto do seu santuário, na Cova da Iria, em união íntima ao seu Coração Imaculado, deixemo-nos confortar pelas palavras de Jesus: "Não tenhais medo! Tende confiança! Eu estarei convosco, todos os dias, até ao fim dos tempos!"". As palavras são de António Marto que, hoje, 25 de Junho, tomou posse como bispo da diocese de Leiria-Fátima. No último parágrafo da sua homilia, o prelado reafirmou a sua devoção a Nossa Senhora e lembrou a importância de Fátima.
Já na diocese de Leiria-Fátima, António Marto não deixa de recordar os seus antigos diocesanos de Viseu. "Desde que disse sim à nomeação do Santo Padre, vós entrastes no meu coração de pastor. Dele não sairão os muitos que até agora amei e guiei na fé, mas com eles – tende a certeza – entrais todos vós com pleno direito de filhos", afirmou.

Alunos recolhem livros para biblioteca da Casa da criança



No âmbito da disciplina "Área de Projecto", os alunos do 8ºB da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Ourém, sob a coordenação da professora Paula Gonçalves, levaram a cabo diversas iniciativas que com vista à angariação de livros para a biblioteca da Casa da Criança do Olival.
Os alunos desenvolveram diversas actividades no decorrer do ano lectivo como a afixação de cartazes que apelavam à participação de toda a comunidade escolar ou a venda de artigos produzidos por eles como (porta-chaves, pulseiras e anéis de missangas e ráfia, "tererés", marcadores de livros, entre outros). Estas vendas renderam 123 euros, com os quais foram adquiridos 23 livros infanto-juvenis variados. Além destes livros foram recolhidos ainda 50 livros e diversos materiais (como canetas, cadernos, cd’s didácticos, lápis de cor) os quais foram entregues à "Associação Um Sorriso Um Amigo" que os entregará à Casa da Criança.

No rescaldo das Festas



Na inauguração das tasquinhas, na passada sexta-feira, o presidente da Câmara reconheceu a necessidade de rever o formato da parte expositiva nas festas, visto que estas se iniciam, actualmente, já depois de terem decorrido as cerimónias oficiais, sendo desejável que as coisas aconteçam em simultâneo. Catarino destacou ainda a presença de um responsável da Deco enquanto informava a instalação desta associação de defesa do consumidor no Centro de Negócios de Ourém.
À presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões, coube fazer o apelo à participação popular nas festas como forma de motivar quem organiza mas também os expositores e as colectividades que ali servem refeições, animando o espaço.
Pinturas e balões
De entre os expositores presentes, salientamos este ano a presença de muitos artesãos vindos de fora do concelho, incluindo um stand do Brasil.
O nosso destaque vai para o «Cantinho Mágico». Um espaço que fez as alegrias dos mais pequenos e, por isso mesmo, o mais concorrido durante o certame. Rogério Faria e Lídia Vieira são primos. Ele tem uma empresa de animação, a «Galito Animação»; ela abriu, há pouco tempo, uma loja em Fátima, de decoração infantil, o «Cantinho Mágico» que incide especialmente em pintura de móveis. Ali, pintava as caras dos pequenotes enquanto o primo oferecia balões modelados. Um verdadeiro sucesso junto das crianças que faziam fila junto ao stand.
Concertos
Dizia o presidente da Câmara na abertura oficial das tasquinhas e exposição que os concertos haviam sido pensados para corresponder ao gosto dos diferentes públicos. De facto foi um pouco assim. No primeiro dia, sexta-feira, a banda BOSS AC destinou-se especialmente aos mais novos. O som demasiado alto acabou por afugentar alguns «heróis» menos jovens mas permitiu à rapaziada mandar uns saltos e uns gritos «à maneira». Já mais calmo, o sábado contou com os Santos e Pecadores que animaram, sobretudo com os temas mais conhecidos. O concerto de domingo trouxe Toy e acabou por constituir um momento bastante agradável para o público presente que acorreu em muito menos número que nos dias anteriores. Porém, e apesar do frio, a verdade é que até os mais reticentes a este tipo de música acabaram por gostar, em particular de temas que se popularizaram através da novela «Olhos de Água» mas também de algumas canções «velhinhas» que se imortalizaram quer na panorâmica da música nacional quer internacional. Para além disso aquela característica própria do Toy, a que já aludimos em edições anteriores, que o leva ao improviso em palco, trocando a letra original das suas cantigas por versos onde surge o nome de Ourém, acaba por animar a audiência, dando um colorido diferente aos espectáculos. Goste-se ou não do tipo de música, há que reconhecer esse mérito e perceber que face ao objectivo apresentado por Catarino, os espectáculos acabaram por cumprir.

Ourém com carta arqueológica

Foi apresentada durante as Festas da Cidade a Carta Arqueológica do Concelho de Ourém, que, segundo os seus responsáveis, mais que o ponto de chegada para o trabalho desenvolvido, é um «ponto de partida para o início de futuros trabalhos de investigação e de intervenção». Até porque «uma carta arqueológica deve ser perspectivada como um trabalho inacabado».
A apresentação da obra esteve a cargo de João Pedro Bernardes, ele próprio um dos intervenientes na sua elaboração.
João Bernardes começou por apontar a importância deste tipo de trabalho para o desenvolvimento concelhio, considerando que este «não tem que ser lesivo quer para o património natural quer para o cultural».
A carta começa por dar uma perspectiva física do concelho com os solos calcários a sul e as areias a norte. É devido a esta ambivalência, afirmou o orador, que a ocupação humana se manifesta bastante diferenciada.
È a toponímia e as lendas que nos trazem, muitas vezes, de forma sub-reptícia, informação sobre povos e feitos de outrora e em Ourém vêm destacar a presença moura, embora se considere uma ocupação do território do concelho mais antiga que a islâmica. Ourém terá funcionado sempre como fornecedora de matérias-primas, sobretudo sílex, para as terras vizinhas ao mesmo tempo que ia recebendo diferentes influências de povos que o ocuparam.
Aliás, Ourém afirma-se como uma terra de transição, entre Tomar e Leiria e vive muito do tráfego entre estas duas cidades desde antes ainda do período medieval, assumindo-se assim como terra de charneira.
Nesta carta arqueológica vamos encontrar um pouco a explicação do que Ourém é. E diz João Bernardes, «constata-se que não somos mais que uns inquilinos».
Considera ainda que a carta nos ensina «a olhar o passado» e por isso, o município dispõe agora de um instrumento «para os oureenses conhecerem melhor» a sua terra.
Também a coordenadora do projecto, Jaqueline Pereira salientou tratar-se de um trabalho que «só agora começou», cujos textos são interpretações do povoamento do concelho noutros tempos. Acredita que a metodologia seguida, com textos de vários autores, vem enriquecer a obra mas deixa claro que é preciso que os responsáveis políticos concelhios dinamizem a noção de comunidade e que os mais novos ouçam as histórias da sua terra porque são estes quem mais necessita de uma entidade. Essa tarefa, defende a arqueóloga, cabe à própria sociedade que não deve deixar perder a identidade colectiva que a une.

Colheita de sangue

O centro Regional de Sangue de Coimbra vai realizar, a 28 de Julho, uma colheita de sangue, em Ourém. A colheita realiza-se entre as 9h e as 13h, nas instalações do Centro paroquial de Nossa Senhora da Piedade. Para poder dar sangue é preciso ter mais de 18 e menos de 65 anos e ser saudável. Dar sangue é dar vida.

A OureArte e MusicArte



Musicarte foi o nome escolhido para o primeiro ciclo de música e artes que a OUREARTE (Escola de Música e Artes de Ourém) está a levar a efeito durante os meses de Junho e Julho e que inclui actividades como:
- Concertos didácticos – Musical – " À descoberta da música" e "Percussão e marionetas"
- Concerto de percussão – "Outros Sons"
- Audição final – "Apontamentos musicais"
- Concerto por professores da Ourearte – "Notas Soltas"
A OUREARTE pretende, cada vez mais, cultivar o gosto dos oureenses por estas artes, sensibilizando-os para a importância da música e dança nas nossas vidas, pois entendemos ser fundamental fazer com que a música nos acompanhe sempre.
O primeiro Musicarte dividir-se-á em duas fases: uma com três actividades dedicadas mais às crianças e adolescentes e outra com duas para a juventude e público em geral. Os dois primeiros tiveram lugar na APDAF e no Cine-Teatro, tendo contado com a presença de palhaços e, ainda, de vários professores que fizeram as delícias da criançada, proporcionando-lhes momentos de verdadeira alegria.
Além disso, apimentar as férias que se avizinham com um pouco de música é sempre mais saboroso, principalmente quanto a Escola de Música e Artes de Ourém – Ourearte pensou em actividades às quais toda a família pode assistir, pois, considera ser fundamental promover a participação de pais e filhos nas suas iniciativas, de forma a que passem mais tempo juntos.
Esperamos, sinceramente, contar com a presença de todos vós nas actividades do primeiro Musicarte, pois, planeámos a iniciativa a pensar em momentos de descontracção, acompanhados de boa música, já que afinal de contas "quando o canto e a música forem preocupação de muitos, poucos restarão para preocupar-se com a tristeza".
Ficamos a aguardar a vossa presença no Musicarte. Obrigado e brevemente vos daremos conta das actividades da segunda fase do Musicarte.

Vacinação de cães

Continua a campanha de identificação electrónica (microships) e vacinação anti-rábica de 2006, até 9 de Julho.
Assim, nos dias 1, 2, 8 e 9 de Julho, o veterinário vai estar nas freguesias de Espite e N. S. da Piedade, Seiça, Fátima, Olival e Gondemaria, de acordo com o calendário que se segue e nos locais do costume:
Dia 1 – Espite, N. Sra. da Piedade:
Brejo - 07h30; Espite – 08h00; Arieiro – 09h00; Arneiros – 9h30; Fartaria – 10h00; Cumieira – 10h30; Memória – 11h00;
N. S. da Piedade
Alqueidão – 12h00; Ourém (mercado municipal) – 12h30; Pinheiro – 13h30; Casal Crespo – 14h00.
Dia 2 – N.S. Piedade e Seiça
Vale Travesso – 07h30; Fontaínhas – 8h30; Valada – 9h30; Peras Ruivas (junto ao café) – 10h00; Peras Ruivas (cimo da povoação) – 11h00; Vale da Cordela – 11h30; Outeiro – 12h30; Tacoaria – 13h30; Quinta de Seiça – 14h00; Coroados – 14h30; Cristóvãos – 15h00;
Dia 8 – Fátima
Moita Redonda – 7h30; Fátima – 8h30; Moitas – 9h30; Amoreira – 10h00; Giesteira – 11h00; Eira da Pedra – 12h00; Valinho – 13h00; Boleiros – 13h30; Maxieira – 14h30.
Dia 9 – Olival e Gondemaria
Barrocaria – 7h30; Olival - 9h00; Óbidos – 10h00; Aldeia Nova – 10h30; Mossomodia - 11h00; Casaria – 12h00; Ventilharia - 12h30; Tomaréis - 13h30; Conceição – 14h30; Santarém dos Tojos – 15h30; Fartaria – 16h00; Gondemaria – 16h30.

Casos de Polícia

A 19 de Junho, o furto em interior de residência, em Cercal, rendeu aos larápios 275 euros. Desconhece-se os autores do furto.
No mesmo dia, foi registado o furto no interior de uma residência, em Alqueidão, Seiça. Desconhece-se o valor do furto e os autores do mesmo.
Um incêndio em Casal, Alburitel destruiu dois mil metros quadrados de mato e restolho. Uma colisão, em Urqueira, entre dois veículos ligeiros, provocou danos materiais.
Uma pessoa ficou ferida, sem gravidade, na sequência de um choque entre dois veículos ligeiros, em Casal dos Bernardos, a 21 de Junho. Também da colisão entre um veículo ligeiro e um veículo sem motor, em Murtal, Atouguia, no mesmo dia, resultou um ferido leve.
Dois feridos ligeiros é o balanço de uma colisão entre duas viaturas ligeiras, em Carvoeira, Caxarias. Neste dia registou-se ainda um incêndio florestal, em Lomba de ovelha, Atouguia. Arderam 30 metros quadrados de área. As causas e os valores são desconhecidos.
Um incêndio em Soalhal, Freixianda, a 23 de Junho, consumiu uma área de 3 500 metros quadrados, em zona de caça associativa. As causas e valores são desconhecidos sabendo-se que não estavam cobertos pelo seguro. No mesmo dia, em Rio de Couros, uma colisão entre dois ligeiros resultou em danos.
A 24 de Junho, um choque em Carvalhal de Cima, Rio de Couros, entre um veículo ligeiro e um ciclomotor originou um ferido leve.
No mesmo dia, em Seiça e exactamente no mesmo local, registaram-se dois despistes de automóveis ligeiros. Tanto num caso como no outro, só houve danos a lamentar.
O condutor de um motociclo ficou ferido, na sequência do despiste ocorrido em Carregal, Nossa Senhora da Piedade. Já no Bairro, o choque entre um ligeiro e um motociclo originou um ferido leve.



PSP
Em 22JUN2006, apresentada denúncia , contra desconhecidos, por cerca das 14h30, se terem introduzido no interior da residência, através da porta principal que se encontrava franqueada por descuido, sendo furtado vários documentos e um telemóvel, que de momento não foram avaliados.
Em 22JUN06, apresentada denúncia, contra uma senhora, que após ter efectuado uma reserva de almoço para 25 pessoas, num restaurante desta cidade, não efectuou o respectivo pagamento no valor de 416 euros.

22 junho 2006

Notícias de Ourém 23 de Junho de 2006

Sem pressões e com mais motivação


Hélder Ferreira é um dos «putos» do JO. Actualmente capitão de equipa, foi no clube que nasceu para o hóquei. Aqui cresceu e aqui chega, agora, à 1ª Divisão Nacional.


Notícias de Ourém – O que é que sente o capitão da equipa e, através dele, toda a equipa, neste momento da ascenção?
Hélder Ferreira – Sentimo-nos muito felizes. No início ninguém apostava em nós e, agora, contra tudo e contra todos, conseguimos subir à 1ª Divisão, o que é um feito histórico para Ourém.
NO – Naturalmente que esta subida traz responsabilidades acrescidas…
H.F. – Esta subida vai ser complicada porque vamos lutar com grandes equipas, com grandes nomes do hóquei, como o Benfica, o Porto, o Hóquei de Barcelos, que são equipas com grandes orçamentos. Mas temos jogadores com um elevado grau de qualidade que nos permite pensar que para o ano podemos fazer alguma coisa gira.
NO – Há quanto tempo estás no JO?
H.F.- Jogo no Juventude Ouriense desde os 8 anos.
NO – És, pois, uma das criações do JO.
H.F.- Exactamente. Eu e mais dois jogadores que conseguimos agora subir à 1ª Divisão, somos criações do JO. Mas os outros também já cá estão há muito tempo. O "Zé das botas" é angolano mas já cá está há 7 anos. O Favinha está há 4. Há vários jogadores que estão cá há bastante tempo e já se consideram de Ourém, porque aqui vive-se um ambiente diferente de todos os outros.
NO – Diferente em que sentido?
H.F.- Não há pressão por parte da direcção, como acontece noutros clubes, com outra tradição de hóquei, como é o caso do Tomar, para falar em clubes aqui da zona. Isso permite-nos jogar com outro à-vontade. Se perdemos não nos caem em cima. Se ganhamos, ficam contentes mas não fazem disso um caso de vida. Isso leva-nos a que tenhamos alguma liberdade que nos permite entrar em campo livres de pressão. E isso facilita o jogo.
NO – Julgas que com a subida as coisas podem mudar?
H.F.- Não creio que a direcção nos vá impor grandes pressões. Nós próprios, que andamos no desporto e gostamos de ganhar, é que vamos sentir uma pressão extra. Mas a motivação também é outra porque estamos a jogar contra grandes nomes do hóquei em patins.
NO – E quanto às condições de trabalho no pavilhão municipal de que se tem vindo a falar nos últimos tempos? Ao que sei, vocês até gostam de ali jogar.
H.F.- Sim, porque é um pavilhão complicado de jogar para as outras equipas. É pequenino, não leva muita gente. É o único mal do pavilhão, mas como as pessoas estão muito em cima do ringue, isso provoca um certo nervosismo nas outras equipas porque elas sentem sempre uma certa pressão com o pavilhão sempre cheio. O facto do ringue também ser mais pequeno também é uma vantagem porque dificulta as outras equipas, habituadas a jogar em ringues maiores, e é um ponto a nosso favor. Um ponto que esperamos aproveitar bem para o ano.
NO – Um ano em que o principal objectivo será, certamente, manterem-se na 1ª Divisão.
H.F.- Sabemos bem que isso é complicado mas todas as equipas começam com zero pontos. Nós temos de avanço o tal ponto que nos pode facilitar a vida, que é o pavilhão e que nos pode ajudar a fazer qualquer coisa gira. E uma coisa gira era ficarmos nos seis primeiros, evitando assim a descida. Se ficarmos nos seis últimos temos que lutar para não descer porque as outras equipas farão o mesmo.
NO – Como criação do JO, peço-te que deixes uma mensagem para as camadas mais novas, para quem vocês são agora um exemplo.
H.F.- Continuem a trabalhar porque temos grandes jogadores. Conhecendo como conheço as equipas, em todos os escalões, sei que temos grandes valores. Por isso continuem a trabalhar para quando eu deixar de jogar hóquei, serem eles a levar isto para a frente. Era bonito.

Um plantel que dá garantias



Luís Miguel Cunha é apontado como o grande responsável por este feito. Treinador do JO há 9 anos, Cunha vê realizado o seu objectivo de levar o clube à 1ª Divisão.



Notícias de Ourém – Como se sente o treinador de uma equipa que chega pela primeira vez e pelas suas mãos à 1ª Divisão?
Luís Miguel Cunha – Estou muito feliz porque quando se atingem estes objectivos e se reconhece o trabalho de toda uma equipa, isso é motivo de satisfação.
NO – E quanto ao futuro?
L.M.C.- Espero que seja bom. Acho que o plantel tem dado garantias, sabendo que a 1ª Divisão é um pouco mais exigente. Vai ser o primeiro ano do JO ao mais alto nível, mas não há dúvida que temos um plantel de homens com H grande.
NO – Por isso, no essencial, o plantel vai manter-se?
L.M.C.- Sim, foi isso que eu transmiti ao presidente. Manter esta equipa é uma garantia de, pelo menos, fazermos uma representação digna, para o ano.
NO – E quanto ao pavilhão. Tem condições para responder às necessidades da 1ª divisão?
L.M.C.- Há duas maneiras de analisar. Primeiro, acho que para o JO desenvolver um trabalho, ao nível da formação das camadas jovens, para alimentar a equipa sénior, era importante dispor de um pavilhão sem ser o municipal. Tendo em conta a 1ª Divisão, penso que a melhor opção é aquele pavilhão ser melhorado porque ele é o nosso 6º jogador. É um pavilhão difícil para as equipas que vêm a Ourém. Na minha perspectiva, penso que ao nível do crescimento, a médio e longo prazo, do clube, era, sem dúvida, importante fazer um pavilhão para que se conseguisse trabalhar as camadas jovens, melhor do que aquilo que estamos a fazer. A JO para além do hóquei sénior tem as camadas todas, desde juniores até infantis C. Também há a patinagem artística e este pavilhão está superlotado. Não temos carga horária para fazer um trabalho como deve ser. Para o ano, ao nível da 1ª Divisão, penso que o ideal seria criar condições no pavilhão municipal para que o público tenha mais condições para ver o hóquei.
NO – Isso quer dizer que o actual pavilhão garante as condições mínimas?
L.M.C.- Sim. Mas penso que era importante aproveitar esta dinâmica que está criada no clube para que as pessoas de Ourém, e em particular as que têm responsabilidades políticas, dessem esse prémio a todos estes jovens. A subida de divisão não é só importante para a equipa. Também o é para o concelho, para projectar a imagem do clube a nível nacional e para toda a formação não apenas dos jovens de Ourém como de todos os jogadores da região que vão ter oportunidade de assistir aqui a jogos com os melhores jogadores a nível nacional da modalidade de hóquei em patins.
NO – Há muitos miúdos a jogar hóquei no JO. Provavelmente, esta subida fará com que mais gostassem de praticar a modalidade. Este é um desporto que sai caro?
L.M.C.- Não. Essa é uma falsa questão. As pessoas podem achá-la uma modalidade cara mas a verdade é que um par de patins não dura apenas uma época. Dura três ou quatro. Uma pessoa mete o filho no futebol e umas chuteiras duram três ou quatro meses. Portanto, se formos ver, o hóquei em patins não é um desporto caro. Exige um investimento inicial e pouco mais, pelo que se torna uma modalidade acessível.

Reportagem ABC Rádio: E a festa saiu à rua



Apesar da derrota em Valongo, foi nesse jogo que o JO garantiu a subida à primeira divisão, graças ao empate desse mesmo dia entre o Espinho e a Académica do Porto. Foi no sábado, dia 10 de Junho. À chegada a Ourém, eram muitos os oureenses que aguardavam a equipa. A Junta de Freguesia de N. Sra. da Piedade preparou-lhes uma recepção e a Câmara associou-se às celebrações, abrindo as suas portas e permitindo que jogadores, técnicos e dirigentes saudassem os adeptos das suas varandas. Muita emoção que foi testemunhada pela ABC Rádio e de cuja reportagem respigamos as passagens mais significativas.
Em representação do presidente da Câmara, o vice-presidente, Vítor Frazão, manifestou o seu orgulho com a ascensão do JO. «Ourém sai dignificado», afirmava Frazão aos microfones da ABC, «e fica, a partir de hoje, cada vez mais conhecido a nível nacional, porquanto se vai bater (o JO) com equipas que têm um longo passado nesta modalidade».
Logo ali e também depois, já nos Paços do Concelho, Frazão deixou a promessa de que a Câmara iria preparar «uma recepção com a dignidade que esta vitória impõe». Mais, ficou também a promessa de «tentar solucionar a questão do local». Mas, insistiu várias vezes o vereador, «as coisas querem-se no sítio certo, com a calma e a serenidade que se impõem». No entanto, garantiu, «a Câmara não abdicará das suas responsabilidades» e «as soluções vão aparecer». Já na Câmara, Frazão insiste «muitas vezes pode parecer que há desencontros, mas eu queria deixar bem claro que nós não vamos fugir às nossas responsabilidades». Até porque, considerou, «Ourém escreveu hoje uma página de ouro na sua história desportiva». E, «para evitar interpretações futuras», Frazão diz que as suas palavras «foram em sentido autárquico e responsável, sem quaisquer intuitos políticos e, para provar que estamos numa parceria, de mãos dadas para conseguirmos caminhar em prol do desporto de Ourém, nós, os vereadores aqui presentes (para além de si próprio refere Humberto Piedade e José Alho), iremos à Junta de Freguesia, comemorar convosco».
O presidente da Junta de Freguesia que preparou logo nesse dia a sua recepção, manifestava à ABC toda a sua satisfação e explicava o motivo da recepção: «foi a primeira vez que um clube da nossa terra ascendeu ao escalão maior».
Também o vereador socialista José Alho prestou declarações aos microfones da ABC. Considerou «importante que a comunidade oureense, em particular os decisores políticos, comecem a olhar para as colectividades de uma forma diferente, pensando que as pessoas, às vezes com apoios tão reduzidos, conseguem atingir resultados tão honrosos como este».
Alho aproveita ainda para apontar outros clubes que também subiram de escalão, mas no futebol, a saber o Atlético e o Vilarense. «Todos eles são o orgulho da nossa terra», afirma o vereador que remata: «esperemos que também nós, políticos, saibamos tirar daí as devidas ilações».
Sérgio Ribeiro era um presidente emocionado. A juntar à subida de divisão do clube que dirige, estava o momento de passagem pelas varandas municipais que o fazem recordar outro momento em que aquelas portadas se abriram. Foi há mais de trinta anos para festejar, então, a chegada da liberdade. Sérgio Ribeiro não deixou de aludir ao facto nem de recordar o pai, personagem sempre presente nos momentos de maior emotividade. Ali, Sérgio quis agradecer a presença do «representante do povo» já que pelo povo eleito.
Foi com a mesma emoção que ofereceu a Frazão o cachecol do clube e assim era «como se o entregasse aos 46 mil oureenses, em nome de todos aqueles que conseguiram este feito para Ourém e que foi resultado do esforço de muita gente» referindo também anteriores direcções, técnicos e atletas. Não deixou de fazer uma referência particular ao capitão, manifestando o seu orgulho naquele que é um dos «putos» do hóquei e representando nele todos os outros jogadores. O treinador, Luís Miguel Cunha também não foi esquecido pelo seu presidente que considerou que «este era o projecto dele» e apontou-o como representando todos aqueles que trabalham em prol da colectividade.

Imposto municipal sobre veículos

O imposto municipal sobre veículos está a pagamento de 16 de Junho a 14 de Julho, sendo obrigatória, para as pessoas colectivas, a utilização do serviço da DGCI na Internet, enquanto as pessoas singulares poderão continuar a utilizar os habituais pontos de venda, como é o caso dos revendedores, que funcionarão no concelho de Ourém, nos seguintes locais: Ourém – Marina e Café Central; Fátima – Rosa d’Ouro e Loja do Francisco; Vilar dos prazeres – Papelaria Vilarense; Caxarias – Gonçalo Vieira; Freixianda – César Bicho; Espite e Gondemaria – Juntas de Freguesia.

Solidariedade com a Betty

Angariar fundos para apoiar a família de uma estudante do ensino recorrente do Centro de Estudos de Fátima (CEF) é o objectivo da noite de Fados que se realiza, hoje, 23 de Junho, na Adega Lains, em Moimento, Fátima. A iniciativa tem início às 21h e conta com um jantar, além dos fados, entoados por um grupo de fadistas amadores, da freguesia de Fátima.
Com esta noite de fados, os alunos do ensino recorrente do CEF pretendem angariar fundos para apoiar a colega Betty e a sua família, na construção e equipamento de uma habitação. Os apoios têm surgido em materiais de construção, entre outros, como azulejo, portas, janelas.
O custo dos bilhetes é de 20 euros. Os interessados em participar neste jantar e noite de fados solidário podem contactar um dos elementos da organização, através do telemóvel 91 4474938.

Casos de Polícia

Área da PSP
FÁTIMA - Em 13/06/2006, foi elaborado um auto de notícia, por no período compreendido entre as 16h30 do dia 30/05/2006 e as 15h00 do dia 13/06/2006, desconhecidos, terem-se introduzido no interior de uma residência através de chaves falsas e furtado vários artigos em ouro, no valor de 1340 euros.
OURÉM - Em 14/06/2006, foi elaborado um auto de notícia, em virtude de desconhecidos terem furtado do interior de um estabelecimento uma máquina fotográfica digital. Momentos depois foi identificado um indivíduo do sexo masculino de 37 anos de idade, ao qual após revista para reaver a referida máquina, apenas foi-lhe encontrada uma pistola de alarme calibre 8 mm, marca RECK, com número 403452, com carregador e duas munições de salva, não sendo o seu detentor portador de qualquer licença de uso e porte de arma nem manifesto, foi-lhe apreendida.
Em 16/06/2006, foi detido um indivíduo de 30 anos de idade, por ao ser fiscalizado por esta Polícia se verificar que conduzia uma viatura automóvel sob a influência de álcool acusando a taxa de 1,65 g/l.

Urologia no Hospital de Tomar

O serviço de Urologia até agora no Hospital de Abrantes, foi transferido para o hospital de tomar. De acordo com nota informativa emanada do Centro Hospitalar do Médio Tejo, «esta deslocalização decorre da estratégia definida em 1998 que aponta Tomar como unidade detentora do pólo de especialidades cirúrgicas.
Esta circunstância associada ao interesse de descongestionar a utilização programada do bloco operatório de Abrantes e à própria vontade do director de serviço de operar a transferência, são de molde a que se considere adequado e oportuno, em termos estratégicos, proceder à reinstalação do serviço em espaço próprio na unidade de Tomar, aproveitando a potencialidade de blocos cirúrgicos instalados nesta unidade, a partir de 1 de Julho».
Face a esta deslocalização, o jornal O templário, na sua edição da semana passada afirma que «Tomar vai ter um Centro de Urologia por excelência, que poderá ser ao nível dos grandes hospitais», tendo em conta o curriculum do cirurgião PauloVasco, chefe da equipa cirúrgica de urologia. A chegada desta equipa ao hospital de Tomar, ainda segundo O Templário, implica a entrada em funcionamento de «uma ala do edifício hospitalar que se encontra fechada, possibilitando a instalação de 26 camas, com a possibilidade de efectuar cirurgias diariamente». De Paulo Vasco, refere o jornal nabantino, tratar-se de «conceituado cirurgião com provas dadas, integra a Associação Nacional de Urologia, instituição cujos profissionais estão geralmente nos grandes centros hospitalares de Lisboa e do Porto».
Sem internamento pediátrico
Enquanto isso, o mesmo comunicado do Centro informa também sobre a suspensão do internamento pediátrico em Tomar devido a carência de recursos, nomeadamente de médicos pediatras. Mantém-se, ainda assim, o serviço de urgência pediátrico.

Jamboree Mundial do Escutismo 2007



O movimento escutista surgiu em Inglaterra em 1907, e rapidamente se espalhou por todo o mundo. Em 1920, realizou-se em Londres o primeiro Jamboree Mundial.
Os Jamborees são acampamentos que reúnem escuteiros de todos os cantos do mundo, numa celebração única dos ideais que unem a imensa fraternidade escutista. No próximo ano, e por ocasião do centenário do escutismo, realizar-se-á, também em Inglaterra, o XXI Jamboree Mundial. Este vai ser o maior acampamento de escuteiros de sempre, com 40000 participantes vivendo duas semanas de partilha e aventura.
Os escuteiros do nosso concelho, cujo efectivo temos visto, para nossa grande satisfação, aumentar a olhos vistos nos últimos anos, já estão a preparar a sua participação. Temos realizado diversas campanhas, com uma fantástica adesão por parte de imensas pessoas, para fazer face às elevadas despesas de participação.
Contamos neste momento com 20 participantes, de dois dos seis agrupamentos do concelho. Um de nós vai colaborar como voluntário no staff da actividade, e os restantes estamos organizados em duas equipas de jovens com idades entre os 13 e os 15 anos, acompanhadas por dois dirigentes.
Aproveito este pequeno artigo para agradecer a todos aqueles que têm de alguma forma ajudado a tornar este sonho realidade, e para expressar o desejo de que mais escuteiros dos diversos agrupamentos do concelho se possam juntar a nós nesta aventura!
Com as melhores saudações escutistas,
Pelos escuteiros
João Sales

Equipamento para os bombeiros



Filho de oureenses, Filipe carvalho é bombeiro em Marselha, França. No último Verão assistiu através das imagens televisivas aos incêndios que devastaram o país em geral e Ourém em particular. «Vi a casa da minha tia, nos arredores de Coimbra, a arde», afirma. Razão para ter procurado saber, junto da sua corporação, da disponibilidade de materiais que pudessem ser cedidos aos seus colegas portugueses.
É assim que são cedidos a Ourém dois veículos que, segundo nos informa, estavam em bastante mau estado mas que foram completamente recuperados e que agora chegaram a Ourém pelas suas próprias mãos, acompanhado por um grupo de colegas que, na passada semana estiveram em Ourém para fazer a sua entrega. Para além dos veículos vieram fatos de combate a incêndios que sendo diferentes dos portugueses, oferecem uma maior segurança no combate ao fogo. Resta saber se estes fatos poderão ser utilizados dentro dos quadros legislativos nacionais.
Filipe Carvalho aponta algumas diferenças cruciais entre Portugal e França no que toca a recursos e segurança dos soldados da paz. «Em França temos mais material do que aquele que necessitamos». Por isso quando se apercebeu do modo como os colegas portugueses enfrentaram as chamas, «meteu-me pena», afirma. Porque quer continuar a apoiar, «agora Ourém vai-me dizer quais os materiais que mais necessitam» para continuarem a judar. Faz referência aos cinturões usados no combate a incêndios que já lhe terão sido referidos como necessários e diz que em França basta que uma linha penda para que os cinturões sejam trocados.
Mas a coopração poderá não ficar apenas pelos apoios em termos de materiais. É que na equipa que se deslocou a Ourém vinha também um responsável pela formação que se ofereceu para utilizar quinze dias das suas férias pessoais a dar formação aos bombeiros de Ourém. «As florestas são todas, sensivelmente iguais» pelo que a formação poderá ser importante já que se trata de um especialista nesta área «com excelente conhecimento de fogos e de florestas». Filipe Carvalho fala-nos do modo como em França se faz prevenção e da preocupação aí existente com a segurança de quem combate os fogos, estabelecendo comparações com o que se passa no nosso país e apercebemo-nos que as diferenças são abissais.
Numa cerimónia simples de acolhimento, o comandante dos bombeiros de Ourém não quis deixar de agradecer a oferta, o mesmo fazendo o presidente da Associação, Jorge Pereira. Mas também Filipe Carvalho quis agradecer a ajuda dos colegas que arranjaram as viaturas e que agora tiraram uma semana de férias para o acompanhar a Ourém nesta entrega. Mais uma vez insistiu na oferta de vir ajudar na área da formação já que, afirma «as práticas aplicam-se, praticamente a todas as florestas».


Viamarca também oferece
Também a Viamarca, empresa de sinalização e segurança rodoviária que integra a Lena serviços, ofereceu aos bombeiros de Ourém um conjunto de dois imobilizadores pediátricos de emergência médica. Esta acção, referem em comunicado, «serviu de forma de agradecimento pela formação ministrada gratuitamente pelos bombeiros de Ourém, em primeiros socorros e práticas de utilização dos meios de primeira intervenção a incêndios urbanos/ industriais, promovida pelos recursos humanos do grupo Lena aos seus colaboradores.

Relógio da Torre da Igreja Velha do Olival

A notícia foi recolhida na net, após uma dica que nos chegou de um leitor. Diz que está «em fase final de restauro na nossa oficina (Tic Tac Temporis - Conservação e restauro de Campanários e Relógios de Torre), o relógio da Igreja Velha do Olival» que, afirma-se ali, «é um magnífico exemplar da relojoaria francesa de Amorez/Jura, fabricado na oficina de Delphin Odobey».
Ea a informação continua afirmando tratar-se de «uma máquina tecnicamente evoluída, com escape de cavilha, está preparado para dar horas, com repetição, e quartos progressivos, sistema ding-dang, accionando dois sinos.
Existe alguma indefinição na sua data de fabrico.
O mostrador de serviço, esmaltado, é do relojoeiro português José Pereira Cardina.
Tem quase todos os componentes marcados com o número 1941, eventual ano de fabrico, contudo, as paletes do escape apresentam uma gravação com a data de 1905, existindo duas hipóteses para a sua datação: ou a máquina é de 1905 e terá sido restaurada em 1941 por José Pereira Cardina, o que não parece provável, pois a maioria dos componentes é de origem, ou foi importado em 1941 e, talvez por qualquer acidente, o escape original tenha sido substituído por outro mais antigo, de 1905.De realçar os belos relevos laterais da estrutura, em ferro fundido, apresentando figuras angélicas e motivos vegetalistas».
In, http://www.tictactemporis.com/

Concerto de órgão

Inserido no ciclo de concertos e audições de final do presente ano lectivo, da escola de música do Conservatório de Música de Ourém, realizou-se no passado dia 18 de Junho, na Igreja de Constância, o Concerto de Órgão pela classe dos alunos da professora Margarida Oliveira.
No evento, que teve inicio às 17 horas, os jovens organistas presentearam a numerosa assistência com brilhantes interpretações de peças de música erudita de ilustres compositores.
Uma vez mais ficou comprovada a qualidade de ensino ministrada na escola de música do Conservatório de Música de Ourém.

Crianças sentem a música



Na passada quarta-feira, dia 14 de Junho, realizou-se, no Auditório Paulo VI em Fátima, o Concerto de Encerramento do projecto "Sentir a Música".
A primeira parte do evento, que teve inicio pelas 20 horas, consistiu num espectáculo dos professores para as crianças dos jardins de infância, que foram presenteadas com uma pequena amostra do trabalho que os profissionais ao serviço do Conservatório de Música de Ourém têm desenvolvido junto das crianças e que foi calorosamente aplaudido por mais de 1 000 pessoas presentes no auditório.
A segunda parte contou com a participação dos alunos das escolas básicas dos agrupamentos onde é desenvolvido o projecto, que com muita alegria e ritmo, foram ao palco cantar, dançar e encantar uma plateia com perto de 2 000 pessoas.
De realçar a magnifica participação da Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Ourém, bem como da Orquestra de Guitarras da EB1 de Ourém.
"Sentir a Música" é um projecto criado e desenvolvido pelo Conservatório de Música de Ourém, desde 2002, em parceria com os Agrupamentos Oureana, Conde de Ourém, Acácio de Paiva, e AjeFátima contou com o apoio das juntas de freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Seiça, Alburitel, Olival, Gondemaria e Cercal, bem como das associações de pais dos agrupamentos envolvidos. Esta iniciativa foi desenvolvida paralelamente com os ATL’s, ACITI, Gondemaria, Matas de Espite e ainda a escola da Amieira do agrupamento de Caxarias.
O Conservatório de Música de Ourém congratulou todos os intervenientes no projecto, pela sensibilidade e coragem de, por uma lado terem continuado e por outro terem iniciado este processo de aprendizagem tão abrangente e importante para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Jovens pianistas em Ourém



Decorreu no passado sábado, dia 10 de Junho, no pequeno Auditório do Conservatório de Música de Ourém, o Concurso Nacional dos Jovens Pianistas 2006.
Este concurso, sob a organização do Conservatório de Música de Ourém, contou com a presença de 55 participantes, todos eles nascidos depois de Janeiro de 1995, provenientes de todo o pais, distribuídos por cinco escalões, desde o A ao Virtuosismo, de acordo com a exigência do repertório a executar.
Todos os jovens pianistas receberam um prémio, um diploma de classificação, e um documento onde constavam as anotações do júri que conduziram á pontuação recebida. Os elementos do júri e a direcção do Conservatório ficaram muitos satisfeitos uma vez que foram atribuídas 30 medalhas de Ouro, 20 de Prata e 5 de Bronze, comprovativo não só da qualidade dos jovens participantes mas também do excelente trabalho realizado pelos docentes da classe de piano.
Esta iniciativa foi mais um sucesso a acrescentar às actividades realizadas pelo Conservatório de Música de Ourém, em virtude de em simultâneo alcançar os objectivos do concurso e projectar culturalmente o concelho de Ourém numa dimensão nacional.
Tornou-se evidente que, mais uma vez, as instalações que o Conservatório utiliza não são suficientes para a dimensão que as suas iniciativas alcançam, pelo que é impreterível a aquisição de um local com mais espaço.

14 junho 2006

Uma semana a comemorar o dia da criança



o Agrupamento Oureana, organizou uma semana cultural. Segundo a presidente do concelho executivo do Agrupamento, a realização ocorreu tendo em conta que este ano a Câmara não comemorou o Dia da Criança. Foi pois, neste âmbito que o Agrupamento decidiu avançar com um conjunto de realizações desportivas e culturais voltadas para os alunos mas extensíveis à comunidade, procurando envolver pais, educadores, professores e auxiliares de educação. Para o efeito a escola contratou uma empresa de eventos e durante as manhãs, as crianças e jovens do agrupamento participaram em actividades desportivas. As tardes tiverem índole mais cultural com a contratação de uma contadora de escolas do concelho e a abertura da sede do agrupamento a todas as crianças para que estas pudessem usufruir da oferta desta em termos de biblioteca e outros.
As noites foram dedicadas a toda a comunidade educativa com especialistas que abordaram diversos temas relacionados com problemáticas de crianças e jovens em idade escolar e no dia 2 houve teatro para todos no anfiteatro em frente à escola sede.
Durante a semana decorreu ainda uma feira do livro.

Encontro Distrital do Prosepe no Agroal



No passado dia 7 de Junho, teve lugar no Agroal o encontro anual distrital do Prosepe – Projecto de Sensibilização da População Escolar, que reuniu perto de uma centena de alunos oriundos de escolas dos 2º e 3ºCiclos de Freixianda, Ourém e Torres Novas. Esta actividade, promovida pelos Clubes da Florestas, contou ainda com a orientação de vários professores que dinamizaram as diversas actividades que decorreram ao longo do dia e que tiveram como cenário o Parque-Aventura (cedido pela Câmara Municipal de Ourém a quem a organização agradece) e a nascente do Agroal.
BTT, Canoagem, Tiro com Arco, Rappel, Slide, Percursos pedestres e Natação constituíram as actividades que os alunos, divididos por grupos, tiveram a oportunidade de realizar.
Aquele que é um dos encontros distritais mais participativos dos Clubes da Floresta contou, este ano, com a visita do Coordenador Nacional do PROSEPE, Luciano Lourenço, que, com outros elementos daquela estrutura, tiveram a oportunidade de constatar a forma divertida e empenhada como todos os alunos participaram nas diversas actividades.
No final, o balanço foi extremamente positivo, tendo este encontro resultado em mais uma grande jornada de sensibilização e divulgação dos objectivos do Prosepe, tendo sempre presente um dos principais slogans dos Clubes da Floresta: " A Floresta não tem olhos, olhe por ela…"

III Encontro de Vespas

O clube de vespas de Ourém realiza o seu terceiro encontro de vespas a 24 e 25 de Junho. O quartel-general desta concentração será o campo da Caridade onde os vespistas pernoitarão do primeiro para o segundo dia.
O passeio de sábado, 24 de Junho passará por Ourém, Castelos, direcção a Ortiga e Quinta do Poço Soudo onde os participantes degustarão vinho do produtor com um petisco. De regresso os vespistas vêm pelo Caneiro, Vilar dos Prazeres e campo da Caridade para mais tarde se deslocarem até ao local do jantar.
No dia seguinte, o passeio pela região servirá para descobrir outros locais do concelho com passagem pelos "Moleiros da Ribeira", no Olival. Daí os participantes sairão em direcção ao café central em Caxarias onde almoçarão e será sorteada uma vespa.
Programa
24 de Junho
14h: Inscrições
15h30: Passeio pela região
16h30: Lanche
18h: Actividades vespistas
20h: Jantar, salão paroquial de Zambujal
22h: Animação com "Amigos da farra"
25 de Junho
9h30: Alvorada
11h: Passeio pela região
12h: Aperitivo
13h: Almoço com entrega de prémios das rifas
16h: Despedida dos participantes com entrega de lembranças
As inscrições devem ser feitas até 16 de Junho, junto do clube. Mais informações em www.vespourem.com.

Escolas nas Pegadas



O PNSAC – Natural Natural da Serra d’Aire e Candeeiros e o Monumento das Pegadas dos Dinossáurios em particular, foram escolhidos como uma das áreas piloto para desenvolver um projecto nacional que envolve as áreas protegidas e o Ministério da Educação e cujo objectivo é dar a conhecer as áreas protegidas aos alunos do 8º ano da escolaridade, já que os seus curricula abordam estas áreas temáticas. Assim, segundo acordado com a DREL, foram escolhidas, nesta primeira fase, duas escolas dos núcleos urbanos mais significativos à volta da Pegadas. Tratou-se da escola Manuel Figueiredo, de Torres Novas, nos dias 1 e 2 e da escola E.B. Conde de Ourém, nos dias 8 e 9. Os alunos pernoitaram uma noite nas Pegadas e o programa apresentado baseou-se no que é costume desenvolver-se nos campos de férias ali realizados. Assim, das actividades constaram uma visita guiada ao parque, a descida ao algar do Pena, uma sessão de anilhagem de aves e vários jogos inter-activos de cidadania e ambiente, destacando-se ainda a parceria com a Quercus, que desenvolveu ateliers animados, e com astrónomos amadores do concelho.
Os resultados desta acção deverão agora ser analisados a fim de se decidir sobre o seu alargamento, no próximo ano, a outras áreas protegidas, no país.

Crianças desafiadas a construirem mundo melhor



Depois de receber a surpresa Francisco Clemente, 7 anos, folheava atentamente o livro com 30 textos e desenhos sobre o Anjo de Portugal. O menino gostou da surpresa, ainda que não tenha participado no concurso promovido pelo Santuário. Francisco participou pela segunda vez na peregrinação nacional das crianças ao Santuário de Fátima, a 10 de Junho. Foi acompanhado do irmão e de outros 28 meninos e meninas da Catequese do Pinheiro além das 11 catequistas e auxiliares.
Além deste grupo da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, era visível a presença de um grupo de Nossa Senhora das Misericórdias, de um grupo da Ribeira do Fárrio e do grupo de Casal dos Bernardos.
Os chapéus e bonés azuis, verdes, brancos, vermelhos deram um colorido diferente ao recinto do Santuário de Fátima. Os meninos e meninas, vindos de todas as dioceses do país, trinta mil, participaram na peregrinação nacional das crianças a Fátima sob o tema "Não temais! Sou o Anjo da Paz".
"Cristo quer dar-nos força. Diz-nos: Não temais", afirmou na homilia o administrador apostólico da diocese de Leiria-Fátima, Serafim Silva. "Vou rezar para que tenhais coragem, lucidez, para que ajudeis a que o mundo seja mais fraternal", salientou ainda o prelado.
Durante o ofertório, a cruz que se encontrava no recinto foi sendo descoberta, ficando visíveis os termos que sustentava em cada um dos braços: Luz, Vida, Perdão e Amor.
Nesta peregrinação, o recinto do Santuário esteve escondido com um painel alusivo ao tema, da autoria de Emília Nadal. Trata-se da ilustração de um anjo com as asas abertas em sinal de protecção, conforme as palavras e mensagem do anjo, na Loca do cabeço, nos Valinhos, em 1916."Não temais! Sou o Anjo da paz". Também nas colunatas norte e sul, uma faixa com a oração que o anjo ensinou aos três pastorinhos: "Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos".
Numa faixa pode ainda ler-se "Anjo da Guarda", enquanto que noutra "Anjo de Portugal".
A surpresa, um momento alto e habitual nesta peregrinação, foi um livro com desenhos e textos. Trata-se de uma edição dos trinta e cinco melhores trabalhos do concurso nacional sobre a figura do Anjo de Fátima, lançado no 90º aniversário das Aparições do Anjo que se comemora este ano.

Autarcas brasileiros em intercâmbio com portugueses



Quarenta prefeitos e outros representantes de autarcas brasileiros do estado de Ceará, no Brasil, encontraram-se com representantes do executivo oureense num almoço, em Fátima, no âmbito de um intercâmbios de municípios de vocação turística de Portugal e do Brasil.
A mais de uma centena de brasileiros passaram por Fátima durante uma semana de encontros em diversos locais do país, numa iniciativa que visa o "aprimoramento da gestão pública".
Durante o encontro o presidente da Câmara assinalou a "empatia entre os dois povos e a tradição que já têm no intercâmbio de pessoas e ideias".
Na sua intervenção, o autarca referiu que "esta cidade que vos acolhe é também com projectos futuros e que tem que respeitar a sua vocação". Isto é, onde "a formação, a realização de eventos e o desporto são, a par da vocação religiosa e turística e do muito apoio social que cá se presta, o presente e futuro da cidade".
Também a presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões se referiu ao "bom ambiente que se vive sempre que os dois povos dos países irmãos se juntam" e a "troca de experiências de gestão que resultam destes intercâmbios".
O secretário de estado do Turismo do estado do Ceará, demonstrou o interesse "na gestão turística das cidades realizada em Portugal, sobretudo em Fátima".
Allan Aguiar referiu-se ainda ao fervor da fé que une a cidade de Fátima e o estado de Ceará motivo, também, pelo qual esta "vocação natural" deve ser fortalecida.
Fradique Accioly, presidente da Associação dos Municípios e Perfeitos do Estado do Ceará referiu "a importância do apoio estatal no investimento em infra-estruturas que permitam melhorar a qualidade da experiência religiosa e turística, como as que a autarquia oureense tem planeadas para Fátima".

Comunidade de Fátima homenageia pároco

O padre Manuel António Henriques comemora 50 anos de presença na paróquia de Fátima, à frente da mesma. Para assinalar a data, o Conselho Pastoral Paroquial e a Comissão da Fábrica da Igreja da Paróquia de Fátima tem já preparado um programa de iniciativas alusivas que se realizam de 1 de Julho a 17 de Setembro.
"Não só pela efeméride, mas, sobretudo, porque ao longo de 50 anos, o padre Manuel Henriques fez muito pela paróquia de Fátima, não só em termos religiosos, como também ao nível civil, tornando-se num verdadeiro amigo das gentes da terra", esclarece a comissão.
Um ponto alto ocorrerá a 17 de Setembro, com a sessão solene. Outro momento realizar-se-á a 6 de Agosto com a inauguração de um monumento ao povo de Fátima.
Para a realização destas iniciativas, em especial para a construção do "monumento ao povo da Fátima", os juízes das capelas e suas equipas visitarão cada família, entregando informação e recebendo o contributo financeiro que as pessoas queiram partilhar.
Programa
1 de Julho: 21h
Procissão de velas da Igreja Paroquial para o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga.
2 de Julho: 10h30
Jubileu de Nossa Senhora da Ortiga. Eucaristia presidida pelo bispo de Leiria-Fátima.
6 de Agosto: 11h
Festas em honra do Santíssimo Sacramento e do Coração de Jesus. Eucaristia, procissão e inauguração do monumento ao povo da freguesia.
8 a 16 de Setembro: 21h
Novena de oração, cada dia em diferente capela terminando na Capelinha das Aparições.
Fátima(8/09); Boleiros (9/09); Giesteira(10/09); Lombo d’Égua (11/09); Maxieira (12/09):; Moita Redonda (13/09); Montelo (14/09); Ortiga (15/09) e Capelinha das Aparições (16/09 – no horário da Capelinha)
17 de Setembro: 11h
Eucaristia. Sessão solene com as autoridades civis e religiosas, movimentos e associações da paróquia.
Almoço partilhado
Tarde cultural com variedades

Afectos não podem ser rejeitados da procriação medicamente assistida



"Não me parece que os afectos se possam afastar liminarmente" de uma situação em que é preciso ter um "grande empenho" e "capacidade de sofrimento em todo o processo de Procriação Medicamente Assistida (PMA)", afirmou o médico Carlos Calhaz Jorge, durante o debate sobre as questões éticas ligadas à PMA.
Questionado por um dos participantes, sobre a inexistência e um acto de amor e presença de um acto de laboratório, na procriação medicamente assistida, o director do Serviço de Infertilidade do Hospital de Santa Maria, defendeu a existência de sentimentos de amor do casal para passar pr todo este processo, questionando também: "porque é que uma mulher, com 25 anos, que teve de retirar o útero não põe ter filhos?".
Por seu lado, José Manuel Pereira de Almeida, salientou que se a procriação medicamente assistida fosse "um supermercado", "nem sei se (o filho) era órfão de pais vivos". O perigo para este professor de ética teológica e bioética reside na possibilidade da PMA se transformar num negócio privado "feito com péssima qualidade e sem atender ao bem comum". Se tal acontecer "devemos estar atentos e denunciar", defendeu.
A primeira criança nascida pelo método da procriação medicamente assistida tem 20 anos. Em Portugal há, actualmente, há serviços de infertilidade que trabalham com a PMA nos hospitais de Coimbra, S. João, Vila Nova de Gaia, Guimarães e maternidade Alfredo da Costa. Há também "12 ou 13 centros que estão em Lisboa, Porto Coimbra e Ponta Delgada".

Insufláveis, cabeleireiros e outras brincadeiras no dia da criança



A discoteca foi o seu divertimento predilecto. Beatriz Henriques, 10 anos, foi uma das 330 crianças que comemoraram de forma especial o Dia da Criança, na Associação Promoção e Dinamização do Apoio à Família (APDAF) a 7 de Junho.
Os meninos foram desafiados a viverem algumas horas num centro comercial, dispendendo de uma quantia de 60 euros que poderiam gastar no que quisessem. Os insufláveis fizeram as delícias de alguns mas, foi o cabeleireiro que fez mais sucesso a avaliar pela fila de espera.
Beatriz também foi ao cabeleireiro e fez uma tatuagem de uma água "porque sou do Benfica", conta. Conta feitas, depois de todos os gastos feitos, ficou com 50 euros na carteira. Na vida real, Beatriz já está habituada a movimentar dinheiro, pois costuma comprar o pão à mãe ou à avó.
Francisca Mendes, 7 anos, foi uma das entusiastas da discoteca porque "gosto de dançar". Passou ainda, durante a tarde de actividades pelo bar da avó, pela cabeleireira e ainda deu uma volta nos insufláveis.
Francisca trouxe uma amiga para a festa e não gastou tudo. Ficou ainda com 50 euros, porque "também não queria gastar tudo". Além disso "não pensava que as coisas fossem tão caras", confessa.
Como sugestão, para uma próxima iniciativa do Dia da Criança, Francisca aponta uma passagem de modelos.
Lurdes Sá foi uma das mães que veio dar uma ajuda na festa. Esteve na caixa e quando fazia os trocos aos mais pequenos reparou que eles "já sabem". Esta mãe comenta, também que "via-se na cara deles que, andavam radiantes". E até mesmo nos jogos do insuflável, algo mais complicado, os meninos participaram e gostaram.
Esta mãe considera ainda que este tipo de iniciativa permitiu "de maneira divertida, aprender".
A iniciativa da APDAF juntou 230 crianças deste ATL e cem convidadas. Uma das novidades deste ano consistiu no facto dos meninos poderem trazer um amigo para participar na festa. Além disso, este ano, o cabeleireiro e manicure foram efectuados por profissionais de duas escolas de cabeleireiro. Participaram 14 formandos e dois formadores. Neste Dia da criança participaram também cinco alunos do curso de animação sócio-cultural da Escola Profissional de Ourém.
Ao Notícias de Ourém, a directora técnica da APDAF, Fátima Duarte afirmou que o objectivo da actividade é "aprender brincando". Ou seja, na prática, aprendem que "para ter actividades, têm que ter dinheiro", além de também se "divertirem e brincarem", salienta.
Esta responsável acrescenta ainda que a iniciativa se insere numa lógica de ATL que ajuda os meninos no estudo e no divertimento, "crianças felizes".
"É mais agradável ter este tipo de ambiente. Neste espaço tentamos dar outra dinâmica porque não é um depósito de crianças", esclarece a directora técnica.
Carlos Silva, presidente da instituição e, também pai de uma criança, assinala que "é gratificante ver que as crianças gostaram". Além disso ficaram "com ideia mais real do valor do dinheiro e o porquê de se usar dinheiro na vida real".
Em Julho, as crianças participam em várias actividades como idas à praia, visitas a lares de idosos bem como outras brincadeiras.

Melo na galeria de arte do Vaticano



O pintor Jorge Melo já figura na galeria de Arte do Vaticano, através de um dos seus Cristo’s.
Na carta de recepção enviada pelo Vaticano são aludidos os «bons préstimos da Nunciatura Apostólica em Portugal» e a chegada «ao destino» do «desejado o quadro, representando Jesus Crucificado...". Refere-se ainda que «...Sua Santidade o Papa Bento XVI apreciou vivamente esta devota homenagem». Daí «o Seu cordial reconhecimento, acompanhado dos melhores votos de felicidades e graças divinas para o Sr. Jorge Manuel e seus entes queridos numa particular Bênção Apostólica». O pintor recebeu ainda as Insígnias Papais e considerou ser, para si, «uma honra imensa estar representado no Santuário Mundial do expoente máximo da Arte Sacra». Para isso, afirma, «todos, anonimamente, contribuíram pela força que me deram, por apreciarem a minha arte, palavras de alento, presença firme…».
Da nossa parte, os parabéns também ao amigo Jorge Melo.

Solar com discoteca e restaurante


O Solar da Amizade abriu recentemente ao público, desta feita num projecto de quatro sócios: Rui Abreu, Paulo Sousa, António Carriço e João Carriço. Três dos sócios viviam no estrangeiro e quando regressaram ao concelho ponderaram abrir um negócio em conjunto. Escolheram comprar o Solar da amizade porque "já conhecíamos" e "tinha bom ambiente".
Em Dezembro de 2005, abriram o restaurante, aberto diariamente ao público, apostando em comida tradicional portuguesa bem como alguns pratos de sabor francês: do cozido á portuguesa ao bacalhau com batata a murro passando pelo Entrecôte com pimenta.
A decoração está num estilo norte de África, salienta João Carriço.
Ao almoço funciona com diárias a seis euros, além do serviço à la carte. Ao jantar e ao fim de semana, o restaurante funciona à lista, com reservas. João Carriço refere ainda que o restaurante pretende ter "ao domingo, pratos diferentes: cuscus, paella; porque as pessoas têm mais tempo para degustar". A especialidade é o "Bife à casa".
O espaço de restaurante fica completo com 50 pessoas sentadas, funciona a partir das 12h, ao almoço e, a partir das 19h30, ao jantar.
Na esplanada, junto ao restaurante, o cliente pode ainda aproveitar a esplanada com vista para o castelo. "A vista panorâmica foi uma das razões pelas quais decidimos investir aqui", salienta.
O espaço do rés-do-chão foi pensado para ser um espaço de divertimento e música. Depois de uma tentativa num tipo de ambiente mais calmo, a gerência apostou, recentemente, num espaço mais virado para a juventude, com sons mais actuais de forma a proporcionar aos jovens, música e divertimento.
"Alteramos ambiente de danceteria para ambiente de bar e discoteca", refere. Para isso contam com um DJ residente – Rafael bem como de um outro jovem, DJ Marcius, também, de Ourém.
Funciona às sextas e sábados, das 23h às 04h.
A gerência pretende abrir, em Julho e Agosto, este espaço, diariamente, com música. Além da esplanada ao ar livre, para 40 pessoas, o espaço interior permite que 250 pessoas ali se divirtam. Para apoiar há dois bares.
Exteriormente o local tem parqueamento para 80 viaturas, dois lugares de estacionamento para deficientes.

Homenageados no Dia da Cidade

MENÇÕES HONROSAS
Nível Distrital
Atletismo
Vítor Emanuel Caetano Mendes – Campeão distrital iniciados do Torneio Mega Sprinter (Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão).
Basquetebol
Equipa feminina de Infantis do Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão – Campeãs distritais (Desporto Escolar);
Equitação
Equipa de Equitação Adaptada do CRIO – Vencedores do II Concurso Especial de Equitação;
Futebol 11
Equipa sénior masculina do Atlético Oureense – Campeões distritais da Série A;
Equipa de infantis masculinos do Atlético Oureense – Campeões distritais de nível 2.
Futsal
Equipa de iniciados masculinos da Escola EB 2/3 de Freixianda – Campeã Distrital (Desporto Escolar);
Equipa Sénior do Centro Desportivo de Fátima – Vencedores da Taça do Ribatejo.
Hóquei
em Patins
Equipa de Infantis A da Juventude Oureense – Vencedora do torneio de abertura e encerramento;
Equipa de Infantis B e C da Juventude Oureense – Vencedora do torneio de abertura e encerramento;
Equipa de Juvenis da Juventude Oureense – Vencedora do torneio de abertura e encerramento.
Patinagem
Carolina Marques Teodósio – Campeã distrital no escalão de cadetes (atleta da Juventude Oureense);
Daniela Dias Lopes - Campeã distrital no escalão de infantis B (atleta da Juventude Oureense).
Diversos
Equipa de Multiactividades de Aventura do Agrupamento 4º Conde de Ourém – Campeões Distritais;
José Bernardo Simões Reis – Vencedor do concurso de piano "Mozart no Ribatejo" realizado pelo Conservatório de Música de Santarém;

Nível Regional
Escalada
Paulo Alexandre dos Santos Gameiro – Campeão Regional de Lisboa, no escalão de iniciados (Desporto Escolar).

Nível Nacional
Atletismo
Simone Pereira Vieira da Silva – Campeã de velocidade no Torneio Mega Sprinter, no escalão de iniciados (Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas D. Afonso, 4º Conde de Ourém);
BTT
Ricardo Afonso Fernandes Ribeiro – Campeão Nacional de BTT (Escalão Elite).
Futsal
Equipa de juvenis feminina do Centro de Estudos de Fátima – Campeã Nacional (Desporto Escolar).
Kartcross
Armindo Jorge Ribeiro Lopes – Campeão nacional (atleta dos Volantes Negros).
Natação
Alexandra Nunes Borges – Vencedora do II Aquatlo de Tomar (atleta da Juventude Oureense).
Pesca Desportiva
Arlindo Lopes Dias – Campeão nacional.
MEDALHA DE BONS SERVIÇOS
Adelino Alves Vieira;
António da Silva Brito;
António de Faria Hipólito;
Joaquim Vieira Gaspar;
Lucília da Silva Santos Vitória da Silva;
Maria Teresa Vieira Dias Graça Henriques.

MEDALHA DE OURO DE MÉRITO MUNICIPAL
Abílio Pedro Faria Aquino (a título póstumo) – Mérito Empresarial;
Vitiourém – Associação de Promoção da Vitivinicultura de Ourém.
Associação Cultural e Recreativa de Urqueira – comemoração dos 25 anos;
Associação Cultural e Recreativa Vale do Nabão – comemoração dos 25 anos;
Associação Desportiva, Recreativa e Cultural "Vasco da Gama" – comemoração dos 25 anos;
Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo Bairrense – comemoração dos 25 anos;
Grupo Desportivo Sandoeirense – comemoração dos 25 anos;
Joaquim Silva

MEDALHA DE OURO DO MUNICÍPIO
Fernando António Miranda Guedes Bianchi de Aguiar – Ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e um dos principais responsáveis pela denominação de Vinho Medieval de Ourém;
Papa João Paulo II (a título póstumo) – Símbolo de religiosidade e do ecumenismo a nível internacional a quem o Concelho de Ourém muito deve, pois, João Paulo II, através da sua devoção por Fátima, extravasou as fronteiras desta cidade e de Portugal por todo o mundo. Num futuro próximo, uma Comissão constituída pela Câmara Municipal de Ourém, Junta de Freguesia de Fátima, ACISO (Associação Empresarial de Ourém-Fátima) e Santuário, reunirá para estudar a implantação, em Fátima, de um monumento em sua homenagem.
Juventude Ouriense

Casos de Polícia

FÁTIMA
Em 05JUN06, foram apresentadas duas denúncias por furto em residência, tendo sido furtado de uma valores de cerca de 360 euros e de outra de momento desconhece-se os artigos e valores furtados. Em ambos os casos foram abertas as portas de entrada, a primeira estava só fechada no trinco e a segunda, foi arrombada.
OURÉM
Em 07JUN06, foi apresentada denúncia contra desconhecidos que, no período das 12h00 às 15h30, assaltaram uma residência de onde furtaram cerca de 3250 euros e ouro no valor aproximado de 15000 euros, não se verificando qualquer vestígio de arrombamento.
Em 08JUN06, foi apresentada denúncia contra desconhecidos que, no período compreendido entre as 08h00 e 22h00 do dia 7, entraram numa residência possivelmente através de chave falsa, de onde furtaram artigos em ouro e produtos de beleza cujo valor não foi possível apurar.

Casa do Ribatejo homenageia ribatejanos



Segundo notícia avançada pelo jornal Cidade de Tomar, a quem agradecemos a cedência da foto que publicamos, a Casa do Ribatejo homenageou, no sábado, dia 3 de Junho, um grupo de ribatejanos, dos quais destacamos o deputado oureense Mário Albuquerque. Para além deste, foram ainda homenageados o director do Cidade de Tomar António Madureira, Carlos Portas, Elísio Summavielle, Graciete Monteiro, Carlos Beato e Iva Delgado.
Neste encontro, avança o Cidade de Tomar, «foi debatida a importância de preservar a identidade e cultura ribatejanas, em especial neste período em que o actual e anterior governos têm avançado com reestruturações administrativas que implicam um novo ordenamento do território».

09 junho 2006

Notícias de Ourém 09 de Junho de 2006

Mais pequenos aprendem a gerir dinheiro



Trinta e seis crianças aprenderam a gerir melhor o dinheiro, No dia Mundial da Criança. Duas turmas, uma do quatro ano da EB1 nº 1 de Ourém e uma da EB1 nº 2 de Ourém aprenderam a gerir ao dinheiro e a perceber melhor o que se pode fazer numa instituição bancária, a Caixa Geral de Depósitos e qual o processo.
Marta Carreira, 9 anos aluna da EB 1 de Ourém foi conjuntamente com os 24 colegas da sua turma à agência de Ourém da Caixa Geral de Depósitos. Na fila com a colega ia definindo o que fazer com as suas quatro notas de cinco euros (fictícias): uma na poupança, uma no construir, uma no multiplicar e uma no gastar. A amiga Inês ponderava colocar duas notas no multiplicar porque "quero ter muito dinheiro, verdadeiro de preferência" assinalando que "é fixe esta iniciativa".
A frase de Marta inscrita na caderneta era: "Temos do dinheiro poupar, para mais tarde gastar". E porquê a frase? "Temos que poupar para gastar noutra coisa", esclarece.
Marta revela costuma colocar as suas poupanças no mealheiro e que a mãe é que as coloca no banco.
Inês Cruz, a professora que acompanhou a turma nesta ida ao banco, explicou que nesta iniciativa, os alunos trabalharam na sala de aula os conceitos inerentes a uma operação bancária. Aos meninos foi explicada a noção de dinheiro, poupança , isto com várias actividades, de forma a que os alunos ligassem os conceitos às actividades do dia a dia. Depois, em casa, os pais ajudaram a criar a frase sobre a poupança.
A professora assinala que os alunos ficaram contentes de ter vindo e, no futuro "já vão perguntar o que os pais vão fazer ao banco (depósito, levantamento)".
A visita reveste-se de maior importância porque permite um maior conhecimento de cada instituição e dos serviços que oferecem às pessoas, adianta.

Junta da Piedade entrega prémios de brasão



Ivo Melo, 9 anos, foi o vencedor do primeiro prémio do concurso de trabalhos do Agrupamento Oureana. O brasão que apresentou foi feito com misangas. Durante dois dias, ele colocou misanga atrás de misanga, pretas e brancas no símbolo da freguesia de Nossa Senhora da Piedade, num trabalho em que a mãe também ajudou. O mais difícil, confessa o autor do trabalho, foi a parte do brasão onde se encontram as torres.
Ivo considera que um dos trabalhos mais bonitos é aquele cujo material utilizado é areia miudinha com os tons verdes e pretos, as cores do brasão desta freguesia da cidade.
Participaram neste concurso 22 trabalhos de escolas do Agrupamento de escolas Oureana e Acácio de Paiva, os dois agrupamentos de escolas que fazem parte desta freguesia.
Em análise pelo júri esteve criatividade, a originalidade, a adequação ao tema, os materiais utilizados e o sentido estético.
O primeiro classificado recebeu um prémio de 100 euros enquanto que o segundo recebeu um prémio no valor de 60 euros e o terceiro classificado, no valor de 40 euros que será convertido em material didáctico. A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade atribuiu ainda um prémio de participação aos 22 trabalhos, de 800 euros, no total.
O Agrupamento Oureana recebeu ainda uma verba de cem euros, para baloiços.
A Junta de Freguesia pretende expor os trabalhos dos brasões ao público antes de os devolver às escolas. Este concurso insere-se nas comemorações dos 175 anos da freguesia. Neste âmbito, vai lançar, no próximo ano lectivo um concurso de toponímia. O objectivo é deixar um legado às gerações vindouras referências históricas sobre os nomes das ruas e as personalidades a elas associadas.

Mata Municipal recuperada

A mata municipal de Ourém conta desde o dia 5 de Junho, Dia mundial do ambiente com um novo equipamento. Trata-se de um percurso de manutenção que permite às pessoas, no horário da mata municipal (9-20h), aproveitar para fazer exercício físico num pulmão da cidade. Corrida, espaldares, abdominais são alguns dos exercícios que os oureenses poderão fazer. Para descansar poderão fazê-lo em bancos de madeira e junto a um pequeno lago artificial que serve também de parque de merendas.
A intervenção teve um custo total de cerca de 37 mil euros, financiado em 50 por cento pelo programa AGRO.
Os 340 alunos das diversas turmas do primeiro ciclo do concelho foram os primeiros a usar os aparelhos de manutenção tendo também efectuado diversos jogos, num acção promovida pela autarquia. Os alunos receberam também um saco oferta da Compagnie Generále des Eaux com material didáctico e um pequeno lanche.

Crianças especiais festejam Dia com outras crianças



Todos diferentes e todos iguais. Os alunos da Escola de Ensino Especial "Os Moinhos" festejaram o Dia da Criança com os alunos dos jardins-de-infância de Fátima. As mais de quatro centenas de crianças participaram juntas nas actividades comemorativas deste dia. Aos trabalhos manuais sucedeu-se a visualização de um pequeno filme onde foi relembrado as actividades que, ao longo do ano, alunos da escola de educação especial e os alunos dos jardins-de-infância realizaram em conjunto, ao longo do ano. Este ano o projecto "Para além de mim" teve como objectivo promover nas crianças sem deficiência o "respeito pelo outro, na sua diversidade".
De volta à rua, as crianças viram como é que os bombeiros apagam os incêndios numa pequena simulação e participaram nas actividades de rua . Palhaços, animação musical, balões e brincadeira preencheram a manhã destas crianças a que se associou uma turma do 9º ano do Centro de Estudos de Fátima.

Jardim infantil apoia escola de Timor



O Jardim Infantil de Ourém – IPSS, promoveu a realização de uma festa/convívio no passado Sábado à tarde, no Centro de Negócios da cidade, integrada na campanha de solidariedade escolar com Timor Leste, lançada pelo Município de Ourém, com o objectivo de proporcionar condições de formação e desenvolvimento às crianças daquele território.
A excelente participação de associados e amigos satisfez as expectativas, contribuindo para o êxito da iniciativa. Ainda fundamental foi a contribuição dos muitos pais, funcionárias e crianças utentes da Instituição, que além da sua disponibilidade ofereceram muitas iguarias para alimentar a festa. Também aqui merece especial referência a contribuição do armazém de vinhos Fernando Rodrigues, Lda., e do talho Lourenço & Filhos, Lda., com simpáticas ofertas à causa, bem como ao professor José António, com a sua presença e o empréstimo dos meios áudio para animar o convívio e aos professores de educação física; João Conde e João Oliveira da empresa Happy Lazer.
O Município de Ourém, que nos cedeu o espaço, esteve representado pela Exma. Senhora Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Deolinda Simões, e pelos Exmos. Senhores Vice Presidente e Presidente da Câmara Municipal; Dr. Vítor Frazão e Dr. David Catarino, que teve oportunidade de fazer uma breve alusão aos méritos e à necessidade desta campanha, louvando igualmente o desempenho do Jardim Infantil.
A Direcção, em nome dos utentes desta Instituição e na razão da sua alegria e responsabilidade (é importante transmitir o "stress" que algumas crianças demonstraram nos momentos que antecederam a sua actuação…), agradece o interesse de todos quantos participaram, dando seguimento à entrega do donativo apurado para divulgação oficial na data limite da participação.
A Direcção do Jardim

Agrupamento de Caxarias com actividades

O Agrupamento de escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão de Caxarias realiza hoje, 9 de Junho o Festival da canção. A iniciativa decorre a partir das 21h, no recinto escolar.
A 22 de Junho este Agrupamento de escolas festeja o Dia do Agrupamento, no recinto escolar e no dia 23 de Junho, a partir das 20h30 haverá marchas populares com a participação especial da Marcha de Espite e a Marcha da CERCIPOM (Pombal).

A minha escola adopta um museu em exposição

Os trabalhos da turma 7.º A do Colégio do Sagrado Coração de Maria no âmbito do concurso «A Minha Escola Adopta um Museu» estão expostos no Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima.
Este concurso, uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Português de Museus, consistiu na elaboração de trabalhos criativos a partir de testemunhos dos acervos dos museus que integram a Rede Portuguesa de Museus (RPM).
Apesar dos trabalhos destes alunos não terem vencido o concurso, apresentam grande qualidade e criatividade. A interligação museu/escola foi bastante positiva.
Esta mostra pode ser visitada diariamente, excepto à 2.ª feira, até ao dia 9 de Julho, no horário do funcionamento do Museu (10h00-19h00). A entrada é gratuita.

Convívio de pára-quedistas

Almoço convívio de ex-pára-quedistas e pára-quedistas do concelho de Ourém, para comemoração do 50.º aniversário das tropas pára-quedistas de Portugal.
Dia 25 de Junho de 2006, pelas 12h30 no restaurante Paço do Conde (junto às piscinas municipais e cinema).
Contactos para marcação de lugar:
Restaurante: 249 542 483, 934571511, 934580980

Hospital privado em Fátima

David Catarino, presidente da Câmara Municipal de Ourém, assinou na passada semana, com Domingos Neves, gerente da empresa Clinifátima, um protocolo segundo o qual a autarquia oureense irá elaborar um Plano de Pormenor numa zona da cidade de Fátima que permitirá a edificação de um Hospital Privado. Os custos do Plano serão repartidos pelas duas entidades.
De acordo com o presidente da autarquia, a construção deste equipamento permitirá "colmatar uma lacuna existente ao nível da saúde, uma vez que os hospitais que servem o concelho estão relativamente distantes do concelho, criando também postos de trabalho altamente qualificados".
Actualmente ainda não estão definidos os parâmetros em que o projecto irá funcionar, uma vez que será o Plano de Pormenor a definir os limites e índices de construção permitidos. Os custos do projecto ainda não estão, como tal, definidos, podendo a autarquia, caso o entenda, subscrever até 10% do capital da empresa gestora da unidade de saúde.
O Hospital irá nascer nas imediações do seminário Verbo Divino.
Socialistas contra
Os vereadores socialistras manisfestaram a sua posição contrária na reunião de Cãmara do passado dia 22 de Maio. Através de uma declaração de voto, os vereadores do PS consideram que «a instalação de uma Unidade de Saúde em Fátima apresenta-se como uma iniciativa louvável e a apoiar pelo claro interesse que acarreta para o município e para a região e pelos benefícios que pode trazer às populações».
E Embora defendam que a Cãmara deva «apoiar esta iniciativa porque é de interesse público e responde de forma positiva às carências sentidas no Serviço Público de Saúde no Concelho de Ourém», os vereadores da oposição defendem que «o apoio da Câmara Municipal deve circunscrever-se ao âmbito das suas competências». Ou seja, «apoiar o processo para a instalação da nova unidade de saúde proposta, ao nível dos instrumentos de ordenamento do território e de agente facilitador ao nível dos serviços da Administração, são papéis que cabem à Câmara Municipal, mas entrar no capital social da empresa até 10% dum montante ainda não determinado, que não se sabe quantificar, parece-nos fora de âmbito das competências da Câmara e não justificado» afirmam. Concluem que «as áreas de negócio são campo de acção dos agentes económicos e a Câmara Municipal, neste particular, deve estar num plano diferenciado, salvaguardando as dinâmicas da livre concorrência». Por outro lado, concluem, «afectar recursos financeiros a um projecto privado de saúde em Fátima não é seguramente prioritário na acção do município, relativamente a outros investimentos da sua responsabilidade, como é o caso da requalificação urbana e para a qual se alega uma dramática incapacidade».

Câmara inicia revisão do PDM

Por proposta do Presidente da Câmara, David Catarino, e fundamentando a sua posição no impacto que a construção do IC9 terá no concelho, foi deliberado, em reunião de Câmara, dar inicio aos procedimentos de revisão do Plano Director Municipal concelhio.
O processo, que se antevê demorado, vai ter início com a elaboração dos Termos de Referência do novo plano, um documento onde se fundamentam detalhadamente as circunstâncias que levam à sua revisão e onde se traçam as directivas para o novo documento.
Após este passo a autarquia aprovará os Termos de Referência, os quais serão publicados, em Diário da República, iniciando-se o processo de revisão.

7 milhões para requalificar avenida

A requalificação da Avenida D. José Alves Correia da Silva já tem financiamento garantido. O Secretariado do Partido Socialista de Ourém congratula-se "pelo apoio manifestado pelo Governo do PS ao Concelho de Ourém através da aprovação de uma verba de 7 milhões de euros destinada a requalificação da Avenida D. José Alves Correia da Silva, em Fátima".
Em reunião de 6 de Junho o secretariado socialista manifesta a sua satisfação "pelo facto das obras do IC9 finalmente se encontrarem em manifesto andamento de Tomar em direcção a Ourém e pela decisão governamental de definir a opção 2N como o traçado no Concelho de Ourém, que aproxima o norte do Concelho a esta nova via, no sentido que defendemos ao longo dos últimos 15 anos".

Estação de Fátima em Caxarias: «uma opção ridícula e provinciana»

A afirmação é do presidente da Câmara de Tomar. Segundo aquele semanário e de acordo com as declarações de António Paiva «nem sequer se devia discutir se a estação ferroviária de ligação a Fátima será em Chão de Maçãs ou Caxarias, considerando a opção por esta última "ridícula e provinciana". Isto porque, continua o Cidade de Tomar, «segundo o autarca, a estação de Chão de Maçãs fica servida pelo nó do IC9, enquanto Caxarias é servida por uma estrada secundária, cheia de curvas».
António Paiva afirma ainda que «no país têm que acabar estas situações onde eventuais influências de amiguismos políticos se sobrepõem à lógica e que a opção por Caxarias não seria resultado de uma "política séria e isenta"».

Câmara inicia revisão do PDM

Por proposta do Presidente da Câmara, David Catarino, e fundamentando a sua posição no impacto que a construção do IC9 terá no concelho, foi deliberado, em reunião de Câmara, dar inicio aos procedimentos de revisão do Plano Director Municipal concelhio.
O processo, que se antevê demorado, vai ter início com a elaboração dos Termos de Referência do novo plano, um documento onde se fundamentam detalhadamente as circunstâncias que levam à sua revisão e onde se traçam as directivas para o novo documento.
Após este passo a autarquia aprovará os Termos de Referência, os quais serão publicados, em Diário da República, iniciando-se o processo de revisão.

Nota de esclarecimento necessário: JO responde a Catarino

A direcção do Juventude Ouriense começou por entender não reagir ao comentário do Senhor Presidente da Câmara "em jeito de resposta ao JO" ("A Câmara não joga"), hoje inserto neste jornal.
No entanto, há alguns pontos que não podem deixar de ser sucintamente esclarecidos:
1. A eventual subida do JO à Iª Divisão Nacional de hóquei em patins não é "uma decisão da associação", e muito menos desta direcção. É o resultado do trabalho de uma equipa, que assenta no quadro de técnicos e de hoquistas que recebeu da direcção anterior e a que apenas pediu que fossem dignos da colectividade e do concelho. Como fizeram exemplarmente!
2. Já é uma decisão da Câmara apoiar ou não a actividade de uma associação que tem quatro centenas de praticantes e uma indiscutível representatividade no desporto de competição.
3. A utilização que o JO faz das piscinas, do pavilhão (muito longe de ser "quase em exclusivo"…) e de outros meios municipais é feita para que as actividades ao serviço da comunidade sejam possíveis, usando meios que são da comunidade, bem como dos Bombeiros Voluntários, do CRIO, da APDAF, num sentido da melhor cooperação.
4. Esclareça-se ainda que a utilização de meios municipais não tem sido a título gracioso, bem pelo contrário (por exemplo, no caso das piscinas a hora de pista custa 20 euros contra 7 euros em Tomar) e, quando há direito a reembolso, este apenas tem sido feito muitos meses depois do pagamento efectuado pela colectividade.
5. Por último, só com importantes apoios de empresas e privados e uma cuidadosa gestão de um apertado orçamento possibilita que, sem se ter ainda recebido o subsídio atribuído pela Câmara(*), sem recurso a venda de património (sede) ou a onerosos empréstimos bancários, esta associação venha cumprindo, honradamente, os seus compromissos.
6. Ainda em complemento: ao contrário do que está dito "em jeito de resposta ao JO", esta direcção entende que a Câmara deve co-suportar as consequências das decisões das associações do concelho, desde que tomadas nos seus quadros estatutários e com a intenção de servir a comunidade oureense, e que, se já tem apoiado tantas decisões – certas ou erradas – de outras associações, não vê porque é tão reticente no apoio às da direcção do Juventude Ouriense, entre as quais não se inclui, repete-se, a de subir à Iª Divisão Nacional da modalidade mais emblemática do desporto português, embora muito felizes estejamos, como oureenses, se conseguimos contribuir para esse acontecimento.
A direcção do Juventude Ouriense
Ourém, 2 de Junho de 2006
(*) Só a 2 de Junho, depois de escrito este esclarecimento, se recebeu a primeira parcela do subsídio, durante a proveitosa reunião com o Senhor Presidente da Câmara, Vereador do pelouro e adjunto do P. da C., que respondeu à solicitação desta direcção.

Crio mostra ginásio…



A direcção do Crio recebeu, oficialmente, na passada terça-feira, os novos equipamentos de ginástica, oferecidos pelo Lions Clube de Ourém. Mas porque não querem ficar por aqui, os Lions comprometeram-se a continuar a equipar o novo ginásio, de acordo com as necessidades dos utentes da instituição. Por seu lado, o CRIO reconheceu a atitude, atribuindo à sala de Ginástica o nome de «sala Lions Clube de Ourém», numa placa colocada logo à entrada da mesma.
Ao presidente da Direcção, Mário Albuquerque, coube fazer os agradecimentos pela «sensibilidade demonstrada que revela os objectivos que norteia a actuação do clube e a sua identidade com a comunidade onde se inserem». Albuquerque destacou ainda o especial carinho demonstrado para com quem «mais necessita face às incapacidade de fazer pelos próprios meios». Em nome do CRIO não deixou também de manifestar a «total disponibilidade» para colaborar com os Lions». Salientou ainda o facto da sala ter ficado «muito bem apetrechada», com «material novo e de qualidade».
Os utentes do Crio passaram assim a dispor de uma passadeira, uma bicicleta, um remo, uma elíptica de ginástica e uma multifunções de musculação, cujo valor ronda os três mil euros.


…e lar

Também na passada semana, o Crio abriu as portas do Lar para cuja aquisição, tantos oureenses contribuíram através de várias actividades organizadas um pouco por todo o concelho. Por isso foram convidados todos os presidentes de Junta a visitar o Lar, sendo que desta vez a visita foi composta por seis, acrescidos dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipais.