29 dezembro 2005

Notícias Breves

Bombeiros comemoram 94 anos
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém comemora o seu 94º aniversário, a 4 de Janeiro de 2006.
A data vai ser assinalada com um jantar comemorativo que se realiza, na sede, pelas 20h.
Quadra natalícia
O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima realiza, pela segunda vez, desta forma, o encerramento da Quadra natalícia. A festa realiza-se a 8 de Janeiro, a partir das 15h, na Casa do Povo de Fátima.
Do programa consta:
Cânticos de Adoração do Menino, junto ao presépio;
Cantar os Reis;
Pequena demonstração de folclore infantil e adulto.
A iniciativa do Rancho Folclórico visa assim, reviver a quadra natalícia, na sua vertente religiosa, dada a enorme religiosidade do povo desta zona.
A tarde termina com um lanche à moda antiga com filhós, bailarotes e café quente. Segue-se um bailarico à antiga. A entrada é grátis.

Anecra de utilidade pública
A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação automóvel já possui o estatuto de utilidade pública. O presidente da direcção, António Ferreira Nunes congratulou-se com este reconhecimento do governo, em particular pelo papel que esta associação desempenha há mais de 90 anos.
O processo de reconhecimento da associação enquanto entidade de utilidade pública começou em 2001.
A direcção da Anecra entende este reconhecimento, também, como um "novo desafio para o futuro dos que trabalham no sector do comércio e reparação automóvel, em Portugal.

Esquadras da PSP

No dia em que se realizou a Assembleia Municipal, quarta-feira, era noticia nacional o encerramento de esquadras da PSP em aglomerados com menos de 15 mil habitantes, como é o caso de Fátima e Ourém. Se o encerramento da esquadra de Fátima parece ser pouco provável face à sua especificidade. Apesar disso resta sempre a dúvida tal como sucede com a de Ourém, embora no caso de Fátima, o deputado António Gameiro tenha referido um conversa sua com o Governador Civil onde este lhe terá dito que de facto Fátima não corria esse risco. Bem pelo contrário, as informações deste deputado iam no sentido da reestruturação desta esquadra, dotando-a de mais meios, designadamente, mais recursos humanos e com o domínio de línguas estrangeiras, no sentido de poderem responder melhor À especificidade de Fátima, no que se refere ao atendimento de peregrinos de outros países. Mesmo assim, na reunião da Assembleia Municipal, o grupo socialista propôs, desde já que a Assembleia Municipal dirija um requerimento ao Governo, solicitando todos os esclarecimentos sobre esta eventual decisão que, "a ser tomada, poderá pôr em causa a estabilidade social e a segurança de bens e pessoas". Catarino informou que tem já pedida uma audiência com o ministro da Administração Interna devendo então colocar-lhe as duas situações, procurando esclarecimentos.

22 dezembro 2005

Maria Barroso visita “meninas” da Casa do Bom Samaritano



As "meninas" quiseram oferecer-lhe um cartão de boas festas, para ela e para o filho João, num gesto de amizade e alegria pela sua passagem pela Casa do Bom Samaritano. Algumas das utentes desta Obra da Divina Providência cumprimentaram e trocaram palavras com Maria Barroso, a quem a directora da instituição apelidou de "grande mulher da solidariedade".
Maria Barroso revelou estar "extremamente impressionada" e "muito satisfeita" depois dos momentos que passou na instituição e que passaram por um breve encontro com as utentes tendo também assistido a um pequeno concerto da Orquestra da Casa do Bom Samaritano.
"Tenho pela parábola do bom samaritano, uma predilecção especial", explicou aos presentes, assinalando a "lição" que dali levou, com base na solidariedade, amizade. "Se conseguíssemos levar a todo o país e as instituições europeias estes ensinamentos era extraordinário", reforça. Tudo isto com o objectivo de "construirmos a civilização do amor, de que nos falou o papa João Paulo II, na primeira mensagem do ano de 2005".
Estima e gratidão
"Estima e gratidão"por receber na instituição Maria Barroso. As palavras são da superiora da casa, Maria Helena Ferreira, durante a visita, referindo-se a Maria Barroso como a "grande mulher da solidariedade".
A superiora referiu-se ao trabalho efectuado pela instituição desde 1942, altura em que Ana de Jesus, a fundadora se instalou em Fátima para fundar uma obra dedicada aos mais pobres entre os pobres. Foi a primeira obra social fundada em Fátima. E aqui "as pessoas não se limitam a dar, recebem, também, dos que são ajudados", frisou. Este relacionamento repercute-se a todos os níveis, desde material e cultural até de fé, assinalou ainda esta responsável.
Nesta instituição encontram-se 87 utentes, com idades compreendidas entre os 19 e os 78 anos; ligadas a comunidade religiosa além dos 50 trabalhadores, que juntos pretendem ser uma "verdadeira família".
Maria Barroso fez uma visita às 87 internas da Obra da Divina Providência – Casa do Bom Samaritano, a 18 de Dezembro, numa visita de âmbito social que passou também por Tomar, Entroncamento e Torres Novas. O périplo pelo norte do distrito de Santarém feito por Maria Barroso, realiza-se no âmbito da candidatura de Mário Soares à presidência da República. Na comitiva, os oureenses, governador civil Paulo Fonseca e o deputado António Gameiro, Leonilde Madeira.

Pais natal visitam meninos do CAT

As palavras assim, escritas, não conseguem contar a alegria, os gestos, os olhares e os sorrisos conquistados às crianças que se encontram no Centro de Apoio Temporário da Ribeira do Fárrio. Estes onze meninos tiveram a visita do Pai Natal, não de um mas, de vários vestidos a rigor. Estes não trouxeram as renas, como seria de esperar mas, chegaram nas suas vespas.
Um grupo de duas dezenas de elementos do Vespa Club de Ourém – Vespourém passou a tarde de 17 de Dezembro com os meninos que estão nesta instituição. Aos meninos que ali vivem, juntaram-se outros, filhos dos pais natal vespistas e não se viram diferenças entre quem visita quem.
Há olhares tristes que, depois do primeiro receio inicial, se perderam em sorrisos grandes, esquecidos de tudo e de todos. A alegria dos pequenos rostos de criança tornou-se contagiante. Andar de vespa. Para quase todos os meninos e meninas que ali vivem, com idades compreendidas entre os sete meses e os nove anos, para quem a família é grande e além dos irmãos de sangue, em pelo menos um caso, ganharam outros irmãos. Meninos a quem a vida trocou as voltas e por um motivo ou outro, estão ali à guarda, por ordem do Tribunal.
Depois, reunidos ao lanche à volta da mesa, os meninos, cada um recebeu de um pai natal, um pequeno presente. E foi ver a alegria com que brincaram com brinquedos simples. Momentos únicos.
Os elementos do Vespourém ficaram assim a conhecer uma outra realidade.
Até os escuteiros aproveitaram para dar uma voltinha de vespa.

Bombeiros de Fátima recebem novas viaturas



Os bombeiros de Fátima receberam a ambulância "Patrick e Nathalie Gil" e o pequeno carro de combate a incêndios "Nossa Senhora dos Valinhos", a 17 de Dezembro, num momento simbólico, antes da festa do Natal dos bombeiros.
Trata-se da sexta ambulância colocada ao serviço dos bombeiros voluntários de Fátima. "Já não tínhamos viaturas suficientes para acorrer aos inúmeros pedidos que chegam diariamente", assinalou o vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fátima, José Gonçalves.
O veículo de combate a incêndios vem colmatar uma necessidade: "Não dispúnhamos de um veículo ligeiro de combate a incêndios, em zona de acesso mais restrito, como é o caso do Calvário", referiu o vice-presidente.
Actualmente o corpo de bombeiros de Fátima possui 14 viaturas. Em 2005 este corpo de soldados da paz registou 6300 ocorrências, "números expressivos que revelam o trabalho de 12 bombeiros assalariados bem como da colaboração dos 75 bombeiros voluntários, pois sem eles, a nossa missão estaria comprometida".
Nathalie Gil, usou da palavra em nome da família para expressar o desejo que a ambulância que sirva para ajudar as pessoas.
Críticas
José Gonçalves criticou o facto de até agora, ainda não terem obtido respostas, desde há dois anos, depois dos pedidos efectuados ao INEM e à Escola nacional de bombeiros para formação dos bombeiros em cursos de TAS. Com uma ausência de resposta até este momento, este responsável pede ao governador civil que interceda nesta questão.
E apela para que seja intermediário na resolução de um outro problema: a questão da ambulância e posto do INEM.
"Quando foi atribuída, foi sempre, como ambulância e, para concretizar como posto do INEM, mais tarde. A inexistência de um protocolo entre as duas instituições obriga ao pagamento de todas as despesas da viatura bem como ao pagamento dos salários das pessoas que estão 24h por dia, de serviço". Ora, perante esta situação, a direcção adianta que não pode continuar nestes termos.
Insatisfeito com a ligação entre o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) e os bombeiros, a corporação de Fátima pede a Paulo Fonseca para intervir. Os bombeiros falam em "frustração" devido ao atraso no encaminhamento dos casos, o que tem originado insatisfação e criticas por parte de populares.
Quartel para décadas
"Queremos construir um quartel para décadas e não para alguns anos", afiançou José Gonçalves. Depois da publicação da portaria governamental que revoga a construção de novos quartéis, a direcção aguarda agora a definição de novas regras para levar avante o projecto de construção, "pois é impensável fazê-lo sem ajudas governamentais".
Uma equipa da direcção dos bombeiros vai agora estudar possíveis localizações e áreas para implantação do quartel, sendo que "será preferível optar por zonas mais amplas e com custos menos elevados".
Generosidade
O reitor do Santuário de Fátima, monsenhor Luciano Guerra que presidiu à bênção dos veículos, salientou a "belíssima generosidade" da família Gil. Apenas o empresário não se encontrava presente, por motivos de saúde.
"Não basta ter dinheiro. É preciso querer dispor bem dele", salientou o reitor, assinalando ainda que, com ofertas destas "o santuário tenha quase tido obrigação de fazer uma oferta". E apelou a que a cidade de Fátima saiba resolver os seus problemas. À margem das queixas e reivindicações e referindo-se, também, aos incêndios, "é importante que a nossa nação encontre caminho que acabe com a praga de incêndios que não têm nenhum jeito de serem acidentes naturais".
Exemplo
"Este corpo de bombeiros devia ser exemplo para todo o país", diz o presidente de Junta de Freguesia de Fátima, Natálio Reis. Exemplo porque "em dois anos, construíram tudo isto a partir do zero, mostra bem o que tem de si a solidariedade e vontade de muitos".
Perante os novos desafios e necessidades deixadas pelo vice-presidente, Natálio Reis salienta que, "vamos todos juntos ter que dar resposta".
O presidente da Câmara garantiu à direcção dos bombeiros voluntários de Fátima que "podem contar com a ajuda da Câmara para dotar esta casa de instalações adequadas". E aprendendo, com as lições do presente, fez uma referiu-se ao incêndio registado no quartel dos bombeiros de Minde para frisar que é segurança e condições nos quartéis.
Deolinda Simões recordou o ano 2005, um dos mais difíceis para o concelho, referindo à necessidade de todos limparem a mata.
Agradeceu a generosidade à família Gil e reforçou a necessidade de outros corpos de bombeiros do concelho.
Solidariedade
O governador civil do distrito de Santarém, Paulo Fonseca respondeu às críticas de quem acusa os bombeiros de fazer transportes de doentes, enquanto concorrência a outras empresas de serviços.
Diz-se este responsável "espantado" porque quem acusa não quer estar na linha da frente no combate aos incêndios, por exemplo. "Só se reivindica a parte boa das corporações".
"E fico mais espantado quando não se percebe que, para que hajam meios e pessoas na frente de ataque ao fogo, ao sinistro, esta máquina precisa de ter receitas e por isso transportam doentes". Porque é uma "vocação humanitária" e insere-se nos estatutos das associações.
Por todo este trabalho que Paulo Fonseca conhece bem, por ser um "homem dos bombeiros", louva o trabalho destas associações humanitárias que "nos garantem essa segurança 24h por dia".
A culpa do que corre mal na protecção civil "não é dos bombeiros", garante o responsável máximo pela protecção civil distrital.
Paulo Fonseca defendeu ainda a existência de "novas centralidades" de modo a que se possam criar acções de formação pós-laboral, em diversas corporações. Disponibilidade foi também o que manifestou a corporações, para resolver os problemas.
Solidário com os bombeiros e ciente que "o sistema está deficitário em termos de organização" apelou à responsabilização de todos para construir um "sistema que ajude os voluntários a bem cumprir as suas funções".

“Olha este tão giro”


“Olha este tão giro”. Este e outros comentários, foram algumas das frases que os alunos soltaram enquanto apreciavam a exposição de presépios, no bar da escola. Em particular, o presépio “Jesus nascido” foi o que mais comentários positivos obteve.
Este presépio é afinal uma reinterpretação, por parte dos alunos do 5ºH, do “Menino Jesus” nos nossos dias, num morro do Brasil.
Ali vê-se a gruta, com direito a parabólica, uma auto-estrada, motos, sinais luminosos e automóveis. Tudo ao lado de uma favela, ao estilo da “Cidade de Deus”, com os “barracos” amontoados.
Precisamente por ter esta ligação entre o passado e o presente, “é que está original”, dizia uma dos vários alunos que pararam para contemplar a exposição, enquanto esta estava ainda a ser ultimada.
São oito os presépios que os alunos das turmas de 5º e 6º ano da Escola EB 2.3 D. Afonso, IV Conde de Ourém realizaram e que se encontram patentes, na sala do bar. A exposição deve ficar patente até o final da quadra natalícia. É apenas uma mostra que fica patente para a comunidade escolar.
Há um presépio de jornal, um de cera, um de óasis (espuma/base de arranjos florais), um de contraplacado, um de materiais recicláveis (garrafões de plástico), um de cimento, um de arame, além do feito com cartão e areia, ao estilo “Cidade de Deus”.
O objectivo foi não só envolver os alunos na realização dos presépios mas também transmitir-lhes conhecimentos de matérias diversas, com particular incidência sobre a reciclagem.
Depois de uma “chuva de ideias”, isto é, propostas de realização de presépios, “as crianças escolheram os materiais”, explicou ao Notícias de Ourém, o professor Domingos Silva, chefe do departamento de Educação Visual e Tecnológica.
Foram os próprios alunos que trouxeram os materiais com que haveriam de moldar os seus presépios, trabalhando neles, duas vezes por semana, ao longo dos últimos dois meses. Nesta iniciativa colaboraram, além do chefe de departamento, o professor de Educação visual e tecnológica, o professor que lecciona Educação visual, o professor que lecciona Educação Tecnológica e o docente de Informática.
Este departamento realiza ao longo do ano diversas actividades com particular incidência para a comemoração do São Martinho, Natal e Carnaval.


Tarde fria apesar do brilhar do sol, Matas e Ouriense tentaram proporcionar um bom jogo de futebol num campo difícil.
O jogo começa um pouco aos trambolhões com muita bola pelo ar e com os jogadores de ambas as equipas a bombearem bolas de um meio campo para o outro. Mesmo assim coube à equipa visitante o primeiro remate da partida aos 3 minutos por João Simões que atira forte para uma defesa a dois tempos do guardião das Matas, Hernâni. A equipa da casa forte fisicamente não deixava a equipa do Ouriense pegar no jogo e apostava no contra ataque mas sem perigo.
João Simões era o mais inconformado, tentava pôr a bola no chão, servir os seus companheiros ou rematar à baliza contrária. À passagem do primeiro quarto de hora novamente João Simões na direita passa por um adversário mas atira ao lado em mais um aviso da equipa de Ourém.
À meia hora, livre de Pedro Renato e Diogo mais alto que toda a gente cabeceia ao lado numa boa oportunidade para o Ouriense, na resposta a equipa das Matas cria perigo num contra ataque por Márcio que em posição frontal atira ao lado.
A formação da casa queria mostrar que não ia ser um adversário fácil e aos 40 minutos o camisola 10 das Matas, Fiel dispara forte para uma grande defesa do guardião do Ouriense. Na resposta Pedro Carreira aos 43 minutos e Bocas aos 45, tiveram nos pés o golo da turma forasteira. Ao intervalo 0-0.
No segundo tempo, entra melhor o Ouriense mais pressionante, conseguindo por a bola no chão o que criava sérias dificuldades ao seu adversário. E aos 58 minutos João Simões de livre directo leva o perigo a rondar a baliza do Matas, mas o esférico acerta nas redes laterais. A equipa da casa tentava responder e também de livre o capitão Ricardo Rodrigues obriga Fernando a boa defesa.
Francisco Mendes treinador do Ouriense mexe na equipa e troca Pedro Renato por Bolinhas. Foi uma aposta acertada já que dois minutos depois o camisola 13 do Ouriense foge pela direita e faz uma assistência de morte para Bocas que aparece nas costas da defesa atirar em chapéu para o fundo da baliza, num grande golo aos 73 minutos.
Ainda os adeptos do Ouriense festejavam o primeiro golo da sua equipa, quando João Simões e depois de uma assistência de Pedro Carreira tem um momento de verdadeiro espectáculo, fazendo uma maldade ao defesa contrário com uma finta magnifica passa por ele e remata forte cruzado fazendo o segundo golo da equipa de Ourém aos 75 minutos.
Em dois minutos a equipa do Ouriense acabava com as dúvidas sobre o vencedor do jogo, o Matas tenta ainda reagir mas as forças começavam a faltar à equipa da casa, que vai acabar ainda por sofrer o terceiro golo por Diogo. Jogada com princípio meio e fim. Nuno mete na área onde aparece Pedro Carreira a rematar para uma grande defesa de Hernâni e na insistência Daniel, mete novamente na área onde no meio da confusão o capitão do Ouriense, Diogo é o mais esclarecido e remata para o fundo da baliza do Matas, estavam decorridos 86 minutos.
Até final apenas um remate do Ouriense por Pedro Carreira com a bola a passar sobre a baliza do Matas.
Vitória difícil do Ouriense, onde a formação do Matas tentou sempre dar boa réplica, mas a maior capacidade técnica e a experiência dos jogadores de Ourém fizeram a diferença.
Arbitragem: Positiva do Sr. Hugo Silva que apenas pecou no excesso de cartões mostrados e quase nunca dando a lei da vantagem. Foi bem auxiliado pelos seus dois colegas. Destaque para o auxiliar improvisado Jorge Rodrigues que sendo um homem da casa não comprometeu e teve em bom nível.
Melhor em campo: João Simões bastava falar apenas do lance do golo, onde fez o que quis do defesa antes de marcar, mas foi mais que isso rematou muito, jogou e fez jogar. João Simões está a passar um bom momento de forma.
O campeonato pára duas semanas devido ao Natal e à passagem de ano, regressando no dia 8 Janeiro.

Salve o Natal

Aproxima-se mais um Natal, evento maior da cristandade, que, de homenagem ao fundador da religião cristã, se transformou na grande festa anual da família, desde há quase XVII séculos consagrada como ecuménica reunião das gerações, por vezes dispersas, cujos membros, de perto ou de longe, se deslocam aos lugares de nascimento, onde, na residência patriarcal, e em nome dos sagrados laços de sangue, e da reunião familiar, se juntam e convivem, compartilhando o pão e o amor fraternal, como que a provar e reforçar o nobre papel das famílias como base de toda a estrutura social.
Até o advento do Cristianismo, Roma comemorava o Solstício de Inverno com uma popular e imponente festa pagã, designada Natalis Solis Invicti; tentando ofuscar – ou mesmo suplantar – o brilho de tal evento, o Papa Júlio I (337-352) fixou o dia 25 de Dezembro como data oficial do nascimento de Jesus Cristo, e determinou que esse dia fosse condignamente comemorando por toda a família cristã, com uma festa religiosa que deveria suplantar a pagã festa do nascimento do Sol.
Evoluíndo ao longo dos séculos, durante os quais incorporou hábitos de várias culturas, e mesmo antigas práticas da primitiva festa pagã, a festa natalina é, hoje, um maravilhoso evento humano e humanista, em que o pretexto e incentivo constituído pela carinhosa reunião do agregado familiar, impulsiona a renovação dos laços de carinho e amor que unem os seus membros, a caldear afetos e amizades, a cimentar a união e a coesão, e a elevar e perpetuar a família como o maior e mais forte elo da cadeia em que assenta a promoção e construção das civilizações.
Com toda a importante reunião familiar, também a festa natalina não dispensa o agradável e colectivo repasto nocturno, onde companheiros (com+pan= compartilhando o pão) são todos que ali podem encontra-se, quando a Consoada – decerto inspirada na Santa Ceia – se torna a congregação anual de suma importância, coroada por essa refeição tradicional farta, rica e variada, de acordo com as tradições, as posses, e o nível social das famílias, acrescida pela também já tradicional troca de presentes, outra prova de carinho entre familiares, que renova o afecto e reforça os laços que os unem.
Que este Natal seja o início de uma nova era de progresso, paz e harmonia entre os povos. Para você, familiares e amigos, um FELIZ NATAL, e um MARAVILHOSO ANO NOVO.

Prece de Natal
Neste Natal deveria acontecer
A redenção de toda a humanidade
Com o fim da miséria e da maldade
A permitir ao mundo o Renascer
Sem guerras, revoluções, atentados
Sem violências, ódios, ou rancores
Como ensinou o Cristo de Belém
Dar-se-ia uma mudança radical
Com todos os homens sabiamente
Dando-se as mãos para finalmente
Do Universo varrerem todo o mal
Para que amanhã já libertados
Sem vencidos, e todos vencedores
Prossigamos no caminho do ALÉM
São Paulo, Natal de 2005
JoséVerdasca

Torneio de Tiro ao Alvo

Com uma boa participação de concorrentes, decorreu de 16 a 18 do corrente na sede do Vasco da Gama de Fátima o I Torneio de Pistola de Ar Comprimido. Sendo o primeiro evento desta modalidade realizado por esta Associação, poderá dizer-se que constituiu um êxito, não só pelo elevado número de concorrentes, mas ainda pela oportunidade gerada de convívio durante os três dias, para além do aspecto financeiro.
O encerramento do torneio decorreu dia 18, tendo sido atribuídas um total de 13 taças e dez medalhas de participação no evento aos primeiros 20 classificados. O vencedor foi Telmo Santos, mas a surpresa do torneio foi a jovem Sónia Prazeres que ficou classificada entre os dez primeiros, deixando em lugar secundário alguns atiradores de bom nível. Os proventos desta realização foram destinados às camadas jovens deste Clube que movimenta actualmente mais de 100 atletas em vários escalões.

Reconhecimento a quem partiu inesperadamente


Foi em Maio de 1985, na primeira deslocação ao estrangeiro do "Chorus Auris", a Tours (França), que conheci o Abílio Aquino.
Acompanhava aquele agrupamento por um acaso da sorte (a viagem constituía o prémio de um sorteio organizado para custear a deslocação) e ele, como elemento integrante da Direcção da altura designada Banda de Vila Nova de Ourém, na qualidade de representante de outro dos agrupamentos desta colectividade, a Orquestra Típica.
Algum tempo depois assumi um papel mais interventivo na vida desta associação, passando a integrar os seus órgãos sociais, enquanto Abílio Aquino, por motivos profissionais que o conduziram ao sucesso empresarial por todos reconhecido, teve de se desligar da Orquestra Típica, nunca deixando no entanto de colaborar com esta colectividade, actualmente designada por Academia de Música Banda de Ourém (AMBO).
Quando há cerca de quatro anos começou a ganhar corpo, na AMBO, a ideia de dotar esta colectividade de uma nova sede, desde logo, Abílio Aquino se disponibilizou para integrar este projecto.
Mantivemos a partir daí um contacto mais regular, que mais se acentuou quando aceitou integrar os órgãos sociais da AMBO, passando a presidir ao Conselho Fiscal, a partir do Mandato de 2002-2004.
Estreitaram-se deste modo as nossas relações pessoais, ao mesmo tempo que algumas ligações profissionais se cruzaram, tendo tido assim o privilégio de acompanhar mais de perto o modo como desenvolvia a sua actividade, como coordenava as várias frentes de actuação em que se desdobrava.
O modo como articulava a sua actividade enquanto gestor empresarial, com a actividade associativa, ao nível do desporto (Juventude Ouriense, a cujos órgãos sociais pertencia há alguns anos, primeiro na Direcção e actualmente no Conselho Fiscal), da cultura (AMBO, a que já se fez referência) e empresarial (AECOPS – Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas) com a vivência familiar, em particular nos aspectos relacionados com a suas filhas, cujas actuações enquanto integrantes do Coral Infantil/Juvenil da AMBO fazia questão de acompanhar sempre, constituíam indicadores claros de uma grande capacidade de organização e uma dinâmica fora do vulgar.
De uma postura profundamente discreta, preferia sempre a retaguarda em detrimento da exposição pública dando disso mostra mais uma vez no último dia em que estivemos juntos, a 11 de Dezembro, no Concerto de Natal da AMBO, optando por não subir ao palco, no momento protocolar, como quase sempre. Contudo, jamais se escusava a expressar a sua opinião sobre as questões que entendiam colocar-lhe, quer relacionadas com os negócios, quer sobre a actividade associativa, quer sobre aspectos relacionados com a comunidade. As suas opiniões transmitiam uma confiança muito grande a quem as solicitava para poder avançar no processo decisório.
A morte representa sempre um momento difícil em quaisquer circunstâncias. Um corte na vivência diária. No caso concreto, o desaparecimento inesperado de Abílio Aquino, constituiu um choque tremendo para todos aqueles que com ele privaram. A disposição e empenho profissional que manifestava eram sinais do seu envolvimento na actividade empresarial.
A experiência que tinha adquirido e a sua juventude, aliadas a uma capacidade de liderança muito grande, faziam prever um brilhante futuro a esse nível de que as manifestações públicas dos que foram seus parceiros mais directos enquanto gestor de várias empresas são o testemunho evidente.
A nível empresarial caberá à sua família e aos seus colaboradores assumirem o papel que ele desempenhava de forma a que os projectos que tinha ajudado a delinear se possam concretizar. O sucesso das empresas a que estava ligado será uma das melhores forma de honrar a sua memória. São esses os meus votos.
As associações e instituições a quem nunca recusou colaboração, quer pessoal quer material, irão aperceber-se, ainda mais, de quão importante era essa colaboração. Espero que consigam transmitir aos seus associados e participantes o espírito de que é possível fazer um percurso de vida de sucesso sem atropelar os outros e colaborando desinteressadamente para que todos possam ter uma vida mais digna e com mais qualidade. Ajudariam a cumprir o projecto de vida de Abílio Aquino.
Por último, uma palavra de afecto e solidariedade àqueles para quem a perda foi mais dolorosa, a sua Família e de modo muito particular a esposa Célia e as suas filhas.
Avelino Subtil

15 dezembro 2005

Sentir a música

"Sentir a música" é o nome do projecto de Expressão Musical apresentado pelo Conservatório de Música de Ourém para apoiar os Jardins de Infância e as escolas do 1.º Ciclo do Concelho de Ourém.
Desde Outubro que os alunos dos Agrupamentos de Escolas Conde de Ourém, Oureana e Acácio de Paiva frequentam aulas ao nível da expressão musical e corporal ministradas por profissionais da música, devidamente orientados pela Direcção Pedagógica do Conservatório de Música de Ourém. Todas as semanas, mais de mil e quinhentas crianças sentem a música, através da improvisação, de canções, de jogos rítmicos, do movimento corporal, convergindo numa metodologia própria, formulada em estudos e métodos de Wuytack, Wiilems, Gordon, Word, Suzuki e principalmente Orff.
Os objectivos deste projecto passam pela contribuição para o crescimento global e harmonioso da criança, a promoção do seu desenvolvimento quer a nível musical quer no domínio da matemática, além da contribuição para o enriquecimento do seu património musical e para a preservação da sua identidade.
Este projecto contempla também pequenas audições e demonstrações de instrumentos, que possibilitam a audição e conhecimento ao vivo de instrumentos convencionais do repertório erudito.

AMBO: Concerto de Natal com casa cheia



A Academia de Música Banda de Ourém realizou no domingo o seu tradicional Concerto de Natal com a participação de todas as secções da colectividade.
O espectáculo abriu com a participação dos mais novos e antes de desfilarem os restantes grupos, houve lugar aos discursos.
Primeiro falou o presidente da Academia, Avelino Subtil que começou por manifestar a sua satisfação por ver a sala cheia, o que considerou "estimulante", porque "dá para recuperar forças". Isto numa época, refere, de algum desânimo devido à crise económica que o país atravessa que dificulta também a angariação de fundos para as colectividades. Diz Avelino Subtil que "às vezes é necessário fazer um esforço suplementar para que a associação se mantenha".
Isto apesar deste ter sido um ano diferente e especial porque comemorativo das bodas de diamante da Academia que, por isso, desenvolveu ainda mais actividades do que as usuais, mantendo-se estas, com o apoio de entidades oficiais e de empresas mas também "com o empenho e dedicação de todos quantos estão ligados à associação", agradecendo particularmente ao pároco da freguesia, padre Bento, pelo apoio que este e a paróquia deram à Academia.
Falaram depois os presidentes da Junta de Freguesia e da Assembleia Municipal, o primeiro membro também de uma das secções da associação, agradecendo ambos o trabalho desenvolvido por esta.
Finalmente, o presidente da Câmara salientou o trabalho desenvolvido anualmente pela colectividade mas destacando o concerto de natal que ali se desenrolava por ser o momento em que "toda a gente desta casa participa". Considera como exemplo a forma de trabalhar da associação, criando parcerias e promovendo a união de diferentes entidades.
Defendeu depois a necessidade de promoção da cultura, o que deve ser feito "por cada um de nós" mas apontando a importância do trabalho desenvolvido pela Academia.
Referiu ainda o envolvimento do município ao disponibilizar equipamentos às associações que, por sua vez, acabam por desenvolver um serviço público.
Protocolo com o Santuário
Os 75 anos da Academia de Música Banda de Ourém ficaram também assinalados com a assinatura de um protocolo entre a associação e o Santuário de Fátima. O protocolo advém do facto da AMBO participar já há alguns anos, através dos seus diversos agrupamentos em várias iniciativas culturais do Santuário. Trata-se de um protocolo de colaboração que estabelece que a AMBO disponibilizará as suas secções para participar nas actividades do Santuário e que este passará a subsidiar a Academia "em montante que anualmente definirá". O Santuário poderá ainda conceder facilidades de alojamento e alimentação a instituições similares no âmbito dos seus intercâmbios.

Mensagem de Natal do bispo diocesano: Olhar pelos mais abandonados

O bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira Sousa e Silva exorta os diocesanos a não esquecerem "os mais abandonados". Na mensagem de Natal deste ano, o prelado exorta os fiéis a "na febre das compras, ter presentes os pobres e carenciados".
Lembra ainda o bispo que as ajudas "fruto da moderação e renúncia" podem ser encaminhadas para a Cáritas diocesana.
Neste Advento, D. Serafim Ferreira Sousa e Silva lembra o essencial da festa de Natal, o "reencontro das famílias".
Mas também à prática do acolhimento (tema deste ano pastoral). "Vamos acolher o Menino da Vida e todos os meninos para a vida". Porque, nestes "tempos do relativismo e da insegurança, se estivermos com Cristo temos mais força para testemunhar as razões de viver com dignidade e solidariedade, para que o mundo seja melhor".
Como prenda de Natal, o bispo recomenda o Catecismo da Igreja Católica.

Jogo das pedras deve ser ensinado a comunidade africana

O Museu de Arte Sacra e Etnologia do Instituto Missionário da Consolata, em Fátima participou numa mesa-redonda no Seminário Internacional de Museologia da Infância e da Educação decorrido a 6 e 7 de Dezembr,o em Santarém.
O Director do Museu de Arte Sacra e Etnologia, Gonçalo Cardoso, fez uma comunicação no dia 6 na mesa-redonda subordinada ao tema "A infância do passado em Museus e projectos etnográficos".
Foi apresentado um estudo de caso a partir de uma actividade que o museu promove relacionada com uma Oficina de construção e aprendizagem do jogo tradicional africano «Mankala – o jogo das pedras».
Apesar deste objecto não fazer parte da infância do passado do nosso país, pertence a uma comunidade africana residente em Portugal cujos descendentes, já nascidos em Portugal, desconhecem.
O objectivo é dar a conhecer às crianças em geral um brinquedo de um outro povo e promover o conhecimento das tradições dos ascendentes da comunidade africana residente no nosso país.

Irmã Lúcia: Programa da trasladação conhecido

Já é conhecido o programa oficial da cerimónia de trasladação do corpo da irmã Lúcia para o Santuário de Fátima.
Os restos mortais da vidente serão tumulados, na Basílica do santuário de Fátima, ao lado do sepulcro de sua prima Jacinta Marto.
As cerimónias têm início em Coimbra. Depois em Fátima, será celebrada a eucaristia e os restos mortais serão tumulados na urna, na Basílica.
No dia 19 de Fevereiro de 2006, terá decorrido um ano e seis dias após o falecimento da religiosa, a 13 de Fevereiro de 2005, e um dia antes da Festa Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, festejada a 20 de Fevereiro, aniversário da morte da Beata Jacinta (20/02/1920).
Programa
08h30 - Eucaristia, no Carmelo de Coimbra (reservada à comunidade)
10h00 - Presença do corpo da Irmã Lúcia, na Sé de Coimbra
11h00 - Eucaristia, na Sé
12h30 - Partida para o Santuário de Fátima
13h30 - Chegada ao Santuário - Rua Jacinta Marto, junto à XIV estação da Via-sacra.
13h45 - Cortejo para a Capelinha das Aparições.
14h00 - Recitação do Rosário.
14h50 - Cortejo para a Eucaristia, com colocação da urna na escadaria do Recinto de Oração.
15h00 - Eucaristia, no altar do Recinto. Trasladação da urna para a Basílica. Tumulação. Procissão do Adeus, para a Capelinha.

Fátima na 1ª Companhia



Um grupo de vinte motards do Moto clube de Fátima – Arcanjos do asfalto participou domingo, 10 de Dezembro, do programa da TVI, 1ª Companhia.
Além destes também o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima marcou presença na mesma emissão, em directo durante a noite de domingo.
Os motards de Fátima deslocaram-se até aos estúdios da Endemol, de moto enquanto que o grupo da Casa do Povo de Fátima fê-lo de autocarro.
Os motards ainda tiveram a oportunidade de visitar Mafra, durante a tarde, tendo-se-lhes juntado também o grupo do Rancho Folclórico de Fátima.
Para o presidente dos Arcanjos do Asfalto, Paulo Gonçalves, esta presença do programa serviu para divulgar o grupo tendo a iniciativa permitido o convívio entre os elementos do grupo.
Este responsável salienta ainda que: "estamos cada vez mais unidos e com vontade de passear e partilhar bons momentos nos nossos passeios de duas rodas".

Junta de Freguesia de Fátima faz arranjos nas escolas

A Junta de Freguesia de Fátima está a resolver os problemas mais urgentes, de arranjos nas escolas e a efectuar o levantamento das necessidades dos estabelecimentos de ensino da freguesia.
O vice-presidente da Junta de Freguesia, José Poças das Neves adiantou ao Notícias de Ourém que estão a fazer o "levantamento das necessidades existentes nos recreios" das escolas. O objectivo é "dar condições dignas às crianças".
As prioridades são o recreio da escola básica do primeiro ciclo de Boleiros e de Lombo d’Égua, devendo ser feita uma vedação, em cada uma das escolas, salientou Poças das Neves.
Quanto aos problemas de aquecimento, nas escolas, neste ano lectivo, já estão resolvidos, garante o vice-presidente. As melhorias implementadas referem-se à alteração de quadros eléctricos, aquecedores, entre outros.
Também é preocupação deste executivo a colocação de uma grade separadora no jardim-de-infância de Fátima, de forma a separar o espaço exterior e criar segurança para as crianças quando brincam na rua, junto aos Dominicanos.
A Junta de Freguesia de Fátima já fez uma visita a todas as escolas da freguesia para efectuar um levantamento das necessidades e de reuniões com o Agrupamento de jardins e escolas de Fátima – Ajefátima, bem como com a autarquia, adiantou ainda Poças das Neves.
A junta de Freguesia de Fátima, salienta o autarca, vai cumprir a promessa da educação ser a grande aposta deste mandato. Até ao início do próximo ano lectivo, garante também, Poças das Neves.Contas feitas, o encargo destas obras deverá gastar grande parte do orçamento global para 2006, refere.
Planificar
actividades
Na última semana a Junta de Freguesia reuniu com os representantes das colectividades para efectuar um levantamento das actividades que cada uma leva a cabo ao longo do ano.
O objectivo é fazer uma planificação anual das actividades de todas as colectividades de modo a que as de umas não coincidam com as de outras, esclarece Poças das Neves.
A Junta pretende assim ter uma perspectiva global do tipo e diversidade de actividades que cada entidade pretende realizar de modo a poder apoiar. Pretende ainda a Junta de Freguesia realizar os "Serões da aldeia" uma iniciativa que envolva todas as colectividades.

Concursos sobre a figura do Anjo

O primeiro, destinado a todos os alunos do primeiro ciclo das escolas públicas e privadas do país, é subordinado ao tema da "Figura do Anjo da Fátima".
Os trabalhos, que podem ser apresentados em forma de desenho ou texto, podem ser entregues até dia 15 de Março do próximo ano.
O segundo concurso é dirigido a todos os jovens artistas nacionais, estudantes no ensino secundário e superior, a quem é dada a liberdade de escolha a interpretação relacionadas com as figuras dos anjos, nas expressões de pintura, escultura e cerâmica.
O prazo para entrega dos trabalhos a este concurso estende-se entre de 26 de Maio a 15 de Junho de 2006.
As inscrições são gratuitas. Para participar basta preencher a ficha de inscrição disponível no site www.santuario-fatima.pt.
De acordo com o Santuário, esta iniciativa é promovida com o intuito de "despertar o interesse de jovens artistas pela arte de tema religioso".
São parceiros neste projecto a Sociedade Nacional de Belas Artes e o Colégio de S. Miguel de Fátima.

Filarmónica com Ceia de Natal

A Sociedade Filarmónica Ouriense realiza amanhã, 17 de Dezembro, a sua Ceia de Natal. Trata-se de um momento de convívio entre músicos e famílias.
A Festa de Natal inicia-se às 19h30 com um concerto pela banda com a apresentação de novos executantes. O concerto tem lugar na Associação Recreativa e Propaganda de Ourém. Às 20h30, realiza-se o jantar de confraternização, no salão paroquial.

CenOurém em itinerância

As peças de teatro que subiram a cena no âmbito do VII CenOurém, Festival de Teatro Amador de Ourém vão, durante os meses de Dezembro e Janeiro, realizar uma digressão pelas freguesias do concelho.
Já agendadas estão as freguesias de Freixianda e Casal dos Bernardos. A primeira vai receber, dia 7 de Janeiro, no salão da Igreja, a peça "Saco de Nozes", do Grupo Desportivo e Cultural de Seiça. A segunda vai receber dia 14 de Janeiro no salão da Junta de Freguesia, a peça "O Zé do Barrete", interpretada pelo Grupo de Teatro "Pepétos", do Grupo Desportivo Sobralense.
Dia 17 de Dezembro vai ser a freguesia de Matas que vai dar início a este périplo, com a peça "Amor e pão com couves", do TRAB, Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo Bairrense.
Todas as peças têm início às 20h00. As entradas são livres.

Alargar o sorriso dos meninos da Casa da Criança do Olival



Uma tarde de teatro infantil animou os meninos da Casa da Criança, em Aldeia Nova, Olival, no último 10 de Dezembro. A peça "A derrota do Kid Labaredas" foi apresentada pelo Grupo de Teatro Apollo do Centro Cultural e Recreativo de Peras Ruivas. Uma estreia para este Grupo de Teatro em peças infantis, a qual contou com a presença dos meninos da Casa bem como do público em geral que se deslocou àquele espaço para assistir à peça.
O espectáculo, inserido no certame de actividades da Associação "Um Sorriso, um Amigo" teve a particularidade de cada espectador ter que "pagar" o bilhete através da entrega de um livro infantil/juvenil que ficará para a Casa. No total foram angariados cerca de 100 livros que a Associação entregará à Casa da Criança juntamente com a restante campanha que está a promover.
Com a peça de teatro, a Associação "Um Sorriso, um Amigo" termina a primeira fase de actividades que programou para os meses de Novembro e Dezembro.
A Associação, criada há cerca de três meses, tem como principal objectivo angariar fundos para a construção de um parque infantil para a Casa da Criança do Olival e a renovação da biblioteca. Ao todo, realizou quatro actividades, a primeira delas, um almoço convívio na Associação Cultural e Social de Fontainhas de Seiça, a qual contou com a presença de um grupo de Sevilhanas, a banda "B4" bem como de três jovens actores que integraram o elenco da novela "Morangos com Açúcar". No total a Associação angariou 1630€, graças à pronta e excelente colaboração da Associação Cultural e Social de Fontainhas de Seiça bem como de todas as pessoas que estiveram a trabalhar para esta causa. Um agradecimento especial a todas as pessoas bem como às cerca de 250 pesssoas que estiveram presentes no almoço.
No dia 30 de Novembro, véspera de feriado, a Associação realizou no bar "Monges de Cister", uma Festa Latina que contou com a actuação de Improvisos, Afrolatin Connection e Careos. Nesse mesmo evento, a associação angariou 421 €. Uma semana depois, a Associação realiza nao Alternativo Bar (Palheiro) uma noite de bandas com os "The Peorth" e os "Boom". O evento rendeu 200 Euros. No total, a Associação angariou até à data 2351 Euros que reverterão para a compra de um parque infantil. Neste montante, uma referência também à Junta de Freguesia de Seiça que doou 50 Euros.
Neste momento, a Associação está a proceder a uma nova planificação de actividades para o início do próximo ano, por forma a conseguir angariar 5000 Euros, verba que, à partida, poderá servir de base para a compra de um parque infantil.
A Associação quer agradecer a todas as pessoas, empresas bem como aos bares, bandas/grupos ou qualquer outra pessoa que têm tornado possível o alargar do sorriso dos meninos da Casa da Criança do Olival.
Angariação de livros continua
A Associação Um Sorriso, um Amigo tem tido uma grande receptividade com a angariação dos livros. Á campanha tem-se associado empresas que individualmente deixam o seu livro num dos locais colocados à disposição para tal: Escola Secundária de Ourém (Profª. Paula Gonçalves), Eb 2, 3 Dr. Correia Alexandre, Caranguejeira, (Prof.Tiago Maia), Estúdio Imagem, Conservatório de Ourém, ATL Mágico (localizado no antigo hospital), Garcia & Conde, Lda.
Um sorriso, um amigo

Para angariar fundos: Centro de 3ª idade de Gondemaria promove vendas



Arranjos de Natal, meninos Jesus e postais de Natal. Nesta quadra natalícia e para angariar alguns fundos para a instituição, o Centro de 3ª idade de Gondemaria está a levar a cabo venda de arranjos florais, postais de Natal e de estátuas do menino Jesus. Trata-se de uma forma de promover e divulgar também a instituição junto da comunidade local e regional, salienta a directora técnica da instituição, Ana Freire.
O Centro de 3ª idade de Gondemaria funciona desde Abril desde ano. Tem uma valência de ATL e de Apoio domiciliário. 17 idosos, 15 crianças no ATL e 25 no jardim de infância dão rosto a esta instituição.
Actualmente, ainda sem sede concluída, o apoio aos idosos concentra-se em prestar o serviço de refeições bem como a realização de alguns passeios e lanches convívio. Outras actividades serão concretizadas posteriormente, assim que tenham um espaço próprio, refere Ana Freire.
O menino Jesus é único. Não há molde. É uma das funcionárias do centro que a partir, de uma imagem dedica o seu labor. Uns retoques aqui, outros ali, e cada imagem concluída é única e impossível de copiar. Os postais são também muito originais, feitos e pintados pelos meninos do ATL. A instituição recebeu uma encomenda de 500 postais e não recebe mais encomendas porque não têm possibilidade de satisfazer a encomenda.
Encomendas ainda estão a receber em relação aos arranjos florais e às imagens do menino Jesus. Os arranjos florais são mais rápidos e são feitos com motivos natalícios que, quem faz, tem sempre em conta o gosto da pessoa que encomenda. O preço é simbólico, varia entre os 8 e os 15 euros e não é contabilizado o trabalho de quem faz, apenas os materiais utilizados.
Outro dos serviços que prestam é o de arranjos de costura: bainhas, fechos e afins.
Depois de terem vendido castanhas, no São Martinho e bolos. No Bolinho que venderam até mesmo foram da freguesia. Trata-se segundo a directora técnica da instituição, também uma forma de divulgar o Centro de 3ª idade.
Na agenda de comemorações com produtos à venda, segue-se o Dia de Reis, a 6 de Janeiro. Entre 26 de Dezembro e 30 de Dezembro, a equipa do Centro de 3ª idade, em colaboração com os idosos farão mini bolos-rei. Planeada está já também a comemoração do dia de S. Valentim, a 14 de Fevereiro. Postais, bonecos com dizeres entre outros serão algumas das surpresas que podem ser adquiridas para serem oferecidas nesse dia.
Saquinhas, cestas e outros artigos podem ser encontrados na época da Páscoa, de 1 a 14 de Abril.
O Centro de 3ª idade não tem nenhuma loja para venda de produtos mas podem ser feitas encomendas junto do Centro de 3ª idade, no edifício da Junta de Freguesia, na Gondemaria ou encomenda através do telefone 249 585 753. Além destes produtos, há ainda um stock de outros que se podem ali encontrar.

Homenagem ao padre Joaquim Lourenço

No centenário do seu nascimento, no passado dia 8 de Dezembro, a população de Alburitel prestou uma singela mas sentida homenagem ao seu saudoso conterrâneo e primeiro pároco.
A homenagem decorreu conforme o programa reviamente elaborado. Assim, às 15 horas foi celebrada a Eucaristia presidida pelo senhor Bispo, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva. Estiveram presentes nesta celebração, o senhor bispo D. Américo Henriques, o vigário geral da diocese, os sacerdotes da terra, da vigararia de Ourém e outros que se quiseram associar à efeméride.
Cerca das16 horas teve lugar uma evocação ao Padre Doutor Joaquim Lourenço redigida pelo Doutor José Nunes Carreira, lida pelo pároco de Alburitel por impossibilidade do autor estar presente, por motivos de saúde.
Nessa evocação fez-se referência à família do homenageado, particularmente aos pais e irmãos bem como ao ambiente social e religioso da época e foi feita a apresentação do livro "Os Padres Lourenço de Alburitel", recentemente editado, da autoria do conterrâneo Padre João Vieira Trindade que invocou as razões que o levaram a escrevê-lo.
Seguiu-se uma romagem ao cemitério com visita à sepultura do Padre Doutor Joaquim Lourenço e descerramento de uma lápide comemorativa.
Após a romagem, procedeu-se a uma visita à casa paroquial recentemente remodelada, onde foi oferecido um beberete.
A finalizar este acontecimento, foi oferecido pela família do homenageado um lanche aos convidados.
Nunes de Sousa

Casos de Polícia

Área da GNR
Dia 6, de uma colisão entre um ligeiro e um ciclomotor, na Carvoeira, Caxarias, resultou um ferido leve.
Dia 7 ocorreu um acidente de trabalho numa serralharia civil em Fonte Santa, Matas, tendo resultado ferimentos leves no seu proprietário.
Dia 8, o despiste de um ligeiro na Atouguia causou danos materiais. O mesmo resultou de uma colisão entre dois ligeiros, em Caxarias.
Dia 10 mais um despiste de um ligeiro em Pinhal do Rei de que resultaram danos materiais. Na Sandoeira, Rio de Couros, um acidente entre um motociclo e um ciclomotor, causou dois feridos leves.
Dia 11, de uma colisão entre dois ligeiros, no Casal da Sobreira, resultaram danos materiais.
Dia 12, uma colisão entre dois ligeiros em Aljustrel, Fátima, provocou danos materiais.
Área da PSP
Dia 9, pelas 14H00, um grupo de 3 homens, 3 mulheres e 4 crianças entrou numa loja de artigos musicais aberta ao público em Fátima e, conseguindo distrair os empregados, um deles furtou um órgão, avaliado em 750 euros, que estava num expositor. Consumado o furto, fugiram para parte incerta em 3 carrinhas de cor branca, marca Iveco.

Venda de Natal dos Lions

Até dia 18, está a decorrer a venda de Natal do Lions Club de Ourém num espaço cedido por Deolinda Simões, na cave do edifício Castela. No último dia, 18, pelas 17h00, aí terá lugar o sorteio das rifas que, também com a colaboração de muitos, estão já à venda. Como já informámos em edição anterior, esta venda reverta a favor dos cabazes de Natal que, todos os anos, por esta altura, o Notícias de Ourém com a colaboração de empresas e particulares, distribui pelos mais necessitados do concelho. Por isso ainda está a tempo de fazer uma visita à loja e adquirir algumas prendas de Natal por valores muito baixos, quase simbólicos, na certeza de que ao fazê-lo está a contribuir para uma causa solidária.
Prémios
de excelência
Entretanto continuam também à venda as rifas cujo sorteio decorrerá dia 18.
E se bastava saber o fim a que se destina a verba com elas angariada, há a juntar-lhe um excelente leque de prémios, todos eles oferecidos. Senão vejamos:
1º- Uma Serigrafia de Roberto Chichorro, no valor de 600 euros;
2º- Um fim-de-semana em hotel à escolha na rede Hotéis Real, oferecido por Hotéis Real, no valor aproximado de 100 euros;
3º- Uma mesa de sala, oferecida pelo Leos Clube de Ourém, com valor aproximado de 250 euros;
4º - Uma impressora multi-funções, oferecida pela Dogma XXI, com valor aproximado de 100 euros;
5º- Centro de Mesa Cristal, com valor aproximado de 100 euros, oferecido pelo Lions Clube de Ourém;
6º- Este prémio será multiplicado por dois. Ou seja, são duas vezes uma entrada familiar no Jardim Zoológico de Lisboa, oferecido por este. O valor aproximado é de 80 euros (2x40);
7º- Um centro de Mesa Cristal, oferta do Lions Clube de Ourém, com valor aproximado de 50 euros;
8º- Um jarro eléctrico , com valor de 37 euros oferecido por OurémSom;
9º- Uma entrada familiar no Monumento das Pegadas dos Dinossáurios c/ kit jurássico, com valor aproximado de 25 euros;
10º- Um cabaz de Natal, com valor aproximado de 25 euros;
11º- Cinco vezes uma assinatura anual do NO (5x15 euros).
As rifas foram feitas graciosamente na Tipografia Oureense, oferta do nosso colega Rui Melo.
Resta dizer que o concurso foi autorizado pelo Governo Civil de Santarém e no dia do sorteio deverá estar presente um seu representante.
As rifas, no valor de um euro cada, estão à venda na secretaria do Notícias de Ourém, junto dos seus colaboradores e ainda junto do Lions e Leos Clube de Ourém, Vespourém, ourivesaria Bord’Água, Perfumaria Elfémia, Livraria Som da Tinta e ainda junto de outros amigos que connosco querem colaborar.

Incêndios: Reflorestação tem início

A Câmara Municipal de Ourém, em parceria com o Governo Civil e a Direcção Geral de Recursos Florestais vão realizar um conjunto de acções de sensibilização e informação junto dos proprietários das áreas florestais ardidas. As acções a realizar vão no sentido de dar indicações sobre o destino a dar às madeiras ardidas e a forma mais indicada de proceder à reflorestação.
Assim, dia 20 de Dezembro, pelas 09h30, irá realizar-se uma reunião, na Junta de Freguesia de Espite, abrangendo as freguesias de Espite, Matas e Urqueira.
No mesmo dia, mas pelas 11h30, a reunião irá ter lugar na Junta de Freguesia de Freixianda, abrangendo as freguesias de Freixianda, Casal dos Bernardos e Ribeira do Fárrio.
Pelas 14h30 ainda do dia 20 a reunião terá lugar na Escola EB2/3 Cónego Dr. Manuel Lopres Perdigão, abrangendo as freguesias de Caxarias, olival e Rio de Couros.
Pelas 16h00, também do dia 20, a acção terá lugar na Junta de Freguesia de Fátima, destinada às freguesias de Fátima, Atouguia e Gondemaria.

07 dezembro 2005

Portugueses em França abraçam Ourém




Cinco mil portugueses num espectáculo de angariação de fundos a favor das vítimas dos incêndios em Ourém


"Plus jamais ça! – Pour qu’un vent d’espoir souffle enfim…"
Este o tema de uma iniciativa levada a cabo, no passado fim-de-semana, pelos emigrantes portugueses em França que num grande espectáculo de solidariedade, abraçaram Ourém. O ponto alto do evento aconteceu no sábado à noite, com um grande espectáculo de angariação de fundos para as vítimas dos incêndios deste ano, que juntou cerca de cinco mil pessoas, num pavilhão em Saint-Ouen, organizado pela Associação Cultural "Os portugueses de Saint-Ouen".
Três homens à frente de uma iniciativa a que se juntaram muitos outros: Manuel Lopes, de Rio de Couros, Dinis dos Santos que tem também raízes no concelho, em Espite e Alexandre Barreira, de Arcos de Valdevez, foram os motores desta grande festa que uniu os portugueses em Paris neste grande abraço ao concelho de Ourém.
Logo na sexta-feira, dia 2 tiveram lugar algumas realizações paralelas, com destaque para um jogo de futebol e recepções oficiais, numa iniciativa que o Notícias de Ourém acompanhou durante o sábado, dia do grande espectáculo. Destaque ainda para uma conta aberta no BCP, em França onde estão a ser aceites depósitos até amanhã.
O dia de sábado passado, em Paris, começou bem cedo, com uma recepção na Câmara de Saint-Ouen, onde o presidente da Câmara Oureense explicou à sua homóloga francesa o drama daqueles que este verão, no concelho de Ourém, perderam todos os seus bens. Explicou ainda que os apoios angariados se destinam à construção de 8 habitações de famílias mais necessitadas, de entre as doze que viram arder as suas casas.
Depois a comitiva dirigiu-se à rádio Alfa, onde, num programa de grande audiência passou a manhã a responder a questões sobre o espectáculo mas também sobre a situação vivida este Verão no concelho.
Tudo ao pormenor. Se a organização era amadora, a verdade é que o modo como as coisas correram deveriam fazer inveja a muitos profissionais.
A onda de solidariedade sentia-se no ar. Estavam todos envolvidos na mesma causa, motivados por um sentimento superior de dádiva. Por vezes, naturalmente, surgia a dúvida e algum temor sobre a resposta que iria ter a iniciativa sobretudo porque o espaço onde esta decorreria era imenso. Um enorme pavilhão que necessitaria muita gente para ficar cheio. Mas chegados aí, as dúvidas começaram a dissipar-se. O espectáculo tinha início marcado para as 22h30 mas às 20h30, aquando da abertura das portas, de imediato os lugares sentados começaram a encher e meia hora antes do início do espectáculo tinham esgotado. Segundo informação dos responsáveis da autarquia se Saint-Ouen, o pavilhão tinha capacidade para receber 3.600 a 3700 pessoas sentadas. Já decorria o espectáculo e continuava a chegar gente. No final estimava-se, face ao número de bilhetes vendidos acrescentados dos convidados, que ali teriam estado cerca de cinco mil pessoas com bilhetes a 10 euros cada.
Impressionante foi também ver que, com o avançar da noite, algum espaço ia ficando vago no centro do pavilhão e aí se formou um bailarico gigante ao som dos artistas que iam desfilando no palco e que também eles participavam neste abraço ao actuarem gratuitamente.
Destaque ainda para a apresentação, de excelência, por dois grandes profissionais da RTP, João Carlos Costa e Bárbara Oliveira Pinto. No caso de João Carlos, não se tratou apenas de apresentar o espectáculo mas também de acompanhar o evento a par e passo, dando dicas e participando activamente na organização num gesto altruísta e de grande profissionalismo mas também exemplo de humildade de quem sabe que o seu trabalho é, antes de mais, servir o público e isso, o João Carlos soube fazê-lo de forma elevada.
Aliás, foi também ele o responsável pela apresentação deste evento, num livrinho distribuído à entrada do pavilhão, com o programa do espectáculo, inserção de publicidade dos patrocinadores mas também com as fotos dos artistas participantes com espaço para estes colocarem os seus autógrafos ficando, assim, com uma recordação deste dia.
Aí, João Carlos explica também as razões do evento. Em Ourém, afirma, "oito famílias perderam tudo. Em segundos, as chamas consumiram anos de vida, roubando o passado, inquinando o presente e até o futuro. O Manuel Lopes, o Dinis dos Santos e o Alexandre Barreira, juntaram-se em boa hora, para ajudar a «apagar» o sofrimento destas famílias e «acenderem» uma chama de esperança. Lembraram-se de nós (apresentadores e cantores) e nós dissemos SIM! Gostaríamos de estar aqui por outras razões, mas já que são estas que nos juntam, possa o nosso contributo ser a «primeira pedra» e que «um vento de esperança» sopre de novo na vida destas vítimas". Mas João Carlos Costa não deixa também de apontar o dedo: "mais do que só ajudar a erguer paredes, será importante edificar uma nova mentalidade. Mais do que só realojar pessoas, possa esta iniciativa servir de alerta para tudo o que poderia ser feito nesta área da prevenção e nunca foi feito". Assim seja. Até porque, mais do que uma grande prova de solidariedade, de amor para com a sua terra, os nossos emigrantes deram-nos uma grande lição.
Agora importa que todos contribuíram para a verba alcançada neste dia mas também nos que o antecederam e se lhe seguiram tenham a certeza de que ela é canalizada para o seu fim. Não temos dúvidas que assim será. De qualquer modo, ela será entregue em Portugal, no decorrer de um programa de grande audiência da RTP e o Notícias de Ourém comprometeu-se em Paris e volta a fazê-lo nas páginas deste jornal, de acompanhar a par e passo a construção das oito habitações e do desenrolar dos trabalhos ir dando conta aos seus leitores de cá e de lá, que são muitos.

Benfica e Pauleta na festa

Foi de facto surpreendente a capacidade mobilizadora destes portugueses de França. Para além do espectáculo em si, não faltaram as surpresas e ali foi sorteada também uma camisola da selecção nacional assinada pelo Pauleta e outra do Benfica, assinada por todos os seus jogadores.

Artistas solidários



"Boas noites, sabe bem
Estar aqui com todos vocês
Para ajudar Ourém
Com este povo português
"
Assim cantava Toy, mostrando a sua capacidade de improvisação.
O artista que há cinco anos não ia a Paris porque, afirmou, "não queria vir sem trazer um espectáculo completo". Porém, "quando me convidaram para um espectáculo de solidariedade, sem ganhar nada, vim a Paris". Isto porque, acrescentou, "o dinheiro não é tudo. O amor, o carinho, a solidariedade, são muito mais. Por isso eu aqui estou".
Mas não foi apenas Toy, todos os cantores que participaram neste espectáculo, actuaram gratuitamente e tiveram uma palavra sobre a razão que ali os levou. Todos manifestaram satisfação por poderem colaborar na iniciativa. Rui Bandeira lamentou que em Portugal não se organizem concertos deste tipo: "é bonito ver este tipo de espectáculos mas, poça!, é preciso vir a França fazê-los!? Os nossos governantes não podiam participar? Isto seria corroborado por outros cantores que afirmaram a sua disponibilidade para participarem em espectáculos, no país, com fins solidários porque "nós fazemos espectáculos em Portugal com o mesmo gosto".
Mas de facto, há que destacar a participação de Toy, cujo playbeck foi apenas parcial. A voz era mesmo a sua e a prová-lo as variações que fez sobre a música "Estupidamente apaixonado", como é exemplo da quadra com que iniciamos este relato. Muitas outras do mesmo tipo se ouviram, sempre com o nome de Portugal e de Ourém pelo meio. E no final, uma peculiar maneira de dizer adeus, sempre a cantar:
"Agora que me vou embora
Pois tenho mesmo que partir
Que em Ourém a partir de agora
Fiquem todos a sorrir".

“O importante é fazer as pessoas felizes”



Apesar de terem sido muitos os cantores que participaram no espectáculo a favor das vítimas dos incêndios, há uma que temos que destacar. Trata-se de uma jovem, de 18 anos, que dá os seus primeiros passos no mundo das canções, como profissional.
Andreia Lopes foi adoptada, quando tinha dois anos, pelo casal Laura e Manuel Lopes, de Rio de Couros, emigrantes em França, onde possuem um negócio de produtos portugueses. Depois de adoptada foi com os pais que considera "os melhores do mundo" para França.
Paixão pela música
Desde muito pequena que sente atracção pelos palcos tendo começado, ainda muito pequenita a fazer dança moderna num grupo que, em França, unia crianças de várias nacionalidades. Mas foi pelos 8 anos, ouvindo cantar "os artistas" que sentiu nascer a paixão por este mundo. Embora tenha já participado em dois trabalhos editados, fê-lo de forma ainda "muito amadora". Do mesmo modo considera as participações que tem tido em festas, quer em França quer em Portugal, sobretudo em Rio de Couros, por altura das festas da freguesia.
Com 7 anos começou a tocar órgão e continua a fazê-lo, mas, actualmente, as suas energias estão todas voltadas para um CD que se prepara para editar, apadrinhada por Emanuel, de cuja equipa traça os mais rasgados elogios.
Estreou-se em
Rio de Couros
Recorda que fez a sua estreia como cançonetista em Rio de Couros quando participou numa mini chuva de estrelas. Logo então alcançou um terceiro lugar, que a motivou a continuar. Desde então, os espectáculos em que tem participado têm fins de solidariedade e é assim que quer continuar. Aliás, um dos seus sonhos é o de criar uma fundação que crie condições de adopção para crianças órfãs. A sua própria experiência diz-lhe o quão importante é para uma criança poder ter uma família e desejaria que todos os meninos pudessem um dia vir a ter a sorte de encontrar uns pais como os dela. Não tem dúvidas que os seus pais "não podiam ser melhores" e deles têm recebido todo o apoio quer pessoal quer académico, encontrando-se a frequentar a universidade em França onde faz o curso de Gestão Comercial Europeia, quer nesta sua paixão pelo mundo das canções.
Um curso
para prevenir
Diz que futuramente pretende conciliar a vida profissional com a música, consciente das dificuldades em viver apenas das canções.
Na sua música quer transmitir emoções. Considera-se, ela própria uma pessoa muito emotiva e humilde e diz que assim continuará mesmo que a sorte a bafeje. "O mais importante para mim é ver as pessoas felizes", afirma. "Se puder transmitir alguma alegria através da minha música, isso já me satisfaz". E porque ela própria já conheceu a tristeza da solidão, diz que "o mais importante é não perder a esperança porque a qualquer momento os nossos sonhos podem tornar-se realidade".
Afirmando-se portuguesa de coração, reconhece que França lhe dá "mais segurança económica" e dá mais oportunidades. "Portugal é o meu país e é lá que me sinto em casa, mas aqui talvez seja mais fácil…".
Francesa cá,
Portuguesa lá
Mas afirma um sentimento estranho advindo da condição de emigrante/ imigrante: em Portugal sou a francesa; em França sou a portuguesa… mas em iguais condições escolheria Portugal para viver. Assim espera poder "andar cá e lá". Actualmente desloca-se a Portugal de dois em dois meses para trabalhar no seu disco, com Emanuel que, para além de autor e compositor, é também o produtor do seu primeiro álbum que será lançado no próximo ano. Da imagem, ela própria se encarrega com o apoio de João Carlos Costa. O seu lema é a simplicidade que diz estar a aprender também com a equipa que trabalha com Emanuel e com ele próprio, apesar de se tratar do estúdio onde gravam as melhores bandas nacionais.

“O Homem de Ourém”

Em Paris vive um artista oureense, escultor, de seu nome Jorge Pereira. Ao tomar conhecimento da iniciativa, de imediato se dirigiu à organização dizendo que queria participar e perguntando como poderia fazê-lo. É que, muitos anos antes, também o seu avô fora vítima de um incêndio. Em sua memória queria agora ajudar.
A sua contribuição foi através de um busto a que deu o nome de "O Homem de Ourém". Inicialmente a ideia era a do leilão mas cedo se percebeu da impossibilidade de realizar um leilão no meio de cinco mil pessoas. Assim, o busto acabou por ser oferecido à Câmara de Ourém. David Catarino prometeu então que, junto com o artista, seria encontrado um valor justo para o busto e a Câmara juntaria essa verba ao valor angariado agora.
Desta peça de arte há que dizer estar repleta de simbolismo. Não falta a representação dos trabalhos agrícolas que caracterizaram o concelho de Ourém mas também lá estão as chamas que levaram a este espectáculo e porque tem fósseis, esta pedra, segundo o seu autor, pretende ainda representar a vida que houve mas também a esperança no futuro.

Presépios das crianças em exposição


Amanhã, 10 de Dezembro, é inaugurada a exposição temporária "Os presépios das crianças", no Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, dos Missionários da Consolata. A exposição poderá ser visitada até 29 de Janeiro 2006. A mostra irá estar patente ao público de terça a domingo das 10h às 17h.
Estarão expostos vários presépios elaborados por crianças de vários jardins-de-infância, escolas do 1. º Ciclo e instituições de solidariedade infantil de Fátima.
Até ao fecho de edição, antecipado, devido ao feriado, já tinham sido entregues sete presépios. São os trabalhos das escolas de: Escola EB1 de Boleiros, Casa da Criança (Valinho de Fátima), Escola Infantil Jacinta Marto e Externato de S. Domingos – Fátima.
A criatividade irá surpreender os visitantes que poderão observar presépios elaborados a partir de cascas de ovos, cortiça, algodão, pinhas, jornais, copos de iogurte e muitos outros materiais. A abertura realizar-se-á após a 5.ª Edição da «Tarde de poesia natalícia» que terá início às 15h30 com a declamação dos mais belos poemas de natal por crianças de Fátima, acompanhados por pequenos pianistas do Conservatório de Música de Ourém.

Notícias do Vasco da Gama

No último fim-de-semana apenas tiveram jogos os dois escalões mais jovens deste clube. Os resultados foram os seguintes:
Escolas
Fátima, 8 x Vasco da Gama, 1
Infantis
Amiense, 4 x Vasco da Gama, 1
É de realçar a excelente prestação da equipa de Iniciados nesta 1ª. fase do campeonato, pois apesar de ainda faltarem dois jogos para o seu final, já está apurada para a 2ª fase.
TIRO AO ALVO - I Torneio de Pistola
de Ar comprimido
O Vasco da Gama leva a efeito na sede das suas instalações o primeiro Torneio Aberto de Pistola de Ar Comprimido. O evento decorrerá nos dias 16,17 e 18. Haverá prémios até ao 25º classificado, destacando-se a Taça de Honra que será disputada pelos três primeiros classificados e que encerrará a realização do torneio.
As inscrições estão abertas na sede do Vasco da Gama ou através dos contactos Tm 918689830 e 918908781.
José Eduardo Santos

Revitalizar e unir sob o espiríto motard



Nova direcção nos "Arcanjos do asfalto"


Paulo Gonçalves é o novo presidente do grupo motard da Casa do Povo de Fátima – Arcanjos do Asfalto.
A equipa que lidera é constituída por rostos jovens (um dos elementos já foi presidente) e pretendem revitalizar o clube. A candidatura à liderança surgiu da consciência de dar o seu contributo enquanto motard a um clube ao qual já pertence há mais de dois anos.
Neste seu mandato, Paulo Gonçalves, 25 anos, profissional de seguros, quer, além de dar nova vida ao clube e às actividades que o mesmo proporciona aos sócios, aliar a vertente cultural a estas iniciativas.
O presidente da direcção pretende ainda alterar a imagem que muitos possuem dos motards. "Queremos quebrar o ritmo da cerveja e do álcool", refere o presidente.
Certos que as concentrações de motards ficam muitas vezes ligadas a cerveja, shows de strip e concertos de rock, a direcção vai substituir a concentração por um convívio de um dia.
"Sente-se mais a amizade entre motards", salienta Paulo Gonçalves.
Cimentar esta amizade entre motards e também entre outros amantes das duas rodas, do concelho, é um projecto que gostaria de levar por diante num encontro convívio entre os grupos de motards e os grupos de vespistas deste concelho.
Todas as sextas-feiras, a noite é de convívio entre os elementos dos Arcanjos que se juntam na Casa do povo de Fátima.
Peditório para os bombeiros
Os "Arcanjos do asfalto" estão a ponderar a realização de um peditório em Fátima, cujos lucros reverteriam a favor dos bombeiros de Fátima.
Paulo Gonçalves espera ainda contribuir para uma maior ligação do grupo com as diversas instituições e entidades da freguesia e concelho, quer através de visitas a algumas instituições bem como parcerias, noutro. Assim, tal como tem sucedido anteriormente, mantêm a disponibilidade para fazer a segurança na estrada, aliados à PSP, em provas de atletismo de algumas colectividades.
Ao longo destes dois anos de mandato, a equipa liderada por Paulo Gonçalves pretende actualizar a listagem de sócios, tornando outros mais activos. Actualmente são 84 os sócios, mas os antigos estão entre os 20 e os 40. Uma situação que é normal em muitos clubes, afirma o presidente que já passou por diversas associações.
A eleição desta equipa realiza-se a 18 de Novembro depois de, em Setembro, ter sido criada uma comissão com vista a efectuar uma lista que fosse a sufrágio. Isto por, nessa altura, não ter surgido nenhuma lista para a direcção.
Arcanjos na
1ª Companhia
Já no próximo domingo, 11 de Dezembro, os Arcanjos do asfalto marcam presença no programa 1ª Companhia, da TVI. Serão 10 os elementos deste clube motard de Fátima que se deslocarão de moto, até aos estúdios da Endemol. Também um grupo da Casa do Povo de Fátima estará presente na emissão de 11 de Dezembro.
A 17 de Dezembro, os Arcanjos vestem-se a rigor, de pai natal e visitam os utentes do Centro de Deficientes Profundos João Paulo II, integrando a festa de Natal daquela instituição. Nesta visita natalícia os pais natais motards juntam-se aos vespistas do Vespa Clube de Fátima - Vespinga.
Os motards recuperam assim, uma iniciativa que não concretizaram no último Natal. Mais recentemente passaram uma tarde na Obra de Frei Gil - Casa do Gaiato, em Aldeia Nova, Olival.
Em Janeiro, os motards de Fátima rumam até Vallalolid, Espanha para uma concentração.
O objectivo da direcção é promover uma actividade por mês e com iniciativas diversas. Garantida está já a iniciativa da Campanha de Prevenção Rodoviária, levada a cabo junto das crianças dos ATL’s de Fátima em colaboração com a Prevenção Rodoviária Portuguesa.
Nesta linha da formação, o clube pretende ainda realizar cursos de segurança para motards. "Há regras que nós não sabemos e que nos podem ajudar a circular com mais segurança", refere António Romeiro, vogal da direcção.
Direcção
Paulo Gonçalves - presidente
Francisco Santos – vice-presidente
Nuno Santos - secretario
Jorge Ferreira - tesoureiro
João Graça - vogal
António Romeiro - vogal

Magusto convívio no PLAC

Pilotos do Pias Longas Aeroclub (PLAC), amigos e famílias conviveram, no último domingo, 4 de Dezembro.
A iniciativa reuniu seis dezenas de convivas num almoço típico de chicharos com bacalhau. À tarde, as castanhas e água-pé prolongaram o encontro, animados com sons do grupo musical "os mitras".
Esta é já a terceira edição de um convívio que serve, sobretudo, para "juntar o pessoal que costuma colaborar", assinalou José Filipe (…).
Outros amigos não puderam vir de avião devido às condições meteorológicas. José Filipe ainda ensaiou um pequeno passeio mas, também não pôde ir mais além que o Vilar dos Prazeres.
A direcção do Pias Longas Aeroclub está a fazer um projecto de legalização do aeródromo Pias Longas. O projecto prevê o alargamento da pista para 600 metros (actualmente tem 530 metros de comprimento) e a possibilidade de vir a ser utilizado pelo Serviço Nacional de Bombeiros em acções de combate a incêndios. Actualemente – lembra o presidente – estão a recolher os pareceres necessários para que o projecto seja submetido à provação da Câmara Municipal de Ourém.
O objectivo sempre foi a aprovação da pista para este serviço de combate a incêndios. No entanto, adianta, "se não houver apoios legalizamo-la para ultraleves". Só depois desta aprovação e legalização que os responsáveis avançarão com a formação, nomeadamente cursos de pilotagem.
Quanto as restantes obras de reboco e pintura da sede e hangar do Pias Longas Aeroclub, no Sobral, o presidente da direcção adianta que estas serão feitas, faseadamente.
Além dos encontros pontuais que o PLAC pretende fazer, o momento alto do próximo ano será a comemoração do aniversário.

Concerto de Natal

A Academia de Música Banda de Ourém realiza o seu concerto de Natal, a 11 de Dezembro. A partir das 15h30 sobem ao palco do Cine-teatro municipal de Ourém o Coral Infantil /Juvenil, o Chorus Auris, a Orquestra Típica, os Romeiros, a escola de dança e a Banda Juvenil.
Esta festa de Natal é um momento de encontro entre músicos e suas famílias e culmina com um jantar convívio depois do mega-concerto.

“O Profeta Do Castigo Divino"

No ano em que se comemora a passagem dos 250 anos sobre o Terramoto de Lisboa, a Livraria Letra vai receber o escritor Pedro Almeida Vieira, que apresentará o seu último livro "O Profeta Do Castigo Divino".
A sessão de apresentação da obra decorrerá na livraria, no próximo Sábado dia 10, pelas 17.00h e a sua apresentação estará a cargo de José Alho.

"Ourém de ontem"

"Ourém de ontem" é o nome do livro de Joaquim Ribeiro que vai ser lançado no próximo domingo, 11 de Dezembro, pelas 16h30 na livraria e editora Som da Tinta.
O livro será apresentado por "um painel de oureenses de ante-ontem, de ontem, de amanhã, todos oureenses de hoje".
Na informação enviada à comunicação social, a Som da Tinta adianta que "talvez se faça uma visita guiada ao "burgo"… depende de como correr a conversa,
e de estar a chover ou não.
Mas, isso de certeza, vai falar-se muito, e animadamente, de Ourém e dos oureenses".

3º Concurso de Presépios



A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, organiza o seu Terceiro Concurso de Presépios, no qual participam as Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância da sua área.
Realizar-se-á uma exposição nas montras dos estabelecimentos comerciais desta cidade de Ourém e ocorrerá entre os dias 16 de Dezembro a 5 de Janeiro de 2006.
Haverá a atribuição de três prémios, nas categorias de Jardim Infantil e Primeiro Ciclo.
A cerimónia da entrega dos prémios, irá ter lugar numa ala do Centro de Negócios, no dia 06 de Janeiro, pelas 15.30 horas, onde haverá, para divertimento das crianças, um espectáculo de palhaços.
A Junta de Freguesia convida todos em especial os encarregados de educação das crianças participantes, a estarem presentes.
A Junta de Freguesia, agradece a colaboração dos Estabelecimentos Comerciais, que anualmente recebem esta iniciativa, bem como à Câmara Municipal, Aciso e ainda às Senhoras Presidentes dos Agrupamentos Escolares (Oureana e Olival).
Esperamos que mais uma vez, o espírito Natalício entre nos Corações de todos os Ourienses.Junta de Freguesia de Nª. Sª. da Piedade

Teatro infantil com livros por bilhete

O Grupo de teatro Apollo do Centro Cultural e Recreativo de Peras Ruivas estreia no próximo dia 10 de Dezembro, a peça de teatro "A derrota do Kid Labaredas". Trata-se de uma peça infantil com cerca de 40 minutos da autoria de Cunha Lopes, 1986. Esta é uma peça que o grupo tinha em mente fazer há já algum tempo. Proporcionou-se nesta data, Novembro 2005. A estreia está marcada para a Casa da Criança do Olival mas a peça tem prevista a sua reposição em Janeiro, 25 de Março, data próxima do dia Mundial do Teatro bem como do 8º aniversário do Grupo de Teatro e dia 1 de Junho, dia em que se assinala o Dia Mundial da Criança. Os locais swerão divulgados oportunamente.
A peça A derrota do Kid Labaredas da autoria de Cunha Lopes, aborda a temática dos incêndios florestais, que em cada ano que passa, vêem assolando o património quer nacional como mundial. Numa linguagem simples e descontraída, a peça aborda esta questão, apresentando a quadrilha do terrível Kid Labaredas e o seu plano de ataque à floresta bem como a forma como as vítimas dos fogos conseguem ultrapassar e derrotar o bando. A peça é constituída por 17 actores.
A derrota do Kid Labaredas
Peça Infantil
Duração: 40 minutos
Bilhete: 1 livro para a Casa da Criança do Olival
Teatro. apollo@clix.pt

Alternativo bar

Esta sexta-feira, 9 de Dezembro, no Alternativo bar, no Alqueidão, sobem ao palco, os TRIZÉ com Zé - Voz, Flauta e guitarra; Rui Sérgio - Teclas; Rui Sérgio Júnior - Teclas;
Amanhã, sábado, realiza-se a Festa BomBeer, uma iniciativa dos Estudantes de Fátima. Haverá música ao vivo com os PIZZICATO. A partir das 22h30.

Artes decorativas

Até 14 de Dezembro, o Posto de Turismo de Fátima, apresenta uma exposição de artes decorativas, da autoria de Teresa Isabel. A leiriense de 51 anos exibe os seus trabalhos, pela primeira vez.
A exposição pode ser visitada diariamente das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Ajudar a combater a solidão e pobreza



Histórias de voluntariado na primeira pessoa


Sorridente, bem disposta, de conversa fácil e agradável. Sempre com uma história na ponta da língua e uma gargalhada a acompanhar.
Maria Teresa Vasconcelos é uma das voluntárias da instituição de solidariedade "Coração amarelo", apresentada nas páginas deste jornal, na edição de 2 de Dezembro. Uma instituição que em final de Janeiro de 2006 deverá ter uma delegação em Ourém.
Aos 82 anos, esta senhora que se sente alfacinha mas de ascendência oureense - os barões de Alvaiázere - tem uma vida agitada entre a sua colaboração com esta associação e um outro apoio a outras instituições.
Este ano, esta a colaborar com o Notícias de Ourém na acção "Feiras dos pobres" sendo já muitas as roupas, calçado e mesmo brinquedos que já fez chegar a Ourém, via elementos de uma outra entidade que este ano também está a colaborar connosco, nesta iniciativa – a Vespourém.
Maria Teresa Vasconcelos reparte o seu dia-a-dia entre o Coração Amarelo e a recolha e triagem de roupas para as distribuir por entidades como a Comunidade Vida e Paz, Ajuda de berço, Associação Abraço quando estas necessitam.
"Há coisas que não se podem dar a um sem –abrigo, como um vestido plissado, que é como nós dizemos, com pirilampos", confessa.
Sempre ajudada por uma amiga, Encarnação, Maria Teresa Vasconcelos. Juntas depois de recolherem as roupas, separam-nas, embalam-nas e se necessário for, cosem um botão, por exemplo. Anteriormente chegou a lavar a roupa e passá-la a ferro. Até que a máquina, a lavar sete vezes num dia, rebentou.
"Faço o que posso"
"Eu faço o que posso", afirma Maria Teresa Vasconcelos referindo-se ao seu trabalho em prol dos outros.
Tarefas que lhe "activam a circulação", diz em tom de alegria.
Em tom sério, garante: "Só faz sentido a vida quando faço isto tudo".
É grande a sua visibilidade contando-se já a passagem pela televisão e até mesmo na zona de Lisboa, em estabelecimentos de ensino é reconhecido o seu trabalho em prol dos outros.
Conta um episódio em que a dona do local onde costuma fazer as fotocópias lhe mostrou uma página do jornal escolar em que ela aparecia. Num desenho, aparecia o desenho da senhora, envolta em corações amarelos com uma legenda: "A dona Teresa Vasconcelos é do Coração amarelo. É muito amiga das pessoas. Eu gostava muito que isto fosse para o jornal".
Maria Teresa Vasconcelos descobriu a autora do desenho e foi visitá-la na escola, tendo sido reconhecida à entrada, por uma funcionária: "Vi-a na tv e as miúdas falam muito de si".
Ela lá foi e contou a história do pardalito cansado, as penas encharcadas, bico de fora que, faz o que pode, para apagar um incêndio.
"Lá contei a história e lhes disse que contassem a histórias a outros e que fossem pardalitos; que assim, o mundo seria melhor", revela.
E as "miúdas" também ficaram admiradas com facto de não haver televisão quando era da idade delas, das viagens de avião terem sido feitas mais tarde.
Uma voz amiga
No seu trabalho de voluntária e, além de algumas visitas, Maria Teresa Vasconcelos faz telefonemas a pessoas que não pode visitar.
"As pessoas não ligam mas é extremamente importante, um telefonema que se faz". Aliás – defende - todos os mais sozinhos deviam ter um telefone em casa. Um que tocasse. Porque " representa alguém no mundo que se lembra de mim".
Aos 82 anos, ainda lhe falta "escrever um livro, plantar uma árvore". Em especial, há um livro que gostaria de escrever: um livro de histórias, verdadeiras, de animais. Histórias estas cuja escrita tem sido adiada, para quando for mais velha.
Quadras, só escreveu uma, mas tem feito um esforço para publicar todas as que familiares mais próximos escreveram.

Olímpiadas do Ambiente

Candidaturas abertas até 31 de Dezembro


Até 31 de Dezembro estão abertas as inscrições para a participação das escolas nas XI Olimpíadas do Ambiente, sob o tema "uMa gerAcção paRa mudaR o MunDo!!!!". A inscrição deverá ser efectuada na página da Internet, em http://www.esb.ucp.pt/olimpiadas
As XI Olimpíadas do Ambiente (OA) são um concurso de problemas e questões dirigido aos estudantes do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
É uma iniciativa da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP.
As Olimpíadas do Ambiente têm por objectivos fundamentais:
incentivar o interesse pela temática ambiental;
desenvolver e aprofundar o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa;
promover o contacto com situações experimentais concretas e resolução de problemas específicos;
estimular a capacidade de expressão oral e escrita;
recompensar o espírito científico;
e estimular a dinâmica de grupo e o espírito de equipa.
As OA englobam duas categorias distintas (A e B) dirigidas a estudantes dos seguintes níveis:
Categoria A - do 7º ao 9º ano de escolaridade
Categoria B - do 10º ao 12º ano de escolaridade
Incluem duas eliminatórias locais e uma final nacional. As provas escritas são individuais e sem consulta. Na primeira e segundas eliminatórias, as provas decorrerão em cada escola. A 1ª eliminatória decorre a 10 de Janeiro de 2006
As questões abrangem 7 grandes áreas temáticas:
conservação da Natureza; recursos naturais; poluição;
estilos de vida; ameaças globais; política ambiental e realidade portuguesa.

Uma carrinha para o Luís



Ajudar quem precisa


Chama-se Luís Cordeiro, vive em Fátima, é tetraplégico e precisa de uma carrinha adaptada. E para angariar fundos, está a realizar uma campanha. O objectivo é a aquisição de uma carrinha adaptada que lhe irá permitir deslocar-se, recorrendo só a uma pessoa (a que conduz), ou até futuramente só a ele, para deslocações fora de casa (universidade, fisioterapia…)
Até agora, as suas deslocações, quando necessárias são feitas numa ambulância equipada para o efeito e que, "nem sempre está disponível".
Esta campanha consiste na venda de rifas ou no depósito de donativos numa conta. As rifas podem ser encontradas na Trigénius, Hotel Lux Mundi, Café Império e no Telheiro.
Os prémios serão adquiridos com o valor angariado das rifas. O sorteio é feito de acordo com os últimos 5 algarismos da lotaria popular dos Reis.
Os prémios são: 1ºprémio: Computador portátil ACER TM centrino;512ram, 60Gb, DVD/RW, XP home.
2ºprémio: Câmara Fotográfica Sony,5.1 mega pixels, lentes CarlZeiss, zoom óptico 3X.
Luís Cordeiro tem 26 anos e, em Maio de 2002, foi vítima de um acidente de viação que o deixou tetraplégico.
Depois de reabilitações e algumas melhorias conseguiu terminar o 3º ano e 4º ano do curso, estando actualmente a frequentar o 5º ano.
Já durante este ano foi lançada uma campanha de angariação de fundos para compra de uma cadeira de rodas eléctrica. O Centro de Emprego acabaria por disponibilizar uma a este jovem.
Pode consultar o site da campanha de angariação de fundos em http://www. miosoti.com/ajudeme
O NIB da conta da CGD é o: 00 350 304 000 117 88 500 90. O Luís pode ainda ser contactado através do seu mail: cordeirogeral@gmail.com

Ximenes Belo em Ourém



O Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, estará em Ourém a 13 e 14 de Dezembro, numa visita que inclui diversos contactos com os alunos das escolas do concelho
A visita de Ximenes Belo terá início, no dia 13 de Dezembro, com uma recepção na Câmara Municipal pelas 09h30. Às 11h, o Nobel da Paz de 1996, realizará um colóquio na EB2,3 de Freixianda. A tarde, pelas 15h30 o antigo Bispo de Díli participará numa iniciativa, também com colóquio, na escola EB 2/3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, em Caxarias.
No segundo dia da sua visita, pelas 10h30, participa num colóquio, de âmbito alargado, no cine-teatro municipal. Às 15h30 o mesmo colóquio terá lugar em Fátima, no Salão da Igreja Paroquial.
Às 19h, na Igreja Paroquial de Fátima, presidirá à eucaristia que marcará o final da visita de dois dias ao concelho de Ourém.
A visita, organizada pela autarquia, tem por objectivo dar aos jovens do concelho uma oportunidade de conviverem de perto com uma das mais proeminentes figuras da actualidade, cujo trabalho em prol da paz, em Timor, foi internacionalmente reconhecido como uma das alavancas que levaram à independência daquele território.

Vereadores do PS abstêm-se sobre Verourém

Os vereadores do Partido Socialista, José Alho e José Fernandes abstiveram-se na votação do Relatório previsional de Gestão, para o período de 2006 a 2010, da empresa municipal Verourém.
O relatório acabou por ser aprovado com os votos da maioria social democrata.
Os socialistas abstiveram-se depois de terem ouvido algumas justificações em relação a diversas questões, nomeadamente: "Existência de contrato-programa para os pavilhões gimnodesportivos e piscina de Caxarias no cumprimento da obrigatoriedade legal; Relação custo de estrutura/volume de negócio desproporcionado; Não previsão de receitas para o Estádio Municipal de Fátima; Elevado custo dos preços de bilhete de acesso às Piscinas (devia ser equacionado um custo social); Necessidade de incrementar uma estratégia de dinamização do Cine-Teatro M

Brucelose em tribunal

Duas mulheres deverão ser acusadas no caso dos queijos com brucelose vendidos em diversos mercados. A Inspecção-Geral das Actividades Económicas (IGAE) está a investigar o caso, através da Delegação Regional do Centro, deverá propor ao Ministério Público que acuse as duas mulheres, adianta o Correio da Manhã.
O veterinário municipal da Batalha, José Eusébio adianta que a "a dona do rebanho com brucelose sabia que os animais estavam doentes" , continuando a produzir queijos que foram vendidos e acabaram por contaminar quem os consumiu.
A exploração situa-se na zona de Fátima, concelho de Ourém, e as 110 cabras e 10 ovelhas do rebanho já foram abatidas. A mulher produzia queijo fresco sem pasteurização, o que é ilegal, e não tinha licença do Ministério da Agricultura para exercer a actividade.
Os queijos contaminados foram vendidos nos mercados de Leiria, Marinha Grande, Ourém e Batalha. E foram-no por uma outra produtora e vendedora residente em São Mamede, Batalha que, por insuficiência de queijos, os comprou a esta produtora de Fátima.
Também não tinha licença do Ministério da Agricultura e foi uma das pessoas a contrair brucelose. Além dos danos para a saúde, José Eusébio lembra que o surto de Julho "foi um prejuízo para a economia local, porque os consumidores têm medo de comprar". Foram contaminadas 60 pessoas, que apresentavam febre e dores musculares. Dez foram hospitalizadas.

Comida tradicional com sotaque brasileiro



Regaço da Rainha abre ao público


A cozinha não tem segredos para Maria Luísa Silva que, agora, muitos anos depois de ter passado por afamados restaurantes e com algumas distinções, inicia um projecto seu, em Fátima.
O "Regaço da Rainha" é um restaurante onde a cozinha tradicional regional portuguesa tem lugar num espaço em que o sotaque brasileiro se faz ouvir.
Ela é portuguesa, da freguesia de Fátima, emigrada muitos anos no Brasil, o marido é brasileiro e daí que os temperos e os pratos incluam o gosto do Brasil.
Do país irmão vêm também amizades. O embaixador do Brasil em Portugal, Pais do Amaral veio apadrinhar a inauguração deste restaurante reforçando a ideia que "estamos numa casa portuguesa, concerteza, mas com certeza uma casa brasileira".
Fafá de Belém, Netinho, entre outros conhecidos brasileiros são também amigos do casal.
Tudo começou há um ano e meio. Ela recuperou o nome do primeiro restaurante seu, em Lisboa, há anos. Um estabelecimento que acabou por deixar por motivos de saúde. Depois da passagem por restaurantes de Fátima e arredores, agora inaugura um local cujo interior tem a assinatura da Dimensão design.
A cozinha aberta e o facto de ela própria cozinhar, tendo também no almoço inaugural servido à mesa, são características deste estabelecimento em que trabalham diariamente quatro pessoas.
Maria Luísa Silva tem já em mente o alargamento do restaurante, o que deverá acontecer no espaço de um ano.
Nas refeições de almoço, o restaurante vai apostar em pratos diários, com preços mais económicos. A diária terá um custo de seis euros e permitirá ao cliente escolher entre dois a três pratos. Ao jantar, os proprietários pretendem atrair outra clientela. Entre 12 e 13 euros será o preço médio da refeição. Os pratos de arroz de tamboril e feijoada á brasileira serão servidos por encomenda.
O restaurante tem 62 lugares sentados, estará aberto diariamente, excepto ao sábado à noite. Terá também um serviço de take away. Para reservas, o telefone é o 249 521 816. O restaurante situa-se no edifício Relva Verde, na Rotunda para Torres Novas.

Alegado homicida detido preventivamente

O suspeito de homicidio de uma brasileira de 33 anos ficou preso, preventivamente. Encontra-se preso no Estabelecimento prisional de Leiria. O primeiro interrogatório decorreu, na última sexta-feira, 2 de Dezembro, ao final da tarde, no Tribunal Judicial de Ourém.
Isaías Bernardes, brasileiro, de 42 anos terá morto a ex-mulher, em Lagoa do Grou, à facada, à frente da filha, a 20 de Outubro. Depois disso terá fugido para Espanha onde foi capturado a 4 de Novembro, nas imediações de um terminal rodoviário em Andaluzia, sul de Espanha. Foi detido um dia depois de ter sido lançado um mandato internacional de captura.
Ao fugir, o brasileiro abandonou a arma do crime próxima do local.
A criança de oito anos, filha do casal, continua entregue aos cuidados de uma instituição de acolhimento.

Casos de polícia

A 1 de Dezembro, uma colisão entre dois veículos ligeiros provocou, apenas, danos materiais.
Um ferido ligeiro é o resultado de uma colisão entre dois ligeiros, em Seiça. Na mesma freguesia, uma outra colisão entre dois ligeiros, também, provocou danos materiais.
Já de um despiste em Casal dos Frades, em Seiça, resultou um ferido leve, além de danos materiais.
A 3 de Dezembro, um despiste em Nossa Senhora da Piedade só provou danos.
Um pessoa ficou ferida, na sequência de um despiste na Freixianda de um motoquad. O despiste de um ligeiro, em

02 dezembro 2005

Abertas as hostilidades na Câmara

"Humilhados", é como afirmam estar os vereadores da oposição na Câmara de Ourém. É que, logo no início do mandato, os vereadores do PS terão solicitado um espaço para receberem munícipes e poderem desenvolver o seu trabalho, bem como a utilização dos serviços para poderem, por exemplo, se o necessitassem, enviar um fax ou fazer uma cópia de documento. O assunto tem vindo a ser protelado e na reunião da passada segunda-feira, no decorrer da reunião de Câmara, essa pretensão foi-lhes negada, através de um documento apresentado pelo presidente da autarquia.
Mas para além deste espaço que pretendiam fosse negociado temporalmente, ou seja, que pudesse ser utilizado apenas em alguns dias e a determinadas horas pré-estabelecidas, os vereadores do PS queriam ainda que fosse disponibilizado espaço, nas revistas municipais, a todos os grupos políticos com assento na Assembleia Municipal.
A maioria PSD considerou, no que se refere à atribuição de um espaço, a acontecer "abriria um grave precedente, de consequências nefastas para a vida municipal"; e consideram que, não tendo sido atribuídos pelouros à oposição, "todos os assuntos que os munícipes necessitam tratar, é com os membros do executivo em permanência que o devem fazer". É dito ainda que "no novo edifício dos Paços do Concelho, poderá haver gabinetes para os partidos políticos".
Quanto à utilização dos serviços e participação nas publicações municipais, a maioria PSD considera que colocá-las à disposição dos "vereadores não permanentes, seria colocá-los ao serviço do partido politico que representam" e que "seria necessário proceder de igual forma com os restantes partidos políticos".
Postas as coisas desta maneira, conclui a maioria autárquica que "o que é solicitado, nas actuais circunstâncias, não faz qualquer sentido".
Naturalmente que os vereadores eleitos pelo PS não concordam com esta posição e em resposta referem ter existido conversas prévias sobre o assunto, tendo-lhes então parecido que este merecera acolhimento. Afirmam a sua "postura séria e construtiva" e afirmam não abdicar de "desempenhar cabalmente" a função para que foram eleitos. Dizem não poder aceitar "esta prova de força da maioria" tomada "sem apreciação conjunta" porque, dizem, estão "de boa fé". Assim, concluem que continuarão "a trabalhar pelo bem do concelho, com base no rigor e na exigência de mais respeito e melhores condições de trabalho".

As Feiras dos Pobres

A tradição das Feiras dos Pobres, que podemos considerar como a componente social do Jornal Notícias de Ourém, nasceu há já mais de meio século e, como tudo na vida foi evoluindo.
Sendo pertença, por legado, do Património dos Pobres da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, o Notícias de Ourém iniciou esta, hoje considerada, sua vocação social, pagando nas farmácias os medicamentos dos mais desfavorecidos. Depois passaram a ser distribuídos, por alturas da Feira de Santa Iria, cobertores e outros agasalhos, aos mais desprotegidos. Aliás, deste tempo lhe vem a designação que ainda hoje mantém de "Feiras dos Pobres".
Dos cobertores, passou-se à roupa e calçado. Mais tarde entenderam os administradores convocar os carenciados e oferecer-lhes um lanche farto. Em tempos mais recentes pensou-se que, em vez do lanche, melhor seria distribuir mercearias que trouxessem algum aconchego aos lares, na noite da consoada. Manteve-se contudo a distribuição de roupas, trazidas por quantos querem participar.
Há três anos entendeu-se que o "cabaz" poderia ser um pouco mais rico se ao esforço económico do Jornal, se juntassem os empresários e outras entidades concelhias. Feito o apelo, ele obteve resposta e de tal forma que, no ano seguinte, a iniciativa saiu de Nª. Sra. da Piedade, estendendo-se às outras freguesias do concelho de Ourém. Para fazer o levantamento dos casos com maiores necessidades, o Jornal contou com o apoio dos presidentes de Junta e das assistentes sociais do concelho. Os dados recolhidos são, obviamente confidenciais e, de tal forma que, se na freguesia de Nª Sra. da Piedade a distribuição se faz como sempre se fez, através de inscrição com as pessoas a levantarem os "cabazes", nas freguesias eles são entregues pelos presidentes de Junta e pelas assistentes sociais. No ano passado ultrapassou-se o número dos 150 cabazes. Em cada um, para além do bacalhau para a consoada vão as mais diversas mercearias: leite, arroz, massas, açúcar, farinha, azeite, óleo, bolachas... enfim, o básico acrescido daquilo que é oferecido. Para além dos produtos de primeira necessidade foram acrescidos alguns outros a pensar, sobretudo, nas crianças.
Algumas entidades mais têm vindo a associar-se a esta iniciativa que deixámos de considerar do Notícias de Ourém para passar a ser de todos quantos a nós se têm juntado. De entre estes destacamos o Lions Clube de Ourém que organizou uma loja/ venda de Natal e apoia-nos também logisticamente.
Este ano a venda de Natal dos Lions vai ser num espaço cedido por Deolinda Simões, na cave do edifício Castela e vai funcionar de 5 a 18 de Dezembro. No último dia, 18, pelas 17h00, aí terá lugar o sorteio das rifas que, também com a colaboração de muitos, estão já à venda.
Os prémios das rifas
E se bastava saber o fim a que se destina a verba com elas angariada, há a juntar-lhe um excelente leque de prémios, todos eles oferecidos. Senão vejamos:
1º- Uma Serigrafia de Roberto Chichorro, no valor de 600 euros;
2º- Um fim-de-semana em hotel à escolha na rede Hotéis Real, oferecido por Hotéis Real, no valor aproximado de 100 euros;
3º- Uma mesa de sala, oferecida pelo Leos Clube de Ourém, com valor aproximado de 250 euros;
4º - Uma impressora multi-funções, oferecida pela Dogma XXI, com valor aproximado de 100 euros;
5º- Centro de Mesa Cristal, com valor aproximado de 100 euros, oferecido pelo Lions Clube de Ourém;
6º- Este prémio será multiplicado por dois. Ou seja, são duas vezes uma entrada familiar no Jardim Zoológico de Lisboa, oferecido por este. O valor aproximado é de 80 euros (2x40);
7º- Um centro de Mesa Cristal, oferta do Lions Clube de Ourém, com valor aproximado de 50 euros;
8º- Um jarro eléctrico, com valor de 37 euros oferecido por OurémSom;
9º- Uma entrada familiar no Monumento das Pegadas dos Dinossáurios c/ kit jurássico, com valor aproximado de 25 euros;
10º- Um cabaz de Natal, com valor aproximado de 25 euros;
11º- Cinco vezes uma assinatura anual do NO (5x15 euros).
As rifas foram feitas graciosamente na Tipografia Oureense, oferta do nosso colega Rui Melo.
Resta dizer que o concurso foi autorizado pelo Governo Civil de Santarém e no dia do sorteio deverá estar presente um seu representante.
As rifas, no valor de um euro cada, estão à venda na secretaria do Notícias de Ourém, junto dos seus colaboradores e ainda junto do Lions e Leos Clube de Ourém, Vespourém, ourivesaria Bord’Água, Perfumaria Elfémia, Livraria Som da Tinta e ainda junto de outros amigos que connosco querem colaborar.
Outro apoio que temos a destacar, até pela novidade, é o que nos chega, este ano, da Associação Coração Amarelo, traduzido em roupas.
Agora, que o Natal se aproxima rapidamente, vai ser tempo de juntar alimentos. Uma vez mais vamos apelar a empresas do concelho que se nos juntem à semelhança de outros anos. Os jovens Leos vai realizar uma iniciativa nova, para o mesmo fim. Idealizada por eles, vão distribuir sacos de plástico pelos lares da cidade de Ourém que passarão mais tarde para recolher, esperando a contribuição de todos com bens não perecíveis como leite, arroz, massa, açúcar, óleo, bolachas, farinha, etc.
Quanto mais recebermos mais teremos para dar e maiores serão os cabazes dos mais necessitados. Entretanto está também a chegar o momento em que iremos cruzar dados com a Segurança Social, com as Juntas de Freguesia e com Assistentes Sociais, para que, chegados ao dia das entregas, esteja tudo a postos.
Até lá, quem quiser colaborar poderá fazê-lo dirigindo-se à secretaria do Notícias de Ourém, na travessa da Bela Vista nº 4 ou através de carta com donativo para Notícias de Ourém, Trav. da Bela Vista nº 4, 2490-569 Ourém. Não nos esqueceremos de ninguém quando chegar a hora de fazer os agradecimentos através das nossas páginas.